Notícias - Geral

Banrisul apresenta Plano Safra 2019/20 para entidades do municipio e região

Publicado em 12/07/2019 às 13h28

Com o slogan `O agro é o nosso chão`, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), está lançando em todas as agências do estado, o Plano Safra 2019/20. A agência local fez o lançamento na manhã desta quinta-feira, 11, durante recepção a representantes de entidades, gestores públicos, empresários e produtores rurais de Venâncio Aires e de Mato Leitão.

O gerente da agência local Gustavo Portella Faé, exibiu um vídeo instuticional do novo presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, que assumiu a presidência na quarta-feira, 10. Depois, ele explicou os propósitos do banco com o Plano Safra 2019/20 e os valores que serão disponibilizados para os produtores rurais. “Basta somente eles os captarem”, resumiu, acrescentando que com o plano, o banco estava voltando às origens com as quais foi criado, quais sejam, fomentar a agricultura do Rio Grande do Sul. Faé apresentou dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), que apontam que Venâncio Aires é o município que tem o maior numero de produtores rurais da regiãoo e um dos maiores do estado.

Ainda seundo Faé, o banco pretende no prazo de três anos, triplicar o crescimento da carteira agrícola no estado. “Pretendemos financiar as principais culturas e com isso, nos aproximar e estreitar as relações com o nosso público alvo, que são os produtores rurais. “Por meio de vocês, queremos disseminar e incrementar a parceria do banco com os agricultores”, acentuou.

 

GESTORES MUNICIPAIS

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural André Kaufmann, saudou a iniciativa do banco em financiar e buscar os produtores rurais como parceiros. Apresentou números que o município tem mais de 7,7 mil propriedades rurais, mais de 6,8 mil blocos de produtor rural ativos e que a diversificação de culturas é uma das características da agricultura de Venâncio Aires. Kaufmann convidou a gerência do Banrisul para participar da próxima reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e que o referido conselho é composto por representantes de todos os setores da produção primária do município, que são um total de 27.

O prefeito Carlos Alberto Bohn, colocou que Mato Leitão é um município essencialmente agrícola e a municipalidade também sentia a dificuldade com a liberação de recursos e também elogiou o Banrisul por retomar o lugar que ocupou até há alguns anos. “É uma boa noticia”, frisou.

Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Mato Leitão, Claudiomiro de Oliveira, o plano é uma opção de parceria na busca de recursos para fomentar a agricultura. Salientou que ano a ano, é nítida a redução do número de produtores que acessam recursos nos agentes financeiros para financiarem as suas produções. “E o pior é que não reduziu o volume de recursos”, observou.

“O plano Safra 2019/20 é o começo de um novo tempo na agricultura do Rio Grande do Sul”. GUSTAVO PORTELLA FAÉ, Gerente da agência local do Banrisul

“É salutar ver o banco vir ao encontro dos produtores rurais e dos gestores municipais.” CARLO ALBERTO BOHN, Prefeito de Mato Leitão

 

Propósitos

Os propósitos do Banrisul com o Plano Safra 2019/20 são: expandir a sua atuação no agronegócio; estreitar as parcerias com os produtores rurais; promover a sustentabilidade e produtividade do agronegócio; fortalecer as parcerias com todos os agentes da cadeia produtiva; e, contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Edemar Etges

Compartilhar

Mostra Municipal de Trabalhos será em agosto

Publicado em 11/07/2019 às 16h42

Além de literatura, o Ginásio de Exposições do Parque Municipal do Chimarrão irá receber nos dias 22 e 23 de agosto, a Mostra Municipal de Trabalhos. Tradicionalmente, os projetos científicos são apresentados durante a Feira do Livro, que neste ano ocorre de 22 a 25 de agosto.

De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Greici Mattos, um dos diferenciais deste ano é que os trabalhos da educação infantil serão apresentados separadamente, em um evento no dia 16 de agosto, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, das 15h às 19h. “Separamos as mostras para que os pais dos alunos da educação infantil tenham a oportunidade de participar e ver os trabalhos dos filhos”, justifica.

Na ocasião, uma comissão avaliadora irá premiar dois trabalhos, que serão selecionados para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre em outubro, em Novo Hamburgo.

Os outros sete trabalhos da rede municipal serão selecionados entre projetos de cunho científico desenvolvidos por estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos dias 22 e 23 agosto. Greici afirma que a verdadeira aprendizagem dos estudantes está na realização destes trabalhos. “Eles trazem o problema e realizam uma pesquisa sobre isso. Não são os professores que estão propondo a temática, e isso é muito importante para a aprendizagem”, comenta.

