Notícias - Geral

Sarampo: Começa hoje vacinação preventiva

Publicado em 22/08/2019 às 11h57

A partir desta quinta-feira (22), as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

“Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece o ministério.

A pasta enviará 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é uma resposta imediata do ministério devido ao aumento de casos da doença.

“Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o ministério, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos e foto: Agência Brasil

Compartilhar

Após investigação Prefeitura de Venâncio Aires demite servidora

Publicado em 22/08/2019 às 11h56

Se a estabilidade no cargo dos servidores públicos é algo em discussão no Congresso Federal, há casos em que são confirmadas demissões de funcionários concursados. É o que ocorreu em Venâncio Aires no mês passado, após sindicância que avaliou caso de uma profissional da área da saúde. As denúncias e apontamentos foram confirmados e a demissão da profissional foi acatada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB). Ainda há prazo para recurso por parte da servidora. O nome não é divulgado até vencer os prazos legais para recorrer da decisão do Município.

Além de problemas na prestação do serviço aos pacientes, a comissão de sindicância ouviu testemunhas e profissionais da área para analisar as denúncias. Apesar da demissão da servidora ter ocorrido em julho deste ano, esta não é a primeira vez que a conduta da profissional esteve sob análise da Administração Pública.

A mesma profissional já havia respondido a outros quatro procedimentos administrativos disciplinares e com mais de 20 anos no funcionalismo municipal era campeã de reclamações na Ouvidoria do SUS, segundo apurado na sindicância. De acordo a Procuradoria Municipal de Venâncio Aires, a rescisão contratual já foi autorizada, bem como, o acerto com a servidora. A publicação da demissão deve ocorrer nos próximos dias no mural da Prefeitura, após vencido o período de recurso da decisão.

 

CASOS

Ainda no ano passado o prefeito já havia assinado a demissão de outros dois servidores públicos. Naquela oportunidade, os profissionais foram afastados após avaliação da comissão de sindicância. Os funcionários foram investigados por problemas com faltas no serviço e atrasos, além do artigo 155 do Regime Jurídico do Serviço Público, que trata sobre a casos de crime contra a administração pública; abandono de cargo; insubordinação grave ou reiterada em serviço; improbidade administrativa; incontinência pública e conduta escandalosa; ofensa física contra qualquer pessoa, cometida em serviço, salvo em legítima defesa; aplicação irregular de dinheiro público; revelação de segredo apropriado em razão do cargo; lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio municipal; corrupção; acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções. Este quesito também foi utilizado para efetivar a demissão da servidora neste ano.

 

DEMISSÕES

Com esta nova exoneração, na última década foram 11 casos de demissões de servidores públicos. Destes desligamentos, três envolveram servidores públicos contratados como celetistas. Neste caso, são funcionários da Prefeitura, regidos pelas normas do CLT, podendo ser demitidos com ou sem justa-causa. Os outros seguem o regramento do Regime Jurídico dos Servidores Municipais de Venâncio Aires.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

RGE alerta para golpes em nome da companhia em Venâncio

Publicado em 22/08/2019 às 11h54

A RGE alerta seus clientes para a atuação de golpistas em Venâncio Aires. Os criminosos utilizam o nome da companhia para entrar nas residências dos clientes com o argumento de que a casa está com problemas elétricos e risco de incêndio. Para resolver o suposto problema, dizem que deve ser feito um pagamento direto a eles.

A RGE reitera que ninguém está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Toda e qualquer cobrança referente à energia elétrica é feita somente na fatura mensal que o cliente recebe. Os técnicos da RGE também não fazem serviços em áreas particulares, apenas na rede de distribuição de energia. Para serviços em áreas particulares, o proprietário deve contratar eletricistas de sua confiança.

Os clientes que forem abordados por essas pessoas devem entrar em contato com a RGE para confirmar as informações ou até mesmo com a Polícia.

 

CANAIS DE ATENDIMENTO

Agência Digital: http://www.rge-rs.com.br/

Aplicativo CPFL Energia (disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais AndroidiOS e Windows Phone).

Central de Atendimento 0800 970 0900

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Comunidade pode utilizar computadores no Parlamento Municipal

Publicado em 22/08/2019 às 11h53

Um novo espaço junto ao Legislativo Municipal foi entregue nesta semana para a comunidade. Foram disponibilizados na entrada do Plenário Vicente Schuck três computadores com acesso a internet e impressora. O espaço foi apresentado pelo presidente Eduardo Kappel (PP) nesta segunda-feira, 19. O local pode ser utilizado por toda a comunidade, inclusive durante as sessões ordinárias, nas segunda-feiras. Além disso, ao longo da semana os equipamentos estão à disposição da população.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Provas do Encceja ocorrem no domingo

Publicado em 22/08/2019 às 11h52

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elaborou um passo a passo para os candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) consultarem os locais de prova. A edição de 2019 ocorre neste domingo (25).

