Notícias - Esportes

Guarani encara dois amistosos nesta semana

Publicado em 23/01/2019 às 08h00

 Comissão técnica do Rubro-Negro intensifica a preparação para a estreia na Divisão de Acesso, marcada para o dia 17 de fevereiro, em Pelotas, diante do FarroupilhaAinda abalados com a perda do diretor de futebol Éder Silva - morto a tiros na noite de quinta-feira, 17, na localidade de Santo Antônio, em Mato Leitão -, direção, comissão técnica e grupo de atletas do Guarani retomaram ontem os trabalhos em preparação à Divisão de Acesso 2019. Pela manhã as atividades foram na academia, já à tarde o elenco participou de treinamento físico. Hoje, a manhã é de descanso, à tarde haverá trabalho técnico e a noite está reservada para a recuperação passiva dos jogadores.

A semana do grupo comandado por Leocir Dall'Astra será cheia. Além dos treinamentos de rotina, o clube tem dois amistosos agendados. O primeiro já é amanhã, diante do Igrejinha, nos domínios do adversário, às 18h. A saída da delegação de Venâncio Aires está prevista para as 14h. O outro jogo será no domingo, às 17h, também fora de casa, contra o Passo Fundo. O grupo inicia a viagem às 12h30min.

As partidas amistosas - outras três estão marcadas antes da estreia na Divisão de Acesso, no dia 17 de fevereiro, frente ao Farroupilha, no Estádio Nicolau Fico, em Pelotas - servem para o treinador 'azeitar' o time para o primeiro jogo do ano efetivamente valendo três pontos. Atletas contratados e apostas de Venâncio Aires e de fora do município buscam o entrosamento necessário para o Acesso deste ano.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow
Foto: Alvaro Pegoraro

Compartilhar

Entre o luto e a continuidade do trabalho

Publicado em 21/01/2019 às 13h40

Sepultamento de Éder foi na tarde de sexta-feira, 18No ano em que completa 90 anos de fundação e com ânimos renovados para fazer uma grande campanha na Divisão de Acesso do Gauchão, o Esporte Clube Guarani sofreu um baque na última quinta-feira à noite, 17.

O assassinato do vice-presidente Éder Silva, 36 anos, que também acumulava a função de diretor de futebol, abalou todos que trabalham diretamente com o clube e a comunidade venâncio-airense que tem uma relação mais próxima com o Rubro-Negro.

Nesta sexta-feira, 18, dirigentes, comissão técnica e atletas participaram do velório do dirigente. Até domingo, 20, o clube decretou luto oficial de três dias. 'Estamos muito abalados. O Éder era figura determinante dentro da atual diretoria, com uma participação muito ativa. E era alguém com uma história dentro do Guarani, foi atleta da base nos anos 90', destacou o presidente, Sérgio Batista.

O dirigente disse ainda que, a partir de segunda, 'apesar de tudo', os trabalhos continuarão. Inclusive para definir novos nomes para compor a diretoria. 'Temos que reunir o conselho e ver o estatuto, para então saber de que forma proceder. Talvez dois nomes, mas ainda não sei. Semana que vem encaminhamos isso.'

 

HOMENAGEM

O técnico Leocir Dall'Astra também lamentou o ocorrido. 'Para nós está muito difícil. É duro, mas vamos ter que dar a volta por cima. A vida continua e, se vamos continuar, que seja para homenageá-lo. Que façamos um grande campeonato pensando nele também.'

Segundo o treinador, na segunda-feira, 21, o elenco retoma as atividades normalmente (academia pela manhã e treino com bola à tarde). Na próxima quarta-feira, 23, o Guarani vai a Igrejinha para um amistoso com o time local. Será o primeiro teste mais forte neste início de temporada.

A Fiel Tribo Guarani também cancelou o ensaio de carnaval que aconteceria ontem. Em nota, afirmou que 'Éder Silva era um incentivador da Fiel Tribo. Nossos bumbos, caixetas e taróis continuarão a empurrar nosso Guarani como sempre você fez.'

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Débora Kist 
Foto: Alvaro Pegoraro 

Compartilhar

Falta um mês para a estreia do Guarani na Divisão de Acesso

Publicado em 17/01/2019 às 13h18

 Preparação do time Índio prevê atividades físicas diárias até a estreiaA caminhada do Guarani na Divisão de Acesso em 2019 iniciará em 30 dias. Os treinamentos da equipe estão cada vez mais intensos, além disso estão confirmados cinco amistosos até a estreia. O último jogo-treino será em Venâncio Aires, contra a equipe de transição do Internacional.