 

ENTENDA

• Primeiro, os trabalhos são selecionados internamente em cada escola da rede municipal.

• Ao serem selecionados, eles participam da Mostra Municipal de Trabalhos, que ocorre em agosto, e os melhores são selecionados para a Mostratec.

• Uma comissão julgadora é responsável por avaliar os trabalhos que serão levados à Mostratec.

 

MOSTRATEC

1 A Mostratec ocorre de 22 a 24 de outubro. Ela é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, na cidade de Novo Hamburgo. A 34ª Mostratec espera receber 40 mil pessoas, entre estudantes, professores, educadores e empresários de mais de 20 países.

2 Estarão expostos na feira cerca de 750 projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por alunos do ensinos Fundamental, Médio e Profissional de Nível Técnico que englobam 14 áreas do conhecimento.

3 Haverá, ainda, eventos integrados: Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

4 A secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen, participaram do lançamento da Mostratec, na segunda-feira, 8, na Fenac.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Ana Carolina Becker
Foto: Arquivo FM

Compartilhar

Retirada das árvores tipuanas no calçadão é suspensa por decisão do Ministério Público

Publicado em 11/07/2019 às 16h41

Estão paradas as obras de retirada das árvores junto ao Largo do Chimarrão, em Venâncio Aires. O corte teve início na manhã desta quinta-feira, 11. Estava prevista a retirada das Tipuanas do lado esquerdo da rua Osvaldo Aranha, do trecho da rua Jacob Becker até a General Osório. Contudo, um grupo entrou com pedido para o promotor Fernando Butini interromper o corte. Os empresários que encabeçam o movimento de reformulação buscam documentos para garantir o prosseguimento dos trabalhos.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos e foto: Eduardo Wachholtz 

Compartilhar

Museu prepara exposição comunitária para marcar Dia Mundial do Rock

Publicado em 11/07/2019 às 16h39

O Museu de Venâncio Aires prepara uma exposição diferente para marcar o Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho. A proposta é de reunir instrumentos, discos de vinil, CDs e outros artigos do gênero, para compor a exposição que marcará a data. Os materiais estarão expostos por no mínimo duas semanas. A comunidade pode participar e expor objetos nos espaços do museu venâncio-airense. Informações sobre como participar desta programação podem ser obtidas pelas redes sociais da entidade, pelo telefone (51) 3741-5713 ou email contato@museuvaires.com.br.

A música faz parte do acervo do Museu de Venâncio Aires, isso porque a entidade possui entre os objetos da história local, mais de dois mil discos, vitrolas e equipamentos para animar bailes no passado. Estes materiais se unem as 30 mil peças e objetos no acervo total, 30 mil documentos e fotos no arquivo histórico, 10 mil jornais e revistas e 5 mil volumes literários na biblioteca.

 

APOIO

O Museu de Venâncio Aires sempre precisa o apoio da comunidade. Em 2019 o espaço completa 25 anos de atividades e luta para promover a ampliação do prédio. Com o objetivo de criar um melhor espaço para abrigar o acervo, uma Ação entre Amigos está sendo realizada. O prêmio principal será uma caminhonete que fez parte da história do museu, doada pelo principal colaborador e atual tesoureiro, Flávio Seibt.

A meta é de vender mil números até o dia 26 de outubro, data de aniversário do museu. Além da caminhonete, um forno elétrico doado pela Venax será sorteado. O número da Ação entre Amigos é comercializado ao valor de R$100,00 pelos membros da diretoria e parceiros do Núcleo de Cultura. Conhecido como o museu construído por muitas mãos, foi fundado em 1994 e iniciou com doações de peças antigas feitas pela comunidade. O acervo é formado por diversos departamentos: museu, arquivo histórico, jornais, revistas, discos e acervo bibliográfico. O material está exposto no Edifício Storck, em estilo europeu construído pelo arquiteto Simão Gramlich a partir de 1929, também adquirido com contribuições.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Prefeitura inicia nos próximos dias a instalação de pontos biométricos em espaços públicos

Publicado em 11/07/2019 às 16h38

A Administração Municipal vai iniciar nos próximos dias a implantar mais de 100 equipamentos para registro biométrico da carga horária nas repartições públicas. O sistema garantirá melhor acompanhamento do cumprimento dos turnos de trabalho no Município. A instalação será feita pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, que teve na última sessão autorizada a contratação de um funcionário temporário para colaborar nesta implantação.

