Comunidade Santa Rita de Cássia

 

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo santa-rita-de-cassia    
Endereço: Rua Armando Rushel, 580
Bairro: Gressler
Telefone(s): Contato com a Paróquia São Sebastião - (51) 3741-1501
Fundação: 1996
   

 

 

Sobre

Tudo começou em 1969 através de várias pessoas devotas da Santa, no salão do Sr. Beno Osvald, com encontros e celebrações. No dia 16 de fevereiro de 1970, os franciscanos ministraram as Santas Missões na Paróquia e no bairro Gressler, com grande participação, o que incentivou a ideia de formar a Comunidade.

Em 22 de maio de 1970, no salão de encontros foi realizada uma reunião com a presença do padre Irno Graeff, onde foi escolhida a primeira diretoria. Dia 25 de maio de 1970 foi criado o primeiro Grupo de Jovens, o JUBA – Juventude Unida em Busca do Amor. Eram 30 os integrantes do grupo. Em julho formaram a a primeira diretoria.

 Com o festeiro Sr. José Konzen, em outubro de 1971, foi realizada a Primeira festa da Comunidade. José Reck, o Presidente, doou o terreno para a Comunidade. Em 1975, foi construído um pavilhão de madeira, que era utilizado para missas e festas. A escola Zilda de Brito Pereira também utilizava o pavilhão.

A primeira missa festiva foi rezada pelo padre Décio Heineck. A dona Alma Abech, conhecida como Norma, doou a imagem de Santa Rita à Comunidade.

Em 1978 foi adquirida mais um terreno ao lado do Pavilhão. Em 1981 foram adquiridos mais quatro terrenos ao lado. Em 1984, aconteceu novas missões populares e foi criada a Sociedade de Damas. Em 1985 foi organizado o 2º Grupo de Jovens – Liberdade, com 40 integrantes, tendo como assessores o casal Elemar e Iracema Wagner. Em 24 de agosto de 1986 foi lançada a pedra fundamental do pavilhão novo, era então presidente o Sr. Elo Haas. Em 12 de março de 1988, Dom Sinésio Bohn deu a benção e foi inaugurado o Centro Comunitário, onde passou a atender os serviços: liturgia, catequese, grupo de jovens, clube de mães, danças folclóricas, celebrações, coral infantil, missas, reuniões de diretoria, Conselho Comunitário de Pastoral, terço, Capelinhas, bolãozinho de mesa, equipe de batismo. Em 1990 foi inaugurada a pista de dança.

No final do ano de 1991 fizeram uma promoção para iniciar as obras da Capela. O lançamento da pedra fundamental da Capela foi dia 27 de setembro de 1992. Em 1993 foi criado o Apostolado da Oração, presidido pela Elair Kist, as fitas foram doadas por Osvaldo da Silveira. Para a construção da Capela e salas de catequese, foi feito empréstimos e pedido de ajuda à Alemanha- Adveniat. No pavilhão consta o nome de pessoas da Comunidade e outros que ajudaram com doações.

No dia 08 de setembro de 1996, foi realizada a pré -inauguração da Capela. Em 2002 e 2003 foram dados acabamentos como pintura externa, arborização, calçada e gramas. Foram adquiridos também móveis para o Presbitério e altar, Pia Batismal

Atualmente, além das citadas pastorais, se reúnem na comunidade: o Conselho Comunitário de Evangelização, a Renovação Carismática Católica, Grupo da Melhor Idade,  Coroinhas, Ministros, Grupo e Bolão dos Cavalheiros. São realizadas promoções e festas beneficentes também de outras entidades da cidade.

No ano de 2012 foram feitas melhorias no acesso principal e frente da Capela. É uma comunidade dinâmica e atuante com duas missas por mês e Celebração da Palavra nos finais de semana que não tem missa.

Categoria: Comunidades & Igrejas
Letra inicial: C 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||