Notícias - Geral

Kappel ameaça exonerar assessores de Sandra Wagner

Publicado em 22/05/2019 às 13h19

Sessão desta segunda-feira, 20, foi tumultuada, em razão de debates acalorados sobre o Projeto de Lei número 066/2019A votação do Projeto de Lei número 066/2019, na sessão da Câmara desta segunda-feira, 20, surtiu reflexos inesperados. Quando a reunião se encaminhava para o fim e parecia que todas as farpas já haviam sido trocadas, o presidente Eduardo Kappel (Progressistas) direcionou sua 'artilharia' contra a líder de governo, Sandra Wagner (PSB). 'A maneira como o governo conduziu o PL 066, hoje, eu não fiquei satisfeito. Foi uma falta de competência da vereadora Sandra, a falta de tato político foi absurda. Chegou ameaçando os vereadores nesta Casa, chegou a ameaçar o vereador Zé de ter uma indicação dele demitida na Saúde', disparou.

Kappel foi ainda mais longe: 'Enquanto eu for presidente nesta Casa, vereadora Sandra, a senhora não ameaça ninguém. A tua petulância e arrogância foi tanta, que chegou a ameaçar o vereador via WhatsApp'. Para o presidente, Sandra agiu por determinação do prefeito Giovane Wickert (PSB), que mais cedo, segundo informações que circularam nos bastidores da Câmara, teria informado aos integrantes da base governista que, em caso de reprovação do projeto, cargos poderiam ser revistos no Executivo. Sandra permaneceu em silêncio durante os ataques e, por fim, ouviu de Kappel que ela será levada à Comissão de Ética. 'Já vou lhe alertar que a senhora vai sofrer advertência ou uma suspensão nesta Casa e, se o prefeito atacar ou quiser retaliar, não se esqueça que a senhora tem três assessores aqui. Vou atacar os três', ameaçou.

 

 

ALVOROÇO

Após o fim da sessão, Sandra seguiu por cerca de 20 minutos no Plenário Vicente Schuch. Enquanto conversava com outros vereadores e assessores parlamentares, por muito pouco não foi às lágrimas. 'Eu não consigo entender porque ele (Kappel) faz isso. Eu mandei mensagem para o Zé, mas foi na boa, pedindo para ele votar a favor do projeto. Sou líder de governo e este é meu papel', desabafou. Em seguida, afirmou que não entende porque o colega do PSD mantém fidelidade ao presidente, já que na semana passada Kappel exonerou dois assessores, indicados por Zé da Rosa, sem quaisquer explicações. Os cargos em comissão (CCs) indicados por Sandra no Legislativo também deixaram a sessão demonstrando preocupação.

'Toda ação gera uma reação', diz Wickert

Na manhã de ontem, o prefeito Giovane Wickert (PSB) se manifestou em relação às polêmicas da noite de segunda-feira, 20. Ele disse que 'quando uma eleição se avizinha, é natural que os agentes políticos tenham comportamento 'menos técnico e responsável'. De acordo com Wickert, nos dois primeiros anos da Administração, os vereadores da base governista costumam ser mais fidelizados, 'mas no terceiro e quarto anos, é quase uma regra a questão dos debates acalorados, que faz parte da democracia'.

Embora entenda que o processo é natural, o chefe do Executivo mandou um recado ao presidente da Câmara: 'Toda ação gera uma reação'. Wickert não escondeu sua insatisfação com o fato de Kappel ter protagonizado, em menos de dez dias, dois episódios polêmicos: a exoneração de dois assessores de Zé da Rosa (PSD) e a ameaça de demissão de três indicados de Sandra Wagner (PSB) na Câmara de Vereadores.

 

DIRETO AO PONTO

O prefeito Giovane Wickert falou sobre uma série de assuntos, ontem, à Folha do Mate.

1 Ameaças e exonerações: 'Até agora, ninguém na Prefeitura foi dispensado. Quem tem que se explicar é o presidente da Câmara, que demitiu dois assessores do vereador Zé da Rosa e não deu satisfação a ninguém. Quem está retaliando e ameaçando o governo é ele'.

