E.E.E.M. Monte das Tabocas

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo eeem-monte-das-tabocas-logo    
Endereço: Rua Ruffino Pereira, 1361
Bairro: Centro 
Telefone(s): (51) 3741-1589 / (51) 3741-6161
E-mail:  mtabocas@hotmail.com
Site:  Acesse Aqui
Atendimento:  Segunda a Sexta - 7:15 as 11:55 / 13:30 as 18:30 / 19:00 as 22:00
   

 

Sobre: 

A escola começou pequenina. Foi criada pelo Decreto Estadual número 3.059, em 09 de dezembro de 1922, com o nome de "Grupo Escolar de Venâncio Aires”. Sua instalação ocorreu somente em 1º de Abril de 1924.

Em 25/06/1925, o Grupo Escolar de Venâncio Aires passou a funcionar em um prédio de propriedade do Município. Em 1930 foi transferido para outro, de estilo neoclássico, ao lado do antigo hotel Becker, na Rua Tiradentes.

No dia 07/06/1940, um novo Decreto Estadual alterou a denominação do pequeno educandário que passou então a chamar-se “Grupo Escolar Monte das Tabocas”. Este nome foi dado à escola em homenagem a primeira vitória militar, insurreição ocorrida em Pernambuco, em 03/08/1645, quando brancos, índios e negros lutaram contra os holandeses para salvaguardar nossas terras. Essa vitória, foi um importante episódio da História do Brasil e ocorreu no chamado Monte das Tabocas, na localidade de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco e recebeu este nome porque possuía grande quantidade de tabocas, que eram "canas bravas de rígido e aguçados espinhos".

Também em 1940, foi lançada a pedra fundamental para a construção de um novo prédio do Grupo Escolar Monte das Tabocas que teve início em março de 1941, na quadra doada pela prefeitura Municipal ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Finalmente, em 26 de outubro de 1945 os alunos e professores puderam ocupar o novo prédio, onde se localiza atualmente.

Posteriormente, o educandário passou a se chamar “Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Monte das Tabocas”.

Em 20/01/1988, por Portaria da Secretaria de Educação do Estado, a Escola passou a se denominar “Escola Estadual de 1º Grau Monte das Tabocas” e a partir do ano 2002, “Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas”.

 

Projeto Monitoria:

O projeto aluno-monitor está sendo desenvolvido com 60 alunos, dez grupos de seis monitores, na faixa etária de onze a quinze anos que fizeram inscrição e foram selecionados, cuja função é auxiliar na coordenação de Campanhas que visam a melhoria do ambiente, como por exemplo, na participação dos recreios dirigidos, com os alunos do currículo, supervisão da limpeza do pátio e salas de aula.O objetivo deste trabalho é desenvolver a autonomia e a responsabilidade no aluno tornando-o um sujeito atuante no ambiente escolar, tendo início em 2002 com 50 alunos selecionados.

O aluno-monitor desempenha as funções, um dia por semana, pelo tempo aproximado de duas horas, sempre no turno oposto ao de suas aulas num trabalho voluntário, tornando-se um agente transformador na busca de uma convivência mais harmoniosa durante os recreios do currículo. A utilização de jogos recreativos e interativos desenvolve a reciprocidade de afetos entre alunos das Séries Iniciais, Ensino Fundamental e Médio, conscientizando a importância do espaço físico da Escola.

Os pais dos alunos monitores são informados sobre os objetivos do projeto, assim como dos horários que estarão à disposição da monitoria. Estes alunos participam de uma reunião mensal para avaliação das atividades realizadas e sugestões para atividades posteriores.

Durante o período em que estiver na monitoria, o aluno deve:
- usar a camiseta da monitoria ou um jaleco;
- estar de crachá;
- assumir com responsabilidade o período de sua monitoria;
- ser criativo nas brincadeiras.

O aluno-monitor que se destaca em atividades extras (teatros, encontros, ornamentações, idéias criativas, promoções, eventos, etc.) recebe uma medalha de honra ao mérito e em seu certificado há um diferencial de destaque.

A coordenadora deste projeto é a professora: Maria Geneci Bairros.

 

Categoria: Colégios, Escolas & Instituições
Letra inicial: E 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||