Comunidade Santa Ana

 

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo comunidade-santa-ana    
Endereço: Rua 7 de Setembro, 730
Bairro: Dietrich
Telefone(s): Contato com a Paróquia São Sebastião - (51) 3741-1501
Fundação: 1980
   

 

 

Sobre 

Há mais de trinta anos atrás, no começo da década de 1980, residiam neste Bairro de 15 a 20 moradores. Eram famílias católicas muito unidas; resolveram reunir-se para rezar o terço e em seguida a missa. O local foi na residência de Orestes e Ana Buzata.

Nos fundos da residência havia um galpão, os animais ficavam ao lado do local das celebrações. As crianças ficavam dentro da carroça e os demais sentavam em bancos, cepos e as vezes até no chão. Tudo era muito simples.

As senhoras fundaram um clube de mães. Faziam tapetes, cobertas, crochês e panos de pratos. A Dª Ana sempre dizia que tinha o sonho de formar uma Comunidade, para ter um lugar mais aconchegante e seguro. Bem como, o espaço estava ficando pequeno. A família Buzata doou uma área para a sede comunitária. O lamentável foi que Dª Ana adoeceu em 1984 e ficou enferma até 1986, onde chegou a falecer.

Orestes juntamente com seus filhos: Izer, Beatriz, Jacir, Iraci, Terezinha, Félix, Paulo, Izabel, Elidia e Odair decidiram doar dois terrenos situados na atual rua Orestes Buzata. Como os terrenos estavam numa área não apropriada, venderam os terrenos e adquiriram uma área mais central do bairro; onde se encontra a sede hoje. Na época cada morador colaborou com uma quantia em dinheiro para completar o valor da compra dos terrenos.

O antigo galpão, local das reuniões, foi desmanchado e passaram a rezar na residência de Lorete e Castor Justem, e de Rejane e Paulo Buzata. Ali decidiram iniciar a Comunidade, colocando o nome de Santa Ana.

Em 15 de maio de 1992 é a data da fundação da Comunidade Numa reunião na residência de Paulo Pedro Buzata, com a presença do Pároco Pe. Elo Bach. O primeiro presidente foi o Félix Buzata.

Em seguida as missas eram na residência de Ilma e Flávio Brippnov. Ali foi realizado o primeiro batizado de Matheus Orestes Buzata, filho de Paulo e Rejane Buzata, neto de Orestes e Ana Buzata, no dia 31 de julho de 1993.

O número de participante foi crescendo e o espaço viável disponível foi na cancha de bocha de Beatriz e Vitorino Miorando. Em 27 de dezembro de 1996, com a presença do Pároco Pe. Rogério Konrath, foi eleita a segunda diretoria, sendo eleito presidente Airton José Stum.

Nos anos de 1996 e 97 as festas foram realizadas na comunidade São Francisco Xavier, com a finalidade de angariar fundos, para a construção da sede da Comunidade. O terceiro presidente eleito foi Paulo Pedro Buzata.

Em 11 a15 de agosto de 1998 foram realizadas as missões na cancha de bocha do Vitorino Miorando.  Os missionários foram: além do Pároco a Ir. Magarida e a Elza.

O quarto presidente foi o Clécio Arenhardt. Uma comissão formada por: Odair Buzata, Darci Lersh e o Presidente foram na Prefeitura para pedir ajuda na construção da sede. Em 2000 o prédio da comunidade já foi liberado para reuniões e celebrações. O presidente foi Darci Lersh.

Em dezembro de 2000 foi realizada a primeira comunhão na comunidade, a catequista foi a Fernanda Hickmann. A primeira festa na sede própria aconteceu em setembro de 2001. O Presidente foi o Paulo Pedro Buzata. A partir de 2001 as catequistas foram: Rejane Maria Buzata e Graciele Mattos de Mello e em2005 a Juliane Mees assumiu a catequese Crisma. A segunda festa foi em 21 de julho de 2002, próximo a festa de Santa Ana. Naquele dia receberam a doação da imagem de Santa Ana. A doadora foi a Ana Dietrich.

O Darci Mees foi eleito em dois mandatos de:2003 a2007. Em seguida foi eleita a Rejane Beatriz Fagundes. As catequistas atuais são: Rejane Buzata, Graciele de Mello e Adriana Becker.

Hoje a Comunidade está feliz. O prédio está pronto. Na segunda quarta-feira de cada mês tem a missa. As equipes são: liturgia, animação, coroinhas e outras.

Categoria: Comunidades & Igrejas
Letra inicial: C 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||