2 Pedido de aprovação do PL 066: 'Só falei a respeito do projeto com dois vereadores, a líder de governo Sandra Wagner e o Ezequiel Stahl, que participaram da reunião dos secretários, na segunda-feira, e comentaram sobre outras questões legislativas, o que nos levou a falar também sobre esta proposta. No mais, não pedi nem ameacei ninguém para que aprovassem o projeto'.

3 Governo bancou Kappel: 'Não é verdade. O governo nunca interferiu no Legislativo. Ficamos isentos. Basta ver que as composições de votação são diferentes a cada análise de projeto. Quem bancou a candidatura e fez movimentos pela eleição do Eduardo na Câmara foi o Celso (Krämer), mas como presidente do PTB.

4 Relação com Krämer e Kappel: 'Da minha parte, não tem nada de anormal. Diretamente, não temos nenhuma aresta para aparar. Podemos divergir em uma ou outra situação, mas não vejo interesse de confronto ou conflito com nenhum dos dois. Tudo faz parte da democracia'.

5 Enfraquecimento da base: 'Não vejo as derrotas como enfraquecimento. Isso é uma amostra muito clara de que não há interferência do Executivo no Legislativo. Os vereadores podem se posicionar como quiserem. Mas é claro que existem os riscos, e a perda de espaço no governo é um deles'.

 

'Nenhuma turbulência faz uma Administração ser inviabilizada. É normal que um ou outro projeto tenha um debate mais aprofundado, que gera momentos de tensão, mas as coisas se ajeitam. Isso não é um toma lá, dá cá. São situações que fazem parte da política. O Eduardo que cuide da Câmara e eu tomo conta da Prefeitura.'
GIOVANE WICKERT - Prefeito de Venâncio Aires

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Carlos Dickow

Compartilhar

Ospa faz apresentação em Venâncio no final do ano

Publicado em 22/05/2019 às 13h17

Apresentação ocorre dentro da programação de Natal do município A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) estará em Venâncio Aires no dia 18 de dezembro, quando realiza uma apresentação dentro da programação natalina do município. A intenção é que a apresentação ocorra na Travessa São Sebastião Mártir. O espetáculo é gratuito e integra a Série Interior que vem sendo realizada pelo grupo ao longo deste ano.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Ana Carolina Becker 
Foto: Antonieta Pinheiro

Compartilhar

Registrada primeira suspeita de gripe A em Venâncio

Publicado em 22/05/2019 às 13h16

.O Centro de Atendimento de Doenças Infecto-Contagiosas (Cadi) de Venâncio Aires informou, hoje, que existe uma suspeita de Gripe A no município. O paciente é um idoso, morador da Capital do Chimarrão e que está internado em uma ala isolada da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Após apresentar sintomas de dispneia, tosse e baixa taxa de saturação, foi feita uma coleta da secreção e enviada para o Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado, que comprova ou não a suspeita, deve ser divulgado até a próxima semana.

No Rio Grande do Sul, já foram registradas três mortes por Gripe A. Uma delas foi um bebê de 11 meses em Sapiranga e outros dois idosos em São Gabriel e Barra do Ribeiro. Em Venâncio Aires, a preocupação é pela baixa adesão de crianças e idosos na Campanha Nacional de Vacinação que encerra no dia 31.

Segundo informado pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da campanha, Carla Lili Müller, até o momento foram vacinados 71,3% do público prioritário na vacinação, o que corresponde a 14.437 mil pessoas.'Estamos a 40 dias vacinando e não chegamos nem perto do estimado. É preciso que os pais se conscientizem e levem seus filhos aos postos', declara.

