CTG Erva Mate

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo ctg-erva-mate-logo-13155    
Endereço: Parque Municipal do Chimarrão
Bairro: Leopoldina
   

 

 

Sobre

Tudo começou nas dependências da Colégio Cenecista Professor José de Oliveira Castilhos, em 1968, quando um grupo de alunos da então 4ª série ginasial, liderados pelo professor Alécio Alves de Moraes, ensaiou três danças tradicionais (pezinho, chote de carreirinha e dança dos facões) para apresentar no Dia das Mães. No dia 11 de maio de 1968, foi feita esta apresentação no pátio do Colégio, durante a festa das mães.

Dois dias depois, ou seja, no 13 de maio de 1968, este mesmo grupo de alunos reunidos com o prof. Alécio de Moraes e a profª. Adeli Belina, resolveram fundar um CTG. Foi feita uma ata de fundação e o primeiro nome do CTG era “Trempe da Saudade”. Nesta mesma ocasião, a profª. Adeli foi escolhida como a primeira patroa do CTG.

Passada uma semana, em nova reunião, foi resolvido mudar o nome do CTG para “Faxinal dos Tamancos”, em homenagem a um dos primeiros nomes de nosso município. Este nome, no entanto, não se tornou popular e alguém do grupo sugeriu Erva Mate, por ser um produto do nosso município e ligado a tradição gaúcha. Neste momento surgiu o CTG Erva Mate, que, na verdade, naquela época, era somente um grupo de danças que funcionava dentro do Colégio. O grupo de danças era ensaiado pelos professores Alécio e Adeli e a participação, como gaiteira, da profª. Edy Fischer. É importante salientar que, na época, para ensaiar a dança dos facões era necessário sair na vizinhança pedindo facões emprestados. Com o passar dos anos, este grupo de danças ficou conhecido como GAFEMA (Grupo de Arte Folclórica Erva Mate). 

Em 1971, um dos participantes do grupo, Jairo Kroth, sugeriu a realização do 1º Rodeio Crioulo. Dada a idéia, o grupo foi conversar com o, agora falecido, José Goulart, o qual os ouviu e pediu três dias para dar uma resposta, pois tinha que conversar com os senhores Agádio Steffens e Ageu Haas. Passado o prazo, voltaram a ele que garantiu o empréstimo do gado. Como coordenador do Rodeio foi escolhido o Sr. Telmo Marder. O Rodeio foi realizado na Granja Krelling, em Ponte Queimada, tendo sido sucesso de público e de CTGs participantes. Anos mais tarde, os Rodeios passaram a ser em Mangueirão, junto ao Jóquei Club e mais recentemente no Parque Municipal do Chimarrão, onde está a sede do CTG.

Cabe ainda destacar a atuação, além dos já citados, dos tradicionalistas Jader Ribeiro Rosa, Peri Romero Neto, Euclides Ventura de Melo, René Selbach, Arnildo Seibt, Ervino Goethel, Renato Goethel, Armindo Kreling, Eufrazio da Silva, Amaro Areia, Adolfo Reichter, Darci Luft e Romeu Weber, os quais foram grandes batalhadores pelo CTG Erva Mate, nos seus primeiros anos de atividade.

  

O CTG possui invernadas de danças:

MIRIM - com ensaios aos Sábados as 9hs30min, no ginásio do Colégio José de Oliveira Castilhos, coordenada por Yolanda Maria Agnes;

JUVENIL - com ensaios nas Segundas e Quartas as 20hs, na sede do CTG, coordenados pelo Casal Marcos e Sirlene Roessler;

XIRU - com ensaios nas Sextas as 20hs, na sede do CTG, coordenados pelo Casal Marcos e Sirlene Roessler;

INVERNADA DE CHULEADORES - pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e xiru, com ensaios nas Terças as 19hs30min, na sede do CTG, coordenados pelos Srs. Marcos Keller, Juliano Furst e Cletson da Rosa.

Categoria: Entidades Tradicionalistas
Letra inicial: C 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||