O Cartão de Confirmação de Inscrição traz endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado, nome social, se for o caso, e indicação da secretaria Estadual de Educação ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que ficará responsável pela certificação.

Para chegar ao cartão de confirmação o estudante deve acessar a página do Encceja e, no sistema, clicar em “página do participante”. A próxima etapa é preencher os campos de CPF, senha, selecionar a figura indicada, e clicar em “enviar”. A página será diretamente direcionada à imagem do Cartão de Confirmação de Inscrição na qual o participante encontrará o endereço do local onde fará a prova. O Inep recomenda que todos os participantes estejam com o cartão impresso no dia da prova. Mas a apresentação não é obrigatória para a realização do exame.

 

Venâncio Aires

As provas do Encceja que ocorrem neste fim de semana têm quase dois mil participantes em Venâncio Aires. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado neste domingo, dia 25. Em Venâncio Aires, as provas vão ocorrer em sete escolas, para mais de 1.900 participantes. Cada candidato deve conferir o local de realização do exame na página do participante, no site do Inep. O processo ocorre durante todo o dia, sendo que, pela manhã, as provas inciam às 9h e, à tarde, às 15h30min.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos e foto: Agência Brasil

Compartilhar

Infância Feliz e Otto Brands classificadas para a Mostratec

Publicado em 22/08/2019 às 11h51

As escolas de educação infantil Infância Feliz e de ensino fundamental Otto Brands estarão na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre de 22 a 24 de outubro em Novo Hamburgo. Os trabalhos “Um mundo invisível”, sobre bactérias, dos alunos da Infância Feliz, e “No tempo dos dinossauros”, dos estudantes da Otto Brands, foram os mais votados pela avaliação durante a 9ª Mostra Municipal de Trabalhos Escolares: Construindo Aprendizagens, realizada na última sexta-feira, 16.

A exposição ocorreu na escola Cidade Nova e reuniu 21 trabalhos da educação infantil, sendo 12 de escolas de educação infantil e nove de escolas de ensino fundamental. Neste ano, a mostra foi dissociada da exposição das séries iniciais e finais do ensino fundamental como forma de facilitar as visitações, avaliações e exposições por parte dos alunos. A mostra dos demais trabalhos ocorrerá na quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, durante a Feira do Livro, onde serão escolhidos mais seis projetos para participação na Mostratec.

 

ESTÍMULO

A assessora pedagógica, Greice Mattos, explica que a mostra é o trabalho mais forte da secretaria da educação que conta sempre com 100% de participação das escolas. “A pesquisa desperta a curiosidade dos alunos, contribui para a aprendizagem, amplia o conhecimento e concretiza com a mostra”. Neste ano, a expectativa é de ultrapassar os 60 projetos apresentados no ano passado pois, com a separação das turmas, foi aberta a possibilidade de cada escola de ensino fundamental levar até dois trabalhos para anos iniciais e dois trabalhos para anos finais.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Comdica realiza nova edição de concurso para seleção de conselheiros tutelares

Publicado em 22/08/2019 às 11h50

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) vai ter que realizar uma nova edição do concurso para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Venâncio Aires. A nova prova ocorrerá na próxima terça-feira, 27.

Em entrevista à reportagem da rádio Venâncio Aires, a presidente do Comdica, Juliana Niedermeyer, lembrou que no concurso realizado no último domingo, 18, apenas quatro concorrentes, dos 28 que realizaram a prova, foram aprovados. O baixo número de aprovados impossibilitou o prosseguimento do processo, pois são necessário cinco titulares e cinco suplentes.

A situação foi debatida durante reunião do Conselho nesta quarta-feira, 21, e novas deliberações foram encaminhadas. Segundo informações do órgão, um novo edital já está publicado no site da prefeitura. A nova prova, destinada para os 24 candidatos que compareceram e não atingiram o nível de aprovação necessário, deve ocorrer na próxima terça-feira, 27, às 18h, na Secretaria de Educação.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Eduardo Wachholtz
Foto: RVA

Compartilhar

Apae promove Semana da Pessoa com Deficiência a partir desta quarta-feira

Publicado em 22/08/2019 às 11h48

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires inicia hoje a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As atividades, norteadas a partir do tema ‘Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas’, encerram no dia 29.

De acordo com a diretora Grazieli Cristina Winkelmann, o tema é abordado ao longo do ano em sala de aula, mas nesta semana, em especial, recebe um enfoque maior. “Esse tema já foi trabalhado no ano passado e ele foi retomado neste ano pela força que possui”, destaca.