O secretário da Saúde, Ramon Schwengber, alerta toda a população, principalmente as pessoas que integram os grupos prioritários, para que aproveitem os últimos dias de vacinação. 'Estamos iniciando um período crítico de temperaturas baixas. Temos mais alguns dias de campanha e a vacina é a única forma de prevenção contra os vírus da gripe', conclui.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Ana Carolina Becker 
Foto: Luana Andrade

Compartilhar

Empréstimo de R$ 2,3 milhões reprovado na Câmara

Publicado em 22/05/2019 às 13h15

Após empate em 7 a 7 na votação entre os vereadores, presidente Eduardo Kappel (Progressistas) deu o voto de minerva e derrubou o projeto por 8 a 7A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires reprovou, por 8 a 7, com voto de minerva do presidente Eduardo Kappel (Progressistas), o Projeto de Lei número 066/2019, do Poder Executivo e que tinha como objetivo a autorização para contratação de financiamento, no valor de R$ 2,3 milhões, junto à Caixa Econômica Federal (CEF). A votação ocorreu na sessão desta segunda-feira, 20, e derrubou a intenção da Prefeitura de buscar recursos para 'modernização e reestruturação da gestão tributária', conforme justificativa da proposta.

O debate em torno da iniciativa foi polêmico do início ao fim. Primeiro, a vereadora Izaura Landim (MDB) - citando informações repassadas pela contadora do Município, Janice Antoni -, disse que o projeto, se aprovado, permitiria uma 'justiça tributária', já que os serviços de georreferenciamento (levantamento aerofotogramétrico e ortofotos, perfilometria laser e modelos topográficos, além do levantamento fotográfico multidirecional de 360 graus) embasariam a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de forma adequada. 'Quem tem casa com piscina e não paga IPTU por ela, passaria a pagar', exemplificou.

Na sequência, quem fez o contraponto foi o vereador Ciro Fernandes (PSC). Ele defendeu que antes de contratar um financiamento, sob justificativa de elevar a arrecadação, a Prefeitura deveria propor ações concretas para a redução das despesas. 'Quando vocês têm as contas desajustadas em casa, o que fazem? Pegam um empréstimo ou tentam economizar?', questionou. Segundo ele, melhor seria investir em uma frota movida a gás natural ou prédios públicos com energia fotovoltaica. 'Com um financiamento, o retorno vem a longo prazo. Penso que deveríamos, a curto prazo, fechar torneiras e não aumentar impostos', completou.

 

VISTAS E SUSPENSÃO

Nelsoir Battisti (PSD) seguiu o raciocínio de Fernandes, afirmando que 'contratar financiamento só vai piorar a situação, porque vamos ter a conta para pagar e nossos contribuintes serão cobrados até pela casinha do cachorro no fundo do pátio'. Já a líder de governo na Casa, Sandra Wagner (PSB), declarou que 'o ex-prefeito Glauco Scherer, já falecido, pensava em fazer este levantamento no seu governo'. Conforme ela, 'o estudo seria um facilitador no sentido da justiça tributária e beneficiaria quem paga seus impostos direitinho'. Em seguida, Battisti pediu vistas do projeto - o que faria com que a votação fosse adiada -, mas a solicitação foi negada, após consulta ao jurídico, pois a proposta já tramitava havia mais de 30 dias.

Com a polêmica instalada, Kappel suspendeu a sessão por dez minutos e informou que queria fazer parte da votação, por isso passaria a presidência para o vice, Adelânio Ruppenthal (PSB). Mais uma vez o jurídico entrou em cena, alertando que a transmissão do cargo não era prevista no Regimento Interno do Legislativo. Foi quando Tiago Quintana (PDT) se manifestou: 'Cumpre o Regimento. Se tu quer votar, renuncia à presidência. Só conduz a sessão, não tem que ser líder de governo'. Kappel rebateu dizendo que o pedetista estava de 'palhaçada' e queria fazer 'um cirquinho'. Também disse que Quintana era 'fraco e cagão' e que 'se quiser, também podemos resolver isso lá na rua'. Após o bate-boca, a proposta foi colocada em votação e derrubada por 8 a 7, impedindo que o Município leve adiante o financiamento.

 

VOTAÇÃO

Contrários (8): Tiago Quintana, Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Sid Ferreira, todos do PDT; Zé da Rosa e Nelsoir Battisti, ambos do PSD; Ciro Fernandes (PSC), Gilberto dos Santos (PTB); e voto de minerva do presidente Eduardo Kappel (Progressistas).