No total a Prefeitura de Venâncio Aires adquiriu ainda em junho 110 relógios ponto com sistema de biometria. A aquisição garante a implantação do sistema em todos os espaços públicos municipais, além de garantir um sobra para manutenção. Um roteiro de implantação foi criado pela Secretaria Municipal de Administração, que coordena as ações.

Os primeiros a receber os novos equipamentos serão implantados nos departamentos administrativos e secretarias, o anexo fiscal junto ao Fórum. Após, as 12 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) terão implantados os relógios digitais. Na sequência serão instalados nos setores de Almoxarifado e Patrimônio, Secretaria de Educação, postos de saúde, Unidades de Atendimento Social e o Parque Municipal do Chimarrão.

Por último, o sistema biométrico será instalado nas 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). “Esta última etapa engloba os prédios públicos que estão mais afastados da sede administrativa. Isso também demanda uma estrutura técnica diferente, o que é facilitado na área urbana e algumas localidades do interior que já estão conectadas na rede administrativa. Será um avanço, vamos acabar com grande parte do registro de ponto em livros,” destaca a secretária municipal de Administração, Loreti Scheibler (MDB).

A compra dos equipamentos para ampliar o controle de carga horária em Venâncio Aires foi garantida por meio de recursos financiados pelo Banco do Brasil. Na última semana a instituição bancária fez a vistoria dos equipamentos e liberou a instalação.

 

FEDERAL

A exemplo do Município, outras Prefeituras no país ampliaram a instalação de sistema biométrico para o controle de ponto. No Estado, as escolas públicas começaram a receber equipamentos para o controle. Entretanto, na última semana o Governo Federal anunciou que os servidores públicos federais de todo o Brasil serão obrigados a bater o ponto por meio eletrônico. A exigência vai atingir 410 mil funcionários de um total de 580 mil servidores do Executivo que estão efetivamente trabalhando no governo federal.

O processo de implantação do controle de frequência eletrônico para todos os servidores deve durar 12 meses e vai pôr fim em definitivo ao controle do ponto que é feito ainda em papel em boa parte dos órgãos do Executivo. Ficarão de fora do controle de frequência os 146 mil professores das universidades públicas federais, que já eram dispensados de bater ponto, de acordo com norma anterior que não foi alterada.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Prefeito de Colatina/ES palestra em Venâncio Aires no dia 25 de julho

Publicado em 11/07/2019 às 16h37

O prefeito de Colatina, no Espírito Santo, Sérgio Meneguelli, irá ministrar uma palestra no próximo dia 25 de julho, em Venâncio Aires.

O convite foi encaminhado pelo vereador Nelsoir Battisti (PSD). Requisitado em todo país para palestras, ele ganhou notoriedade pela simplicidade na forma de governar e a partir da divulgação de ideias nas redes sociais. Ele foi três vezes vereador em Colatina, no noroeste do Espiríto Santo. 

Meneguelli tem viajado o país para apresentar o município em estados como Santa Catarina, São Paulo, Amazonas, Pará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Alagoas e Cuiabá. Já proferiu palestras na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e participou da Semana Brasil em Portugal, onde foi condecorado com a Comenda da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral.

Ele está com a agenda para palestras lotada e já há mais de 100 pedidos em diversos estados do Brasil. Atualmente, Meneguelli está sem partido.

A palestra, com o tema " Como ser a diferença e como fazer a diferença", será na Câmara de Vereadores, no dia 25 de julho, feriado em Venâncio Aires, às 18h, e o ingresso será 1kg de alimento ou 1 litro de leite, revertidos para uma entidade do município. 

 

Fonte: Portal RVA
Foto: Divulgação

Compartilhar

Alliance One divulga relatório de sustentabilidade de 2018

Publicado em 11/07/2019 às 16h35

A Alliance One distribui aos veículos de comunicação e entidades sociais o seu Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano passado. A publicação de 70 páginas apresenta as atividades desenvolvidas pela companhia ao longo de 2018, nas áreas de produção, sustentabilidade, relacionamento social, inovação de processos e negócios.

