Comunidade Nossa Senhora Rainha

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo comunidade-nossa-senhora-rainha    
Endereço: Rua Gustavo Bullow, 3131
Bairro: Coronel Brito
Telefone(s): Contato com a Paróquia São Sebastião - (51) 3741-1501
Fundação: 1970
   

 

 

Sobre

O começo da Comunidade Nossa Senhora Rainha foi espontâneo. A região onde está situada atualmente ainda era um meio rural na época, com poucas famílias. Tais que se reuniam para rezar o terço, novenas e velórios e, para as missas, batizados e demais sacramentos, dirigiam-se à Igreja Matriz. As primeiras celebrações foram na Sociedade Recreativa Botafogo.

Em 8 de Maio de 1964, o Padre Elígio Becker, Irmãs do Colégio Aparecida (atual Bom Jesus), a Senhora Vilma Kunh e moradores da localidade celebraram a primeira missa na Comunidade. Nesta ocasião, foi eleita a primeira diretoria: os Senhores Balduíno João Hermes, José Francisco Stertz e José Heck.

Em 1967 iniciaram as negociações para uma sede própria. Sendo assim, em 1970 foi adquirido um terreno e construído um pavilhão onde, ao lado, foi construída também uma quadra de futebol de salão. Os pagamentos relativos aos investimentos de construção foram encerrados somente em 1980, época em que foi adquirida a imagem da Padroeira Nossa Senhora Rainha, cujos padrinhos foram o Senhor Romeu Pedro Hermes e a Senhora Teonila Algayer.

Em 1982, diante da precariedade do salão, começaram a idealizar um novo pavilhão e uma nova capela. Em 1985, com a ajuda da Prefeitura e da comunidade, foi inaugurado o novo pavilhão. A porta principal foi a leilão, tendo feito a melhor oferta o Senhor Romeu Algayer e a Senhora Joana Hinterholz.

Em 1988, a Comunidade recebeu ajuda da Alemanha. Tal ajuda foi aplicada em melhorias para a capela. Neste tempo surgiram várias organizações na Comunidade: Associação de Moradores, Creche, Pastoral da Criança, Zeladoras de Capelinha, Grupos de Vovós, Grupos de Liturgia, batismo, CCP, CEBs e Grupo de Jovens JUTÁ.

Nessa época, a comunidade também cresceu em número de habitantes. Então começaram os vícios, as drogas, o desemprego, a pobreza, entre outros. Mas, em contra partida, começaram a distribuir leite às crianças desnutridas, educação essencial e acompanhamento às crianças de até 6 anos.

Com a ajuda do Centro Promocional João XXIII e da Pastoral da Criança, foi construído o Centro Social Raio de Luz e a Casa de Passagem. Assim sendo, hoje a Comunidade tem duas equipes de saúde.

Em 1990 a Comunidade já estava com o espaço delimitado. Desta forma, foram convidadas pessoas da Prefeitura para ajudar com um projeto de ampliação do pavilhão. Com a realização de uma boa festa, conseguiram ampliar a cozinha, a copa e a sala de catequese, localizadas atrás do salão.

Em 1995 foi realizado um tríduo (três dias) de preparação à festa da Padroeira. Em 1998 adquiriram um terreno em frente à Comunidade e construíram uma calçada de acesso à Capela.

Em 2001 escolheram Ministros para a Comunidade. Em 2005 planejaram o salão de festas ao lado da capela para o qual muitos contribuíram. Tal salão foi inaugurado em 2007. A Pastoral da Criança e o Centro Promocional João XXIII ajudaram em diversas melhorias.

Também em 2007 foram adquiridos novos bancos para a capela. Com as anuidades, as galinhadas e as pasteladas, a atual diretoria procura manter o patrimônio em dia.

Foram contadas mais de 90 (noventa) pessoas e instituições que, ao longo dos 45 (quarenta e cinco) anos da Comunidade Nossa Senhora Rainha do Bairro Coronel Brito, foram líderes em diretorias, festas, pastorais e serviços. A história bonita da Comunidade foi construída por estes e tantos outros anônimos valorosos. A Comunidade é fruto da participação, interesse e colaboração de todos.

 

 

Categoria: Comunidades & Igrejas
Letra inicial: C 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||