Favoráveis (7): Helena da Rosa, André Puthin e Izaura Landim, todos do MDB; Ezequiel Sthal e Ademar Gisch, ambos do PTB; e Sandra Wagner e Adelânio Ruppenthal, ambos do PSB.

 

FARPAS

1 No momento da discussão com Eduardo Kappel, ao ser chamado de 'fraco e cagão', Tiago Quintana chegou a perguntar: 'Alguém ouviu o que ele disse? Pode ir à Comissão de Ética'.

2 Quando a sessão encerrou, perguntado se levaria a situação adiante, disse que 'ele (Kappel) não vale as duas laudas que serão gastas numa representação, não vou me rebaixar ao nível dele'.

3 O pedetista afirmou ainda que entende que 'a Comissão de Ética tem coisas mais importantes para analisar, como por exemplo a denúncia contra o presidente, que já foi aceita pelo Judiciário e nunca chega aqui'.

4 A afirmação é em referência ao caso dos áudios em que Kappel negocia uma sentença com um condenado por tráfico de drogas e insinua que o irmão, o desembargador Rinez da Trindade, poderia influenciar na decisão do Tribunal de Justiça. Kappel é réu no processo.

 

ATUALIZAÇÃO

? Ao comentar sobre a reprovação do PL 066/2019, o prefeito Giovane Wickert (PSB) afirmou que a intenção do Município era realizar a atualização cadastral dos contribuintes, 'o que nos permitiria ver se há pessoas sendo tributadas a mais ou a menos, nos dois sentidos'.

? Ele disse que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) orienta que a revisão seja feita por todos os prefeitos, 'para evitar que o impacto seja muito grande, por conta da demora para a atualização das informações'.

? 'É questão de legalidade e justiça tributária. Quem votou contra está dizendo que aceita que de duas lojas, uma ao lado da outra, vendendo a mesma coisa, uma dê nota fiscal e outra não. Eu tentei fazer a coisa certa e não fui omisso. Se houver apontamento, vou apresentar ao Tribunal o resultado da votação lá na Câmara', argumentou.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Carlos Dickow

Compartilhar

Começa hoje votação popular que escolherá a 10ª debutante

Publicado em 22/05/2019 às 13h13

Depois de receber dezenas de fichas de inscrição de meninas interessadas em ser uma das debutantes da terceira edição do projeto, a seleção entra em uma nova fase. Já estão escolhidas nove das dez meninas que serão as debutantes da edição de 2019 e ainda falta uma princesa. 

A partir de hoje, quarta-feira está aberta a votação online na página do Rotaract Venâncio Aires na rede social Facebook. A votação se estenderá até as 21hs deste domingo e irá vencer a história que receber o maior número de curtidas. Nas histórias publicadas, o nome da jovem não irá aparecer. 

A apresentação oficial das 10 debutantes ocorre no dia 29 deste mês, em evento realizado na Rádio Terra FM. A 3ª edição do Baile de Debutantes do Rotaract Club Venâncio Aires em 14 de setembro, no Clube CTA. A fanpage pode ser acessada pelo endereço facebook.com/rotaractvenancio

 

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos:  Cristiano Wildner
Foto: Cris Frantz Fotografias

Compartilhar

Rodovia que liga Grão-Pará a Vila Palanque deve receber manutenção nos próximos dias

Publicado em 22/05/2019 às 13h12

Após diversas manifestações de moradores, a VRS-816 deve receber manutenção nos próximos dias. O vereador Nelsoir Batistti entrou com pedido para que o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem tape buracos e roce as laterais da rodovia que liga Grão-Pará a Vila Palanque.

Segundo o Superintendente do DAER, Fabiano Oliveira, o órgão está realizando serviços na RS-332, que vai de Encantado até Arvorezinha. Contudo, após o término, realizará os consertos necessário na VRS-816.

