Hospital São Sebastião Mártir

Atualizado em 13/07/2016

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo hospital-sao-sebastiao-martir    
Endereço: Rua Tiradentes, 834
Bairro: Centro
Telefone(s): (51) 3793-2100
Fax:   (51) 3793-2101
E-mail:   hssm@hssm.com.br
Site: Acesse Aqui
Atendimento: 24 horas
Horários de visitas: 12:30 as 14:00 / CTE: 15:30 as 16:00 / UTI: 11:00 as 11:30 - 15:00 as 15:30 - 20:30 as 21:00
   

 

 

Sobre

O Hospital São Sebastião Mártir, registrado no CNES – Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde sob nº 2236370 é uma entidade com pessoa jurídica de Direito Privado, com fins filantrópicos, que na cidade de Venâncio Aires, RS, mantém um Hospital Geral, que atende a convênios, particulares e o Sistema Único de Saúde, caracterizado pelo excelente nível técnico e de atendimento, como um hospital micro-regional, prestando atendimento principalmente a pacientes do município e a pacientes dos municípios de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. O Hospital possui 138 leitos.

Possui uma estrutura de atendimento para seu porte e população atendida, que se destaca pelo seu grupo técnico e pelo atendimento dispensado aos pacientes, tanto pelo Corpo Clínico, como pelos funcionários, que resultam na satisfação de nossos clientes.

 

Um pouco da História em datas:

O Hospital São Sebastião Mártir foi fundado em 22 de julho de 1935. Em 1936 teve o início das obras do prédio com dois pavimentos, no terreno atual e também com isso houve a chegada das primeiras religiosas da Ordem da Divina Providência.

Em 1938 o Hospital teve início o seu funcionamento no atual terreno. Em 1977 foi fundada a Associação dos Funcionários e em 1981 encerraram-se as atividades das Irmãs da Divina Providência junto ao Hospital.

No ano de 1990 houve o lançamento da campanha de ampliação do HSSM especificamente aos setores do Centro Obstétrico, Bloco Cirúrgico, Laboratório de Análises Clínicas e Ambulatório. Em 1993 teve o início das atividades do serviço de Hemodiálise no HSSM.

Em 1992 houve a fundação da Escola Infantil Casa da Amizade, creche mantida até hoje pelo Hospital São Sebastião Mártir e que atende a todas as necessidades de nossos funcionários.

Novas instalações do Departamento de Pessoal e Vestiários dos Funcionários foram realizadas em 1994. Em 1995 houve a inauguração das novas instalações do Centro Obstétrico, Bloco Cirúrgico, Laboratório de Análises Clínicas, Banco de Sangue e Fisioterapia.

Em 1997 foi criada a Comissão Científica e houve neste ano a realização da 1ª Jornada de Enfermagem e também neste ano aconteceu à inauguração do Pronto Atendimento do Hospital São Sebastião Mártir e do Serviço de Tomografia.

No ano de 1999 foi inaugurada a reforma da Unidade Azul, ala destinada a internação de pacientes particulares e de convênios. Já em 2000 foram inauguradas as novas instalações do setor de Pediatria.

O início das atividades do serviço de Mamografia deu-se em 2001 e em 2002 foram feitas reformas e deu-se a inauguração do novo setor de Recepção do Hospital São Sebastião Mártir.

No ano de 2003 foram reformados os setores da CTE (Centro de Tratamento Especial) e Maternidade, com a abertura do Alojamento Conjunto.

O Hospital conta com o serviço de Atendimento Domiciliar, que desde o ano 2006 aproximou-nos ainda mais de nossa comunidade.

Passados mais alguns anos, em 2009, um novo e moderno Centro Cirúrgico, é entregue à comunidade e no ano seguinte, 2010, marcado pelo início das reformas da Maternidade, Centro Obstétrico, Berçário e da Unidade de Processamento de Roupas. Neste mesmo ano, os mais de 2000 m² de telhado do HSSM recebem nova cobertura.

Em 2011, ocorre a inauguração do Centro Obstétrico e também das reformas executadas na Lavanderia.

Mais recentemente, outro fato importante faz parte de nosso histórico: em 20 de julho de 2011, com base no Decreto Municipal 4.912 que decretou a Intervenção e a nomeação de uma Comissão Intervencionista para gerir todas as ações do Hospital. Passado o período inicial, o mesmo foi novamente renovado em 13 de janeiro de 2012 – Decreto Municipal 5.025, por igual período de tempo, calçado nas bases e premissas do primeiro decreto, buscando recursos financeiros, por meio da implantação e contratação de novos serviços, além do aprimoramento de todos os nossos processos internos, visando a eficientização do atendimento e a redução de custos, auxiliando também na busca do equilíbrio financeiro da Instituição. Em 13 de julho de 2012, ocorre nova prorrogação da Intervenção, por meio do Decreto Municipal 5.119, com vigência de 10 meses, mantendo-se os preceitos dos decretos anteriores.

Em 01 de fevereiro de 2013, o Hospital reassume o serviço de radiologia, anteriormente terceirizado e passa a oferecer exames de Raios X com novos equipamentos com tecnologia digital à comunidade.

Na data de 07 de março de 2013, é inaugurada a sua Unidade de Terapia Intensiva – UTI destinada à pacientes adultos. A estrutura oferta 10 leitos à comunidade referenciada diretamente ao Hospital e indiretamente à população do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos. A UTI é resultado de mais de dez anos de esforços da comunidade e da Associação Pró-Construção e Manutenção da UTI do HSSM, que somou esforços para a viabilização desta unidade.

Em 06 de maio de 2013, o Hospital elege sua nova diretoria, saindo, portanto, da Intervenção Municipal.

No ano de 2014, o Hospital firma um convênio com o município de Venâncio Aires e passa a realizar a Gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – Porte I, inaugurada em 18 de junho.

Atualmente o Hospital dispõe aproximadamente 11.550 m² de área construída, dispondo de 138 leitos sendo 10 leitos de UTI Adulto e os demais distribuídos nas clínicas cirúrgicas, pediátrica, médica, obstétrica e de saúde mental. Possui também serviço de pronto atendimento 24 horas e terapia renal substitutiva, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, além de serviço de diagnóstico por imagem – Raios X, Tomografia, Mamografia, Ecografia, Densitometria Óssea, Banco de Sangue e Laboratório de Análises Clínicas.

Deve-se considerar que é o único hospital do município, caracterizado por ser uma entidade filantrópica, atendendo pessoas de várias localidades, sendo referência.

O HSSM conta com um corpo clínico formado por profissionais de diversas especialidades e com um quadro funcional qualificado, atuando nos diversos setores.

Categoria: Saúde Pública
Letra inicial: H 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||