O primeiro jogo, no campeonato, será em Pelotas, diante do Farroupilha, no Estádio Nicolau Fico, em 17 de fevereiro, um domingo, às 17h. A estreia diante do torcedor ocorrerá na segunda rodada, no dia 20, às 20h30min, no Estádio Edmundo Feix, contra o São Paulo, de Rio Grande. No caminho do Guarani de Venâncio Aires ainda estão as equipes do Inter-SM, São Gabriel, Bagé, Lajeadense e Cruzeiro. Já no Grupo A estão Esportivo, Ypiranga, Tupi, Igrejinha, São Borja, Glória de Vacaria, Passo Fundo e União.

A fórmula segue os mesmos moldes da edição do ano passado: dois grupos de oito clubes, passando quatro de cada para as quartas de final. Campeão e vice sobem para a Série A e o último colocado de cada grupo será rebaixado.

 

Amistosos

Dia 23 de janeiro: Igrejinha, em Igrejinha
Dia 27 de janeiro: Passo Fundo, em Passo Fundo
Dia 30 de janeiro: Igrejinha, em Venâncio
Dia 3 de fevereiro: Passo Fundo, em Venâncio
Dia 9 de fevereiro: Internacional, em Venâncio

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Cristiano Wildner 

Compartilhar

Rumo ao Mundial de jiu-jitsu

Publicado em 16/01/2019 às 17h06

Misael Viana contabiliza diversas conquistas pelo estado. Em fevereiro, o atleta já participa do Sul-Americano, em Santa CatarinaFaz apenas dois anos que Misael Viana, 28, pratica jiu-jtsu. Começou por acaso, passando em frente a uma academia, quando decidiu praticar o esporte. No início apenas um hobby, hoje ele ostenta o título de campeão gaúcho da temporada 2017/2018 e se prepara para disputar o Mundial, que ocorre em maio, na Califórnia, Estados Unidos.

Natural de Novo Hamburgo, Viana mora em Venâncio Aires há 15 anos. Ele é faixa branca e concorre na categoria adulto peso-pesado (até 94 quilos). Mas foi enfrentando atletas ainda mais pesados, com até 150 quilos, que ele conquistou o título gaúcho no ano passado.

O Campeonato Estadual é disputado em seis etapas, inicialmente, nas quais os atletas competem entre si nas respectivas categorias. Depois vem o chamado 'absoluto', quando o enfrentamento pode ser com adversários ainda mais pesados. 'Venci 90% das lutas e fui somando pontos, o que me rendeu o top ranking', destacou Viana, número um do estado e que também venceu uma etapa do campeonato absoluto em 2017.

Atualmente competindo pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio Grande do Sul (FJJ-RS), Misael Viana treina seis dias por semana em uma academia de Santa Cruz do Sul. Os treinos ficam sob responsabilidade do professor Lucas Braum. Este, por sua vez, tem como professor Mário Reis, dono de dois títulos mundiais na International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

 

NOVOS DESAFIOS
Conquistar o Campeonato Gaúcho em 2018 garantiu a Misael Viana a passagem para os Estados Unidos, onde disputará o Mundial. Mas, antes disso, o atleta vai competir pelo Sul-Americano, que ocorre em fevereiro, em Santa Catarina, e pelo Brasileiro, em São Paulo, no mês de abril.

Estas serão as primeiras experiências fora do Rio Grande do Sul. Em dois anos como atleta de jiu-jitsu, Misael Viana já venceu diversos torneios pelo estado e contabiliza 27 medalhas.

'Para mim, será a realização de dois sonhos: conhecer os Estados Unidos e também buscar o título de campeão mundial.' MISAEL VIANA, Atleta de jiu-jitsu

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Débora Kist

Compartilhar

Atletas do Projeto Cestinha são selecionados por time paulista

Publicado em 16/01/2019 às 13h54

No início de fevereiro, dois atletas do Projeto Cestinha Sesi/Unisc deixarão Santa Cruz do Sul para viver uma nova experiência como jogadores do time de basquete de Rio Claro, no interior de São Paulo. Dhomini Vieira e Renan Bublitz, ambos de 15 anos, integravam a equipe da categoria sub-15 do Cestinha há quatro e seis anos, respectivamente. A partir do próximo mês, passarão a morar no alojamento junto ao ginásio do novo clube, além de receber uma ajuda de custo mensal.

Segundo os atletas, as primeiras disputas que irão participar serão a partir de março, após um mês de preparação. “Espero ter muitas experiências novas, tentar jogar em alto nível, buscar me destacar e fazer o meu melhor”, ressalta Bublitz, cuja posição é armador. O mesmo desejo é compartilhado pelo colega Vieira. “Quero adquirir o máximo de experiência fora do Estado, sair da zona de conforto e me tornar um grande jogador”, aponta o jovem pivô.

