Colégio Gaspar Silveira Martins

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo colegio-gaspar-silveira-martins-logo    
Endereço: Rua Conde D'eu, 1322
Bairro: Centro
Telefone(s): (51) 3741-1575 / (51) 3741-5469
E-mail:  secretaria@colegiogaspar.com.br  
Site:  Acesse Aqui
Atendimento: Segunda a Sexta - 7:15 as 11:55 / 13:30 as 18:30 / 19:00 as 22:00
   

 

 

Sobre

Foi no dia 02 de abril de 1953, segundo o livro de registros de estatutos, que um grupo de abnegados venâncio-airenses, atendendo convocação de Josefredo Metzdorf, então presidente da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, reuniu-se para tratar sobre a criação de uma escola que oferecesse cursos em nível de 2º grau masculino, porque até então a cidade só dispunha de cursos para o 2º grau feminino. Após sucessivos encontros, no dia 29 de novembro de 1953, atendendo nova convocação do presidente da Comunidade foi fundada sob o patrocínio desta mesma comunidade, a Sociedade Escolar Gaspar Silveira Martins, uma sociedade civil de caráter filantrópico, com o fim de promover a educação e a cultura entre a população de Venâncio Aires.

Nesta mesma data foi eleita e empossada a primeira diretoria, que ficaria habilitada a fazer o registro de seus estatutos, na forma de lei. Neste ano foi aberto um "livro ouro" com fins de angariar recursos financeiros para construção da escola. Em 1954 foi apresentada pelos sócios fundadores uma planta para construção do edifício da escola em um dos terrenos da Comunidade Evangélica, na Rua Tiradentes. Em reunião realizada em 20 de novembro de 1955, ficou estabelecido que no dia 07 de fevereiro de 1956 seria o lançamento da "pedra angular" com uma festa quermesse, cujos resultados seriam destinados à construção da escola.

No ano de 1956, mesmo sem prédio próprio a Escola Gaspar Silveira Martins iniciava suas atividades nas dependências da antiga Igreja Evangélica, com aulas para 1º e 2º ano do ensino primário com a professora Hildegard Schünemann, indicada pelo departamento de Ensino do Sínodo. A referida professora assumiu a direção da escola no curso primário em 1957. Neste mesmo ano iniciou o funcionamento da Escola Técnica de Comércio Gaspar Silveira Martins, com a primeira turma de Técnico em Contabilidade em nível de 2º grau, tendo como diretor o senhor Nelson Dorvalino Uhlmann. Iniciou-se então um período de construções em várias etapas. Em 1960 foi inaugurado o prédio onde funciona a escola. Neste mesmo ano, o professor Albino Fiss assumia a direção do curso primário e deixava a direção da escola Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho. Em 1963 o professor Albino Fiss assumia a direção geral do curso primário e do curso Técnico, cargo em que permaneceu até 1967.

Ainda no ano de 1967, o então professor da Escola, Osvaldo Fiegenbaum, assumia a direção, onde permaneceu até fevereiro de 1987. Dentro deste período, no ano de 1972, foi fundada a Banda Musical e em 1986, a Associação de Pais e Mestres, com fins de promover a integração da comunidade, do poder público e da família. No mesmo ano surge a Associação Artística e Cultural, cuja finalidade seria despertar para as atividades artísticas e culturais em torno do desenvolvimento da cultura e do amor à arte.

Em 1979, ocorreu a unificação das escolas, passando a denominar-se Escola de 1º e 2º graus Gaspar Silveira Martins. Em 1987, por indicação da Sociedade Escolar, assume a direção do Educandário a professora Clélia Möhler Schwingel, cujo mandato se estendeu até o início de 1988. A partir de março deste mesmo ano, o professor Celso Fritsch tomou posse como diretor da Escola, permanecendo no cargo até 1993.

No ano seguinte, assume a direção o professor Flávio Sanders, que dirigiu a instituição até o início de 1998. Também neste ano foi criado o curso de 2º grau de Educação Geral. Anteriormente, no ano de 1996, já havia sido autorizado o funcionamento do curso profissionalizante Técnico em Gerência Empresarial.

Em fevereiro de 1998 a professora Sidonia Felten Fröhlich assume a direção, propondo à comunidade um trabalho integrado com professores, funcionários, pais e alunos.