Outro ponto que atrasa a celeridade do processo é a umidade. “Estamos com equipes, formadas por servidores, realizando serviços de tapa buracos na região [...], mas em função desse tempo úmido, com chuvas, a empresa que fornece massa asfáltica não roda a usina e perdemos um, dois ou até três dias na semana”, destacou Fabiano Oliveira.

Vereador que solicitou o serviço, Nelsoir Batisti, em entrevista ao Grupo RVA, explicou a motivação do pedido: “Faz várias semanas que a gente tem entrado em contato com o DAER Lajeado, que é responsável por essa rodovia [...] e aguardamos que seja tomada uma providência, porque não dá para aguentar esses buracos.”

 

Fonte: Portal RVA
Foto: RVA

Compartilhar

CTG Erva-mate passa a realizar homenagens durante cavalgadas da Chama Crioula

Publicado em 22/05/2019 às 13h10

A partir deste ano, o CTG Erva-mate, de Venâncio Aires, homenagear pessoas que fizeram ou fazem parte da história da entidade, durante as cavalgadas em busca da Chama Crioula. Neste ano, a geração e acendimento será no município de Tenente Portela, nos dias 16 e 17 de agosto.

O primeiro homenageado pelo grupo de Venâncio será José Pedro Schuch. Falecido em 2012, Schuch foi integrante do Erva-mate e participava das cavalgadas. O filho dele, Rodrigo Schuch, também membro do CTG, considera essa uma condecoração especial.

Nas demais edições das cavalgadas, outras pessoas devem ser homenageadas. Os grupos de Venâncio Aires já organizam os roteiros em busca da Chama e devem percorrer mais de 400 quilômetros.

 

Fonte: Portal RVA
Foto: João Paulo Heck

Compartilhar

Oportunidade para conhecer e desfrutar o sabor do interior

Publicado em 21/05/2019 às 07h59

10 empreendedores do interior abrem as portas de suas propriedades a partir do próximo sábadoBolo, suco e quentão foram algumas das delícias apresentadas à base de bergamota no encontro realizado na tarde de ontem, 20, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Na ocasião, a terceira edição do projeto Bergamoteando de Inverno foi lançada oficialmente.

A iniciativa da Prefeitura de Venâncio Aires é liderada pelo Departamento Municipal de Turismo e tem o apoio da Emater/RS e Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate. Nesta edição, 10 propriedades rurais do interior do município participam da iniciativa, que visa dar visibilidade às propriedades do interior utilizando a fruta da estação como anfitriã.

Segundo a coordenadora do Departamento de Turismo, Angelica Diefenthäler, muitas novidades compõem a terceira edição do projeto. Além do aumento no número de propriedades participantes, algumas vão oferecer produtos diversificados como café colonial, quitanda com produtos das agroindústrias familiares e o chimanique - iniciativa que começou durante a 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) que oferece aos visitantes produtos locais e todos os utensílios para o preparo do chimarrão. 'A nossa proposta é oportunizar aos visitantes vivências diferentes, como colher a fruta direto do pé e conhecer as belezas do interior', afirma.

Angélica destaca ainda que cada propriedade tem suas particularidades e oferece atrações diferenciadas. Além disso, muitos dos empreendedores são também artesãos e vão expor seus trabalhos para os visitantes.

O chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin destaca a importância do projeto em escolher a fruta símbolo do inverno para levar os visitantes até o interior. 'O apelo da bergamota pode ser extensivo para outras iniciativas desenvolvidas nas propriedades', destaca.

Presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Valmor Heck elogia a iniciativa por ser uma forma de divulgação e incentivo aos produtores rurais. 'Esse é o caminho, a população procura produtos saudáveis e muitas vezes não sabe onde encontrar', diz.

A vereadora Sandra Wagner (PSB) enfatiza a importância de iniciativas que promovam o trabalho desenvolvido no interior e utilizam uma fruta tão importante nesta época como símbolo do projeto. 'A natureza é sábia, nesta época do ano é quando mais precisamos de vitamina C no nosso organismo e a bergamota e laranja são ricas. Podemos convidar o público a buscar saúde no nosso interior', afirma.