 O material impresso apresenta entre outros dados, o volume de tabaco embarcado pela empresa no período. Foram mais de 67 mil toneladas, com receita de US$ 250 milhões. O maior volume de exportações foi encaminhado a União Europeia, com 27% dos negócios. Com o mesmo percentual (27%), o Extremo Oriente divide o primeiro lugar em destinos da produção. Na sequência aparece o continente africano e oriente médio, com 21% dos negócios, a América do Norte, com 13%, o Leste Europeu, representando 7% do comércio e 5% destinado à América Latina.

A empresa conta atualmente com 3 mil pessoas envolvidas nos seus processos. A cadeia produtiva da Alliance One se estende pelos três estados do Sul, alcançando mais de 360 municípios. A empresa conta com duas fábricas (Venâncio Aires e Araranguá) com capacidade para processar 220 mil toneladas de tabaco ao ano.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Alliance One recebe aval para certificação ISO 45001

Publicado em 11/07/2019 às 16h34

Após auditoria conduzida durante o mês de junho, a Alliance One Brasil recebeu, nesta semana, a confirmação de que será certificada pela ISO 45001, norma internacional de gestão de saúde e segurança ocupacional. A empresa está entre as primeiras do país a alcançar a chancela, recomendada pela DNV GL – líder global de certificação de sistemas de gestão acreditados.

A conquista é um marco relevante para a companhia, que também é certificada através das ISOs 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente). “Essa distinção reforça a importância das ações de nosso sistema de gestão e ratifica o compromisso com a segurança e saúde de nossos trabalhadores”, salienta o engenheiro de Segurança do Trabalho da empresa, Cristiano da Silva.

O escopo da auditoria englobou as unidades industriais em Venâncio Aires (RS) e Araranguá (SC), que realizam as atividades de administração da produção, compra de tabaco, processamento, estocagem e venda; de Rio Azul (PR) e de Canoinhas (SC), que realizam as atividades de administração da produção e compra de tabaco cru; além do Centro Administrativo, também em Venâncio Aires. Ao todo, a Alliance One Brasil gera cerca de 3 mil empregos diretos durante o período de safra.

Desenvolvida para substituir a OHSAS 18001, a ISO 45001 visa à melhoria do desempenho das organizações, a fim de garantir o gerenciamento dos riscos, perigos e oportunidades, com foco na redução de acidentes e doenças do trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que mais de 2 milhões de pessoas morrem anualmente destas causas. Segundo a própria norma, uma empresa é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

A EMPRESA – Com o compromisso de ser uma fornecedora confiável de produtos e ingredientes agrícolas certificados, sustentáveis e com rastreabilidade para empresas e consumidores, a Alliance One é uma das maiores do mundo em negócios com tabaco, sinônimo de geração de renda e empregos, tendo mais de 95% de sua produção exportada para os cinco continentes. Desde sua criação, vem se tornando referência em inovação, competitividade, vanguarda tecnológica e responsabilidade social, sempre com foco no desenvolvimento sustentável e na satisfação de seus empregados.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

STR reembolsa 30% do total do milho troca-troca Safra 2017/18

Publicado em 11/07/2019 às 16h32

Os agricultores familiares, associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, que efetuaram pedido de semente de milho no sistema troca-troca na Safra 2017/18 e que efetuaram o pagamento até o dia 30 de abril de 2018, têm direito a um reembolso de 30% sobre o valor do saco pago, exceto a diferença da transgenia.

Segundo o presidente do STR, Cláudio Fengler, este reembolso se deu em razão do decreto de calamidade pública realizado pelo Município de Venâncio Aires, por conta do vendaval ocorrido em outubro de 2017. Fengler informa que os associados beneficiados com o reembolso podem ir até o STR de Venâncio Aires a partir de hoje para retirar o valor a que têm direito.

Fengler reforça que a direção do sindicato percebeu que os agricultores familiares, associados à entidade, teriam o direito ao reembolso sobre o preço pago pela semente de milho troca-troca da Safra 2017/18. Por isso, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), buscou este direito junto ao Governo do Estado.

“Esta conquista é fruto do trabalho e dedicação da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires.” CLÁUDIO FENGLER, Presidente do STR de Venâncio Aires

 

SAIBA MAIS

1 Segundo o presidente Cláudio Fengler, serão beneficiados 985 associados do STR de Venâncio Aires, o que equivale a 1.570 sacos de sementes de milho.

2 O dirigente solicita aos associados do STR que fizeram sua última Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Damiliar (DAP/Pronaf) até o dia 5 de julho de 2017, que compareçam ao sindicato para verificar se estão na lista de DAPs suspensas, para que assim possam ser tomadas as providências necessárias.