Frente aos novos paradigmas educacionais e as transformações exigidas pela sociedade, o Colégio Gaspar investiu na construção de um Projeto Pedagógico, centrado na promoção humana, no diálogo dos saberes, na pesquisa, na utilização das diferentes linguagens, com vistas à prática da cidadania, a liberdade e a solidariedade. Diante de um contexto de necessidade da reestruturação das diversas modalidades de Ensino, repensando objetivos, processo de avaliação por competências e habilidades, normas de convivência, formas de progressão, urgia a elaboração de um Regimento Escolar que contemplasse as exigências legais e os anseios da comunidade escolar nos diversos níveis de Ensino. O novo regimento começou vigorar a partir de 2001. E ainda foi realizada a Reestruturação do Curso Técnico em Gerência Empresarial estabelecendo novas competências e habilidades para a formação do Técnico na referida área de gestão.

Com o objetivo de promover a ludicidade, no ano de 2000, inaugurou-se o espaço da Brinquedoteca. Também neste ano a Associação Junior Achievement do Rio Grande do Sul fez sua primeira parceria com o Colégio Gaspar Silveira Martins, promovendo programas de educação econômico-práticas relacionados ao sistema competitivo da livre iniciativa.

Desde o ano de 2000, a Formação Continuada de professores, através de Seminários internos com estudo e análise de textos, livros e vídeos enfocando temas relacionados à Metodologia, Avaliação, Inclusão, Currículo, Interdisciplinaridade e tantos outros, tem sido uma prática constante. Também o incentivo à participação em cursos, seminários e encontros de formação, especialmente os promovidos pela Rede Sinodal de Educação, fazem parte de uma política de aperfeiçoamento pedagógico e administrativo do Colégio Gaspar, o que propicia uma maior qualificação docente e conseqüentemente da Proposta Pedagógica.

No ano de 2002 o Colégio Gaspar Silveira Martins incluiu no seu Projeto Pedagógico a modalidade da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio, visando atender a comunidade no cumprimento das funções a ela atribuídas quanto a esta modalidade de ensino; função reparadora, equalizadora, com apelo à formação permanente, voltada para a solidariedade, igualdade e a diversidade.

Ampliando a sua participação na sociedade,foi criada uma Home Page com o objetivo de proporcionar à comunidade em geral acesso aos diversos trabalhos realizados no Colégio Gaspar no âmbito educacional. Também foram destaque os boletins informativos editados com o objetivo de informar a comunidade sobre o desenvolvimento de sua proposta pedagógica.

Em 2003, é iminente a necessidade de estruturar um novo Curso Técnico para atender a demanda do município e da região. A partir dessa avaliação, a direção inicia os estudos para implantar o curso “Técnico em Segurança do Trabalho. Aprovado em junho de 2004 pelo CEED, iniciou com uma turma de 35 alunos em agosto do mesmo ano.

Frente às novas perspectivas econômicas, algumas variáveis do micro e macro ambiente mercadológico, e às mudanças nos paradigmas da educação, a equipe gestora iniciou uma análise em termos de futuro da instituição Gaspar Silveira Martins. Percebeu então, que estabelecer no Colégio um diferencial para a comunidade venâncio-airense seria essencial para viabilizar a instituição nos próximos anos. Propõe então a seus colaboradores a construção de uma metodologia detalhada que pudesse nortear uma trajetória mais eficaz, o Planejamento Estratégico, que teve seu início em 2004.

Em 2005, o Colégio já apresenta uma caminhada valorosa no que tange o Planejamento Estratégico, tem elaborado sua Missão, sua Visão, seus Princípios e seus Objetivos Estratégicos. Continua trabalhando na elaboração das Estratégias e Ações, que definirão os rumos e a eficácia da instituição na comunidade.

Em 2005, a novidade é o Turno Integral Gaspar, que atende crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental com atividades diferenciadas proporcionando:

- Um espaço onde a criança possa brincar, criar, descobrir, imaginar, enfim, ser criança, buscando sempre a vivência dos valores éticos e cristãos.

- Atividades complementares que visem o aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem;

- O desenvolvimento integral do educando, com atividades prazerosas e recreativas, complementares ao currículo escolar nas áreas de tecnologia, do esporte e das artes;

- Espaço para reforço pedagógico (temas), atividades lúdicas e palestras informativas e de orientação, nas áreas da saúde, higiene e meio ambiente.

Em 2006, a equipe de colaboradores continua a caminhada do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO com o objetivo de implementar estratégias estabelecidas e respectivas ações.

Nesta caminhada a necessidade da AVALIAÇÃO EXTERNA, com a aplicação de instrumento (ficha de avaliação) para pais, alunos, professores e funcionários, avaliando aspectos administrativos e pedagógicos da instituição, contribuindo com sugestões de melhoria nos diversos setores.

Neste ano, um grupo propõe a realização de uma parceria com o jornal Foha do Mate do município para a divulgação de atividades e trabalhos pedagógicos das séries iniciais, criando então o “GASPAR ZOOM”, encarte quinzenal do Jornal sob responsabilidade das professoras do Colégio Gaspar.