O vereador Nelsoir Battisti (PSD) era secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo na primeira edição do Bergamoteando. Para ele, é uma forma de agregar valor aos produtos. 'São passos para fomentar as propriedades e as belezas naturais do município, tem tudo para dar certo', diz.

Nilson Lehmen, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, reforça que o município é privilegiado por ter um governo preocupado em ações para o desenvolvimento do turismo. 'O nosso prefeito é entusiasta do turismo e temos um projeto de R$ 10 milhões para áreas turísticas', destaca. Lehmen enfatiza a coragem dos empreendedores em inovar e oportunizar novas experiências para os visitantes. 'Nós acreditamos nas pessoas que dão um passo para fazer a diferença e no sucesso deste projeto', finaliza.

 

EXPERIÊNCIAS

Leonisia Inês Bohm, 54 anos, tem uma propriedade em Linha Ponte Queimada, a oito quilômetros do Centro de Venâncio Aires. Esta é a primeira vez que participa do projeto e a expectativa é grande para receber os visitantes. 'Pra quem não tem acesso é uma boa oportunidade, colher uma fruta fresquinha na colônia é muito bom, o gosto é muito diferente', diz. Ela relata que tem pomar com laranjas e bergamota ponkan, além de plantação de aipim, milho e hortaliças.

Rejane Schwinn, 46 anos, é a proprietária da Figueira Centenária, em Linha Santa Tavares, e participa desde a primeira edição do Bergamoteando. Ela diz que a iniciativa é muito válida para divulgar as propriedades do interior. 'Interagimos com as pessoas, gente que não conhecíamos, é muito bom. Esperamos que continue assim', declara.

 

Propriedades participantes

Propriedade de Lauro e Ilônia Rudiger - Chácara do Mel - Linha Travessa
Sérgio e Marilene Coutinho Mees - Vila Palanque
Raul Coutinho e Janaina Stein - Linha Herval
Antônio e Monica Cristina Moraes - Linha Estrela
Sérgio e Cláudia Müller - Linha 17 de junho
Leandro Hickmann e Carina Pires - Linha Antão
Leonisia Inês Bohm - Linha Ponte Queimada
Arno e Ledi Maggione - Linha Arroio Grande
Rogério e Rejane Schwinn - Figueira Centenária - Linha Silva Tavares
Clóvis e Flávia Eggers - Mirante Lauro Erdmann - Vila Deodoro

 

Influenciadores digitais vão divulgar as propriedades nas redes sociais

Uma novidade neste ano é a escolha de influenciadores digitais para ajudar na divulgação do projeto. Angelica destaca que a intenção é trazer visitantes de outros municípios para conhecer as propriedades. 'Escolhemos 10 influenciadores que vão visitar as propriedades e compartilhar as experiências nas redes', diz. Foi realizado um sorteio e cada participante ganhou um local para visitar. 'É uma proposta diferente para popularizar e alcançar um maior público', explica.

Alef de Oliveira - Chácara do Mel
Nilson Lehmen - Mirante Lauro Erdmann
Luana Xavier - Figueira Centenária
Mônica Regina Moraes - Propriedade de Arno e Ledi Maggione
Rejane Rüdiger - Propriedade de Leonisia Inês Bohm
Jaqueline Inês Chaves - Propriedade de Leandro Hickmann e Carine Pires
Marco Doesse - Propriedade de Sérgio e Cláudia Muller
Valmor Heck - Propriedade de Raul Coutinho e Janaina Stein
Vicente Fin - Propriedade de Antônio e Mônica Cristina de Moraes
Angelica Diefenthäler - Propriedade de Sérgio e Marilene Coutinho Mees

 

Saiba mais

1 As propriedades participantes do Bergamoteando de Inverno ficam de 7 a 27 quilômetros de distância do Centro de Venâncio Aires.