A diretora explica que as dinâmicas que integram a programação são pensadas para os alunos. “Projetamos atividades diferentes das que eles já têm no dia a dia”, complementa. Dentro da proposta que inicia hoje, com hora cívica e abertura oficial, a ideia é promover uma integração, além de incentivar o ato de receber e levar. “Pensamos em atividades em que estudantes de outras instituições possam vir até a Apae e que nossos alunos possam ir a outras instituições”, explica Grazieli. Um destes momentos ocorre amanhã, das 13h30min às 15h30min, quando alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da escola Crescer, vão até a Apae para atividades de recreação. “Esses alunos foram alfabetizados na Apae e agora retornam para a programação”, diz.

Outro ponto alto da programação ocorre na sexta-feira, 23, quando a família é convidada para uma atividade em sala de aula com o filho. “É um momento que julgamos de extrema importância. A família precisa participar da atividade junto com o filho e entender como funciona”, comenta.

A programação também contempla um encontro com a maquiadora Caroline Pochmann para as adolescentes e pintura na pele para as crianças. Os jovens que estão em fase de ingressar no mercado de trabalho também terão a oportunidade de confeccionar a carteira de trabalho. Professores e funcionários participam de encontros em Teutônia e em Taquari. Além dessas, outras ações integram a programação que encerra com o Chá das Amigas da Apae.

 

PROGRAMAÇÃO 

Quarta-feira, 21

8h30min e 13h30min – Hora cívica com abertura oficial

Quinta-feira, 22

Integração do nível II (tarde) e nível III com a turma de AEE da escola Crescer (futsal, dança e merenda comunitária) das 13h às 15h30min

Sexta-feira, 23

8h às 9h e das 14h30min às 14h30min – Dia da Família na escola: atividade em sala com a professora, família e alunos

Segunda-feira, 26

8h às 9h e das 14h às 15h – Maquiagem para as adolescentes com a voluntária Caroline Pochmann

Pintura na pele para as crianças (maternal e nível I). Manhã, das 10h às 11h, com a professora Viviane. No turno da tarde, das 14h às 15h, com a professora Jana

Confecção de carteiras de trabalho com assistente social Sandra

Terça-feira, 27

Encontro em Taquari para os profissionais. A Apae estará fechada neste dia

Quarta-feira, 28

13h30min – Apresentação do coral da Apae na escola Wolfram

Manhã das 8h às 9h e das 14h às 15h – Limpeza de pele para os adolescentes com a voluntária Alessandra Gronwald

16h – Sorteio da Ação Entre Amigos na escola. Os números podem ser adquiridos por R$ 3 na Apae e com familiares até a terça-feira, 27.

Quinta-feira, 29

10h – Apresentação do coral na Escola Infantil Criança Feliz

10h – Representante da Apae, neurologista Cláudia Cunha, irá fazer uma palestra para os professora da escola Wolfram com proposta ‘Deficiência Intelectual e TDAH’

15h – Chá das Amigas da Apae, no ginásio da instituição. Cartões podem ser comprados com as integrantes e na secretaria por R$ 20.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos:  Ana Carolina Becker
Foto: Juliana Bencke

Compartilhar

Conselho de usuários para a fiscalização dos serviços públicos

Publicado em 22/08/2019 às 11h46

Venâncio Aires vai criar o Conselho de Usuários de Serviços Públicos, que terá entre as suas atribuições fiscalizar o transporte coletivo. As funções do colegiado contemplam acompanhar, participar na avaliação, propor melhorias e ajudar na definição de diretrizes dos serviços para o melhor atender os usuários.

Pelo projeto de lei, já aprovado pela Câmara de Vereadores, caberá ao novo órgão avaliar, com periodicidade mínima anual, a satisfação do usuário por meio de pesquisa. Os resultados estatísticos serão disponibilizados no site da Prefeitura, incluindo ranking daqueles com maior incidência de reclamação dos usuários.

“É um trabalho minucioso. Nossa meta é divulgar a carta até dezembro.”, JULIANA LUISA MARCUZZO – Auditora interna da Prefeitura

Já o resultado da avaliação, segundo o texto aprovado, servirá de subsídio para reorientar e ajustar os serviços prestados. O conselho será composto por 24 membros, com metade indicada pela Prefeitura. Já os representantes da comunidade serão definidos a partir de chamamento público oficial. O mandato de conselheiro será dois anos, permitida uma recondução.

 

OUVIDORIA-GERAL

A auditora interna da Prefeitura, Juliana Luisa Marcuzzo, informa que o projeto foi elaborado em consonância com as secretarias e órgãos municipais. Depois de ser sancionado, a implementação ficará sob responsabilidade da Ouvidoria-Geral. A expectativa é de que o conselho esteja em pleno funcionamento até o fim do ano.