Também a reorganização do Projeto Político Pedagógico com a participação da comunidade escolar.

O envolvimento dos Pais cresce a cada atividade desenvolvida, CPM e Mantenedora apoiam a realização do 1º JANTAR-BAILE em comemoração aos 53 anos do Colégio Gaspar, realIzado no Centro Evangélico Luterano.

Também em 2006 o Colégio Gaspar abre espaço para que alunos e pais possam almoçar no colégio, criando a PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO para a comunidade escolar.

No ano de 2007 uma metodologia diferenciada para o Ensino Fundamental séries finais, as SALAS AMBIENTE, proporcionando aos alunos diferentes espaços de aprendizagem.

Também em 2007 o PROJETO SINODAL IDIOMAS da RSE é implantado na instituição, com o objetivo de contribuir para a formação integral do educando, proporcionando-lhe condições de desenvolver as habilidades da Língua Estrangeira, com aulas de Alemão e Inglês em turno oposto ao regular.

Outro Projeto em parceria com a LUTERPREV, o de EDUCAÇÃO FINANCEIRA, foi implantado desde a 2ª série do Ensino Fundamental até o Ensino Médio com o objetivo de desenvolver valores relacionados ao dinheiro e ao consumo sustentável.

Neste mesmo ano outro curso Técnico é implantado, TÉCNICO EM VENDAS – ÁREA DO COMÉRCIO.

O Colégio tem participação efetiva em ações sociais, o que concedeu-lhe o título de ESCOLA SOLIDÁRIA em 2007, conferido pelo Instituto Faça Parte, numa ação conjunta com o Ministério de Educação e Conselhos Estaduais de Educação.

Em 2008, frente aos novos paradigmas educacionais e a nova legislação, a necessidade de reorganizar o Ensino Fundamental - Implantação do ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS de duração, o que culminou na elaboração de um novo Regimento Escolar.

Neste ano o CPM implanta o PROJETO PAIS REPRESENTANTES DE TURMA, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre Direção, Coordenação Pedagógica, professores, alunos e pais .

No final do ano a 2ª edição da AVALIAÇÃO EXTERNA, para avaliar os diversos setores e estabelecer novas metas administrativas e pedagógicas.

Em 2009 novamente o Colégio Gaspar recebe o selo de ESCOLA SOLIDÁRIA por sua atuação junto a comunidade com várias ações sociais.

Em 2010 CPM juntamente com a equipe de colaboradores do Colégio Gaspar,inicia uma trajetória de homenagens aos ex-alunos formandos em uma grande festa na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires, um JANTAR-BAILE, quando os FORMANDOS DE 1969 receberam uma homenagem especial.

Segue-se em 2010 a 3ª edição da AVALIAÇÃO EXTERNA, sempre objetivando a busca de novas metas para a melhoria da instituição. Para buscar uma análise sistemática da situação da instituição nos mais diversos aspectos o SEIS PLUS, uma metodologia de Avaliação externa realizada por um grupo da Alemanha, foi utilizada pelo Colégio Gaspar e outras escolas da Rede Sinodal de Educação.

Os resultados destas avaliações externas, sistematizadas e colocadas pela Direção e Coordenação para a Mantenedora renderam inúmeras reformas físicas, novas máquinas para o Laboratório de Informática, novos brinquedos para a pracinha, melhorias no pátio, nos banheiros, no auditório, cadeiras estofadas para as salas de aula, quadros brancos etc, assim como um novo “olhar pedagógico”.

Em 2011 a implantação de uma metodologia diferenciada para o 3º ano do Ensino Médio em parceria com a Editora FTD, utilizando material didático específico e a possibilidade de fazer uso de recursos como o acesso a um PORTAL na internet com atividares relacionadas a todas as disciplinas, criando assim um diferencial metodológico, sem perder de vista a filosofia e a proposta pedagógica da Instituição.

Final de 2011, eis a boa notícia, após inúmeras reuniões, a Mantenedora – Associação Escolar Gaspar Silveira Martins anuncia a reforma do Hall de entrada do Colégio.

Janeiro de 2012 - em 02 de janeiro de 2012 a reforma do HALL DE ENTRADA do Colégio, da secretaria e de uma sala de reuniões. No dia 22 de fevereiro professores, funcionários, estudantes e pais tiveram o acesso pelo novo hall de entrada. Ainda, visando a segurança dos alunos e colaboradores da instituição , o sistema de catracas, nessa mesma data, teve sua implantação com sucesso.

Categoria: Colégios, Escolas & Instituições
Letra inicial: C 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||