Para o técnico Rodolfo Thomas, que treinou Bublitz e Vieira nas categorias sub-14 e sub-15 do Cestinha, essa nova etapa será muito boa para eles como atletas. “Terão mais independência e várias oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Acredito que farão um grande trabalho lá”, salienta Thomas, destacando que o interesse pelos jogadores partiu do clube paulista. “O Nícolas Vilela, técnico de base do Rio Claro, assistiu alguns vídeos deles em quadra, gostou e entrou em contato com as famílias”, explica.

O coordenador do Cestinha, professor Gilmar Fernando Weis, observa que os atletas devem aproveitar ao máximo a chance que estão tendo para desenvolver a prática do basquete, mas sem deixar os estudos de lado, fundamentais para garantir um futuro melhor. “Meu sonho é que todos os jogadores ficassem em Santa Cruz, com uma estrutura compatível com a que existe em outros estados. Enquanto isso não acontece, os clubes de fora estão oferecendo melhores vantagens aos atletas, e eles veem nisso a possibilidade de crescerem como jogadores e se tornarem independentes”, comenta Weis.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Municipal de Futebol terá 9 equipes

Publicado em 16/01/2019 às 08h24

As diretorias da Assoeva e da Taça da Amizade estiveram reunidas na noite de ontem para debater a realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. O certame que retorna após um período de inatividade contará com nove equipes. 

Os times que confirmaram presença no Municipal foram Palmeiras, Flor de Maio, Santo Antônio, Cecília, Juventude, Palanque, 20 de setembro, 25 de julho e Santa Tecla. 

A grande novidade foi o Santa Tecla que retorna ao cenário do futebol amador de Venâncio Aires. O Tangerinas foi o único time que disputa a Taça da Amizade que optou por não disputar o Municipal. 

A fórmula de disputa do certame prevê que cada equipe dispute quatro partidas na primeira fase, sendo dois em casa e dois fora. Os duelos serão definidos por sorteio. Vão se classificar os oito melhores que vão para a fase de mata-mata. 

Na etapa eliminatória, os dirigentes dos times optaram, em caso de dois empates ou duas vitórias para cada lado, realizar a decisão de vaga nas penalidades. 

No dia 29 de janeiro haverá a próxima reunião para definição do calendário de jogos, aprovação de jogadores e demais detalhes como a definição de início do campeonato.

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos:  Daniel Heck
Foto: Roni Müller

Compartilhar

Reunião é realizada para entidades esclarecerem dúvidas sobre o Promiea

Publicado em 16/01/2019 às 08h22

A Secretaria de Cultura e Esporte realiza nesta na terça-feira, 15, uma reunião para esclarecer o edital e o plano de trabalho sobre do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea).No total, serão direcionados ao incentivo esportivo local R$ 414 mil.

Conforme o Coordenador de Esportes, Diego Konrad, este momento é necessário e de muita importância. “Sabemos que não é fácil, pois o processo para participar do edital é difícil”,explica.

Ele destaca, que é uma oportunidade dos interessados tirararem dúvidas e esclarecerem todas as etapas do edital.

A partir do programa as entidades sem fins lucrativos poderão buscar recursos públicos, com a oferta de ações que possam incentivar a pratica esportiva no município.

Depois das inscrições e do processo de seleção das propostas, deverá ocorrer o repasse dos recursos. O Promiea se baseia na Lei Federal 1309 e é um dos programas pioneiros no estado.

 

Confira

Um projeto na categoria Campeonato Municipal de Futebol Amador, no valor de R$ 40 mil;
Um projeto de campeonato multiesportivo integrando cidade e interior, no valor de R$ 26 mil;
Um projeto de campeonato Esportivo integrando comunidades da na Zona Rural, no valor de R$ 18 mil;
Um projeto de campeonato Esportivo integrando comunidades da cidade e interior, no valor de R$ 18 mil;
Três projetos de campeonatos Esportivos integrando comunidades da cidade e interior; no valor de R$ 12 mil cada;
Um projeto de Escolinha Esportiva que contemple o futsal, no valor de R$ 150 mil;
Um projeto de Escolinha Esportiva na modalidade de Futebol de campo; no valor de R$ 90 mil;
Três projetos de Escolinhas Esportivas, no valor de R$ 12 mil cada.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Assoeva anuncia fixo e ala

Publicado em 14/01/2019 às 14h00

A Assoeva/Unisc/ALM acertou neste sábado, dia 12, com mais dois reforços para a temporada 2019.
Ambos vem do Rio de Janeiro e reforçam o projeto do clube, de trabalhar com jovens talentos neste ano.

O ala Igor Carvalho da Rocha; e o fixo Carlos Eduardo dos Santos Gonçalves, ambos de 20 anos; estavam atuando na temporada passada no Madureira Futsal, pelo qual foram campeões Sub-20. O ala também foi o artilheiro com 21 gols marcados.