 

CARTA DE SERVIÇOS

  • Os órgãos e entidades que integrarem o conselho divulgarão a chamada Carta de Serviços ao Usuário, com o objetivo de informar sobre os serviços prestados, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.
  • A carta deverá, no entanto, ser atualizada pelo órgão ou entidade responsável pela prestação do serviço público, anualmente, ou sempre que houver alteração do serviço. A Carta de Serviços ao Usuário será instituída por decreto e ficará disponível no site da Prefeitura.
  • A auditora interna Juliana Luisa Marcuzzo destaca que essa carta passa, no momento, por revisão, e que possuí mais de 170 páginas. No documento estão listados, por secretaria, todos os serviços oferecidos pelo Município.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Cristiano Wildner
Foto: Alvaro Pegoraro

Compartilhar

Polos ervateiros se articulam para divulgar benefícios do chimarrão

Publicado em 22/08/2019 às 11h44

Durante a reunião dos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul realizada na quinta-feira, 15, no escritório regional da Emater/RS-Ascar, em Passo Fundo, foi definida uma articulação entre os municípios produtores de erva-mate que integram o Programa de Qualidade e Valorização da Erva-Mate, executado pela Emater/RS. O objetivo é fomentar o turismo rural nos municípios produtores de erva-mate.

Um dos focos deste programa, segundo o extensionista rural do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alex Davi Gregory, é fazer a divulgação e mostrar para o estado, país e até para o mundo, os benefícios da erva-mate e o funcionamento de toda cadeia produtiva. “Pensando nisso, foi formado um grupo de técnicos, uma ideia pensada recentemente para trabalhar o turismo rural associado à produção da cultura”, salienta.

Além de Gregory, Venâncio Aires esteve representado pela coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angélica Diefenthäler e por Rejane Pastore, da Escola do Chimarrão.

No Polo Ervateiro dos Vales, onde Venâncio Aires é o maior produtor e sede do polo, segundo Gregory, a questão do turismo rural vem sendo trabalhada com a Rota do Turismo Rural. “O que está se querendo buscar é uma divulgação maior daquilo que acontece nos bastidores, mostrar para o mundo, por meio da mídia social, jornais, internet, o que está sendo trabalhado e um polo fazer a divulgação das rotas turísticas dos demais polos, sem esquecer o foco principal, que é a erva-mate”, frisa Gregory.

“Temos exportação e produção e o que se busca é fazer uma junção do trabalho, que é a produção de erva-mate com o turismo rural.”, ALEX DAVI GREGORY – Extensionista rural da Emater

 

SÍMBOLO

Segundo Angélica Diefenthäler, na reunião de Passo Fundo ainda foi debatida a criação da Rota Estadual da Erva-Mate. Cada polo produtor tem uma característica diferente, e o Polo Ervateiro dos Vales, que tem a sede em Venâncio Aires, vai trabalhar o chimarrão, enquanto os outros trabalham mais a questão da produção e do processo da bebida típica. “Isto vem ao encontro dos nossos anseios de transformar o chimarrão, que é tão popular, num produto turístico de venda. Para nós é um hábito comum, porém, ele é uma bebida diferente e isto vem somar a uma ação do estado de vender o chimarrão, a bebida-símbolo como um produto turístico”, frisa.

Angélica observa que no Centro de Atendimento ao Turista, as pessoas que vêm de fora sem sempre querem provar o chimarrão, mas desejam tirar uma foto com ele. Ou seja, isso mostra que o chimarrão é uma marca forte do município, faltando, segundo ela, agregar valor e saber vendê-lo, destacando as diversas propriedades medicinais e nutracêuticas que são benéficas para a saúde, a exemplo de outros polos, que sabem vender o vinho. “Como somos a Capital Nacional do Chimarrão, temos que estar à frente de muitas questões, pois quando um turista visita uma capital nacional, a expectativa dele é encontrar mais elementos que reforcem esta identidade.”

“É importante vender o chimarrão de uma forma mais comercial, não apenas como o amargo que faz bem, e sim, de uma forma mais positiva, desmistificando a questão do amargor, pois hoje existem ervas mais suaves.”, ANGÉLICA DIEFENTHÄLER – Coordenadora do Departamento de Turismo

 

 Termo de cooperação da Expointer

Na reunião realizada na última quinta-feira, 15, ficou definido que os cinco polos assinarão um termo de cooperação. O documento será assinado segunda-feira, 26, durante a 42ª Expointer, no espaço da Emater/RS-Ascar.

Após a apresentação no dia 26, os polos cumprirão uma agenda de divulgação até o mês de 2020, quando será lançada Rota Estadual da Erva-Mate. No mês de outubro, no Paraná, ocorrerá um evento florestal mundial, no qual vai ter um espaço destinado para o setor ervateiro.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Edemar Etges
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||