2 Os locais estarão abertos para visitação já no próximo sábado, 25.

3 Os empreendedores recebem os visitantes exclusivamente aos sábados e domingos, das 13h às 17h, até o dia 11 de agosto.

4 Dúvidas sobre a visitação e mapa com o roteiro para chegar em cada propriedade podem ser solicitadas junto ao CAT, que fica na rua Osvaldo Aranha, 1021.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Cassiane Rodrigues 

Compartilhar

Dois casos suspeitos de dengue são investigados

Publicado em 21/05/2019 às 07h57

Enquanto a cidade vizinha, Santa Cruz do Sul, está com um quadro de surto de dengue, a Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires aguarda o resultado de dois casos suspeitos da doença que foram encaminhados para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.

Segundo a enfermeira Carla Lili Müller, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica e imunizações, o resultado das análises deve chegar ainda nesta semana. Um caso em investigação é de um morador de Venâncio Aires e o segundo, de Mato Leitão. Ao todo, três casos suspeitos já foram encaminhados para análise neste ano. O primeiro foi encaminhado em abril e teve resultado negativo. Trata-se de um morador de Venâncio que viajou e retornou com sintomas da doença.

A Capital do Chimarrão está entre as cidades brasileiras consideradas infestadas e com o surto na cidade vizinha, o alerta deve ser mantido e as medidas de prevenção seguidas à risca. De acordo com a enfermeira, os sintomas são parecidos com os das Influenzas, da leptospirose e febre amarela, mas como há a infestação do mosquito, todos sintomas devem ser considerados e o tratamento iniciado, mesmo sem o resultado em mãos. "O diagnóstico é realizado pelo exame de laboratório, mas não se espera o resultado para iniciar o tratamento. Qualquer sintomatologia suspeita, o médico deve ser procurado", explica.

 

SOBRE OS CASOS

Segundo a enfermeira Carla Lili, os casos são divididos em autóctones (contraído na cidade onde mora) ou importados. Entre as duas suspeitas investigadas, o morador de Venâncio não teria viajado, enquanto que o de Mato Leitão viaja com frequência e, se o resultado for positivo, é possível que seja um caso de dengue importado.

 

Saiba mais

Em Santa Cruz do Sul, segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, há 13 notificações e cinco casos já confirmados. O número de notificações caracteriza o surto.
Se houver mais notificações, a situação pode chegar a uma epidemia.

 

Principais sintomas

Febre alta - entre 39 e 40 graus
Dor de cabeça
Dores no corpo
Abatimento
Dor retro-orbitária (dor nos olhos) 
Com presença ou não de exantema (manchas vermelhas no corpo)
Anorexia - falta de apetite
Náuseas
Vômitos
Diarreia

 
 
Fonte: Folha do Mate
Créditos: Letícia Wacholz 
Compartilhar

Fiscalização identifica infrações ambientais em Venâncio Aires

Publicado em 21/05/2019 às 07h56

Técnicos da equipe do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado Sema/Fepam do Centro Leste, com sede no município de Santa Cruz do Sul, flagraram diversas infrações como a deposição de resíduo industrial (MDF), de poda (material derivado da madeira) e de construção civil em local não licenciado e em Área de Preservação Permanente (APP). As atividades de licenciamento e fiscalização na região. Os empreendimentos envolvidos foram notificados e comunicados que serão autuados. 

Alertados por denúncias, os analistas vistoriaram empreendimentos de setores produtivos como frigoríficos, depósito de agrotóxicos, fábrica de móveis, olarias e serrarias localizados nos municípios de Venâncio Aires, Santa Clara, Teutônia, Vespasiano Corrêa e Muçum. A operação foi realizada em parceria com o Comando Ambiental da Brigada Militar de Estrela. 

Os técnicos constataram ainda a realização de atividades produtivas sem licença ambiental, com consequente suspensão delas, bem como o descumprimento de condicionantes para atividades licenciadas no que diz respeito à destinação de resíduos. Além da deposição inadequada, foi evidenciada a queima de resíduos em locais não licenciados para este fim com emissões atmosféricas bastante nocivas à saúde. Esse tipo de operação foi imediatamente cessado, sendo orientada a destinação adequada para local licenciado.

 

Fonte: Rádio Terra FM
Foto: Ascom Sema

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||