 

Reuniões

• Nesta quinta-feira, 11, se inicia o roteiro de reuniões proposto pela Fetag. Desta forma, a Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí estará se reunindo com a direção da federação no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul.

• Durante o encontro, serão tratados diversos assuntos que norteiam a vida dos agricultores familiares do estado e da região. Cada STR da Regional Sindical estará representado por sua diretoria.

• No sábado, 13, ocorrerá o primeiro de dez encontros de Formação de Diretorias da Regional Sindical. “Será um momento de avaliar e planejar ações da R.egional Sindical”, observa Fengler.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Edemar Etges
Foto: Sandra Wagner

Compartilhar

Produtores de erva recebem repasse de 50% da aquisição de mudas

Publicado em 11/07/2019 às 16h29

“Nós, da Aspemva, nos sentimos confortados em poder assinar o convênio que vem atender uma necessiudade que vínhamos solicitando há diversos anos, para que os produtores possam se manter na atividade. Recebendo este benefício, os produtoer vão manter seus ervais, efetuar novos plantios, preservando o meio ambiente, pois a erva-mate é ecologicamente correta, além de manterem o sustento de suas famílias”. A manifestação é do presidente da Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo dos Vales (Aspemva), Cleomar Konzen, feita durante a solenidade de repasse aos produtores do subsídio de 50% referente à aquisição de mudas de erva-mate, ocorrida na tarde desta terça-feira, 10, na Prefeitura.

Na mesma linha de pensamento, a secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires e vereadora Sandra Wagner (PSB) salientou que estava se sentindo feliz em ter ajudado a aprovar o projeto de lei que destinou recursos para que esta iniciativa fosse colocada em prática. “Torço muito para que novamente tenhamos os ervais como realidade no município, tendo em vista que passamos por um período onde muitos produtores erradicaram as suas pantações de erva”, declarou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, salientou o trabalho do técnico agrícola do escritório municipal da Ematwr/RS-Ascar, Alex Davi Gregory, que auxiliou na execução do projeto, e destacou a necessidade de reeditar o programa para que a Administração pudesse repassar estes recursos. “O nosso desafio também era alavancar a associação, para que ela se mantivesse em atividade, e fazer os produtores entenderem a importância de se associarem”, afirmou, acrescentando que o município é referência no estado no que se refere a repasses de recuros para os mais diversos setores da agricultura.

 

PROGRAMAS

A necessidade da Administração em dar uma atenção maior ao setor primário foi defefendida pelo vice-prefeito Celso Krämer. “Precisamos fazer mais e caminhar ao lado dos agricultores”, disse. O prefeito Giovane Wickert também falou da reformulação do programa para beneficiar os agricultores dos mais diversos setores e culturas, como o programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro, por exemplo. Também reconheceu as lutas da Aspemva para que o programa fosse efetivado. “Este foi o primeiro passo. Agora, precisamos dar continuidade e beneficiar mais produtores rurais em outros setores”, salientou.

“Vocês estão incentivando outros produtores a se habilitarem, no próximo ano, para acessarem os subsídios para aquisição de mudas de erva-mate.” GIOVANE WICKERT, Prefeito

“Acredito que a erva-mate, no futuro, será de novo uma cultura forte e com destaque no município.” CELSO KRÄMER, Vice-prefeito

“Vemos produtores que ainda demonstram muita vontade em manter esta tradição e que acreditam na erva-mate.” SANDRA WAGNER, Vereadora

“O recurso ainda é pouco, porém, temos que dar um passo de cada vez.” ANDRÉ KAUFMANN, Secretário municipal de Desenvolvimento Rural

 

SAIBA MAIS

1 O Progrma Municipal de Reflorestamento na Propriedade Rural visa incentivar o reflorestamento com culturas arbóreas como alternativa de diversificaçção nas pequenas propriedades rurais, sendo de extrema importância para a preservação do meio ambiente contra erosões, incentivando o plantio de espécies com potencial econômico, tais como eucalipto, erva-mate e fruticultura, entre outras.

2 O projeto financiou 27.130 mudas de erva-mate. No total, foram beneficiados 31 produtores de seis localidades do interior do município. O valor total repassado ontem aos produtores de erva-mate soma mais de R$ 20 mil. Mulheres de produtores beneficiados apresentaram diversas receitas à base de erva-mate para degustação.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Edemar Etges

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||