3ª CIA - Brigada Militar

 

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio 3ordf-cia-da-brigada-militar-1-22710    
Endereço: Rua Henrique Milius, 915
Bairro: Centro
Telefone(s): 190 / (51) 3741-1717
Facebook
 Acesse Aqui
   

 

Sobre

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul é um corpo de segurança de nível estadual que tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A BMRS corresponde à Polícia Militar dos outros estados.

É uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o sistema de segurança pública e defesa social brasileiro. Seus integrantes, assim como os membros do seu Corpo de Bombeiros Militar, são denominados militares do estado do Rio Grande do Sul (de acordo com o artigo 42 da Constituição Federal). Popularmente, no entanto, são conhecidos como brigadianos.

O aquartelamento da Brigada Militar do município de  Venâncio Aires teve seu início por volta do ano de 1948 tendo suas instalações situadas a rua 1º de Março nº 2212, sendo inicialmente denominado 3º Pelotão. Em 11 de Novembro de 1982 com o apoio do Rotary Clube Venâncio Aires foi inaugurado novo prédio na Rua Henrique Myllius nº 915.

Em 1998 o até então denominado 3º Pel passou a denominação de Companhia Venâncio Aires, subordinada ao comando regional de policiamento ostensivo de Santa Crus do Sul. Em abril de 2004 passou a denominação de 3ª Companhia, tendo nova subordinação, agora ligada ao 23º Batalhão de Polícia Militar, tendo sido aumentada a sua responsabilidade territorial, passando a ser responsável também pelos municípios  de Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, General Câmara, Passo do Sobrado e Vale Verde.

Sobre o PROERD: Em Venâncio Aires este projeto é desenvolvido através dos soldados Moisés Bica Assunção e Viviane Amaral em escolas públicas, municipais e privadas do município. No ano de 2012 o PROERD estará atingindo a marca de 5 mil alunos formados em Venâncio Aires nos níveis de 3º, 5º e 7º ano do ensino fundamental. Os alunos recebem o livro do estudante por onde acompanham lições direcionadas a como dizer não ás drogas e aprendem sobre alternativas positivas para manter-se longe das drogas. Ao final das 10 semanas de instruções a brigada militar com o apoio de diversas empresas e apoiadores dessa idéia promovem uma formatura onde os alunos recebem além do certificado do curso diversos brindes como camisetas, bolas, bicicletas.

Sobre o Projeto PM Mirim: é também um projeto institucional da brigada militar e visa atingir crianças entre 08 e 12 anos preferencialmente aqueles em vulnerabilidade social.  O projeto é desenvolvido na sede da 3ªCia todas as terças e quintas-feiras e coordenado por um sargento com apoio de soldados e profissionais voluntários oriundos de diversos órgãos do município. O projeto tem caráter educacional e lúdico-pedagógico. Os alunos participam de diversas atividades tais como: Educação ambiental, educação física, PROERD, música, teatro, ordem unida, teatro entre outros.

Sobre a PCI: A PCI (patrulha comunitária do interior) foi lançada neste município no mês de Abril de 2012 durante o projeto Convivência em Harmonia realizado em Vila Estância Nova.

A patrulha comunitária do interior tem como principal função aproximar-se da sua comunidade levando ações de segurança e atuando no combate a criminalidade em áreas rurais. Os 3 brigadianos que compõem a PCI passaram por capacitação específica de polícia comunitária, já realizaram o mapeamento geográfico da sua área de atuação incluindo os 9 distritos de Venâncio Aires. Já existem dados estatísticos que comprovam a diminuição dos índices de criminalidade em localidades como por exemplo  Estância Nova  desde de que a PCI passou a atuar naquela localidade.

Categoria: .
Letra inicial: 0-9 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||