Igor começou no Galácticos Futsal e soma passagens pelo Flamengo e Minas. “Estou muito feliz e motivado nesse novo desafio, garanto que vai ser um grande ano e vamos em busca de todos os títulos possíveis”, destaca.
Já o fixo Carlos Eduardo, também conhecido nas quadras pelo apelido Dil, acumula passagens pelo futsal do Botafogo, Fluminense, Minas, Corinthians. “Será uma honra representar este clube. Estou bastante motivado para esta temporada e espero dar muitas alegrias a esta torcida”, salienta o atleta.

Além de Igor e Dil, a Assoeva também já anunciou para a temporada Matheus Torres (ex Jaraguá), Dudu (ex ACBF) e Marcelo Giba (ex Alaf). E as renovações ficam por conta dos experientes Boni, Vini Scola e o goleiro Deividi; e os jovens Vini Mello, Marcílio, Axel, Maurício, Rafael, Vagner Manica, Maninho, Xoxo e Vinicius Carvalho.

 

Fonte: Jornal Olá
Créditos: Guilherme Siebeneichler

Compartilhar

Venâncio estreia com vitórias na Copa Capão de Beach Soccer

Publicado em 14/01/2019 às 13h58

 A estreia dos times venâncio-airenses na Copa Capão da Canoa de Beach Soccer foi com duas vitórias na manhã deste domingo, dia 13. No primeiro jogo, na categoria Sênior, vitória do time da Capital do Chimarrão sobre Capão Novo/Porto Alegre no placar de 4 a 1, com gols de Valdir (2), Peninha e Marino para o time de Venâncio Aires.

Na categoria Veteranos, vitória nos pênaltis, depois de empate no tempo regulamentar por 4 a 4. Gols de Traíra (2), Cristiano Boneco e Rodrigo. Nas penalidades, Dudu, goleiro de Venâncio, defendeu a cobrança do adversário. Jairzinho converteu dando a vitória ao time da Capital do Chimarrão.

Os jogos da segunda rodada serão no próximo domingo, dia 20.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Assessoria de Imprensa 
Foto: Divulgação

Compartilhar

Disputa do Municipal 'empurra' Taça da Amizade para outubro

Publicado em 09/01/2019 às 17h07

No último Campeonato Municipal disputado, em 2015, o Palanque levou o título ao vencer a AssespeO futebol de campo da Taça da Amizade em 2019 começará em outubro. A definição ocorreu na terça-feira, 8, durante reunião na Sede dos Motoristas entre equipes, dirigentes e organizadores.

O adiamento será para possibilitar outra disputa: o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Segundo o coordenador da Taça da Amizade, Marcos Bresciani, já foi 'batido o martelo' e agora falta apenas definir detalhes dessa competição. 

O recurso, conforme ele, viria do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea) de Venâncio Aires - R$ 40 mil. 'Será organizado pela Assoeva e vai envolver os times filiados à Taça da Amizade.'

Na próxima terça-feira, 15, haverá uma reunião, a partir das 20h30min, na Sede da Assoeva. Todos os clubes interessados de Venâncio Aires podem participar do encontro. Segundo o tesoureiro da Assoeva, Vianei Hammes, serão definidos os detalhes do Campeonato Municipal, que deve começar na metade de fevereiro. 'Vamos formalizar essa parceria e alinhar toda a organização.'

 

TAÇA DA AMIZADE

Com a confirmação do Municipal, equipes e organizadores da Taça da Amizade decidiram que a competição de futebol de campo começará apenas no segundo semestre. Mas, para que os times que disputarão o regional (Palanque e Flor de Maio) também possam jogar a Taça, optou-se por adiar um pouco mais. Assim, o campeonato começará apenas em outubro e terminará, provavelmente, em janeiro de 2020. A tendência é que sejam 10 equipes na disputa.

 

OUTRAS MODALIDADES

O futebol sete da Taça da Amizade reunirá quatro categorias e começará em fevereiro. Os jogos serão aos sábados à tarde, nas comunidades. Ou seja, não haverá partidas nos campos da CTA.

O torneio de futsal ocorrerá entre junho e agosto, também aos sábados à tarde, nos ginásios das comunidades.

Já o futebol de areia será disputado na Sede dos Motoristas, entre setembro e dezembro.

O jantar baile da Taça da Amizade ocorrerá na comunidade 25 de Julho, de Vila Santa Emília. A data possível será entre abril e maio. Quanto ao baile de escolha das soberanas, a definição do local será por sorteio entre os clubes interessados em sediar o evento.

 

Relembre

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo foi realizado pela última vez em 2015 e teve como campeão o Palanque, após vencer a Assespe na final. Nos anos seguintes, não houve disputa devido a dificuldades financeiras.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Débora Kist 
Foto: Roni Müller

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||