ONG Alphorria Movimento do Afrodescendentes de Venâncio Aires

Atualizado: 18/05/2015

guiavenancio logo 100x100 guiavenancio logo ong-alphorria-guiat    
Endereço: Rua Cláudio Reckziegel, 1359 
Bairro: Aviação
Telefone(s): (51) 3741-2731 / (51) 9.9663-8079
   

Sobre:

A ONG ALPHORRIA foi idealizada pelo seu presidente junto com um grupo de afrodescendentes que resolveu sair da penumbra dos porões da informalidade e foi em busca de seus direitos constituídos, porque sonham com uma liberdade plena, livres de preconceito e da ignorância. Foi fundada em 07 de outubro de 2011 no município de Venâncio Aires - RS.

A ONG ALPHORRIA tem por objetivo o combate às desigualdades raciais, desenvolvendo atividades nas esferas educativas, associativas, artístico-culturais, esportivas, da saúde do trabalho e dos direitos em geral. Para cumprir seu propósito, atua nas diretrizes políticas na reparação, compensação e inclusão das vítimas da desigualdade, na valorização da igualdade racial de gênero e social.

Na ONG, se realiza uma tarefa desafiadora de administração de projetos de inclusão social do negro, resgate e divulgação de informações históricas e culturais mobilização da sociedade civil através de políticas afirmativas de resgate educacional da população afrodescendente. Promove-se a projetos e ações que visem a busca da igualdade, prevenção e combate ao racismo em toda sua plenitude é uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo, proporciona satisfação por estar fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.

Há uma constante busca pela igualdade de oportunidades para aqueles que sempre estiveram excluídos da sociedade por motivos histórico e racial. Porém, compreender que medidas são emergenciais, muitas vezes, é um desafio intelectual. Por isso, procura-se sempre demonstrar que a intenção não é dividir a sociedade e sim torná-la mais igual, agregando negros e brancos.

Desenvolve-se, portanto, um trabalho voltado para a valorização da cultura negra e inclusão social. Atividades como oficinas de capoeira, canto, dança, artesanato, culinária, apresentação de documentários, seminários, entre outras, são desenvolvidas pela ONG Alphorria.

Foi realizada na sede da ONG a Primeira Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial.

Além disso, foram produzidas palestras nas escolas do município e fora dele, sempre com uma atração cultural, seja do coral Alphorria, capoeira, teatro ou outras.

Celebra-se a cultura negra de forma intensa, nos preocupando em contar uma nova história do povo negro.

A Sede da ONG intercala todas as suas oficinas e demais atividades, promovendo a autoestima do povo negro, a educação e informação e a criatividade.

Deseja-se fazer o resgate da cultura negra, para isso estamos nos mobilizando para a construção de um Museu do Negro, para registrar a trajetória no município, no qual também foram colonizadores. A atuação da ONG como agente de transformação demonstra que sua proposta é arrojada, ou seja, está se construindo uma nova história.

O Coral Alphorria, que foi lançado em 2011 já realizou várias apresentações no município. Hoje está sendo repaginado e, em breve, deve retornar com outra roupagem, mas com a mesma vontade de alegrar e levar uma mensagem positiva.  Acredita-se que a música tem o poder de agregar valores, de unir as pessoas e diminuir as diferenças.

A cultura negra já ganhou reconhecimento regional através da ONG Alphorria no município, que é detentora do I PRÊMIO DIVERSIDADE RS.

Já foi agraciada também no município com o troféu Câmara Destaque, da Câmara de Vereadores.

Também o Troféu Mulher Destaque, realização do jornal folha do Mate e Wirk cabelereiros, através da Diretora do Departamento de Formação da ONG, Ana Lúcia Landim, pelo trabalho desenvolvido na ONG.

Categoria: Associações & Entidades, Cidadania
Letra inicial: O 

voltar para Guia Telefônico

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||