Notícias - Geral

Vereadores Eduardo Kappel e Tiago Quintana têm novo debate ríspido

Publicado em 16/07/2019 às 19h08

Nesta segunda-feira, 15, a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires começou com uma homenagem à empresa de software Cantustange, pelos 25 anos de trabalhos desenvolvidos no município. Sócios estiveram presentes e agradeceram a condecoração. Após, teve início a votação dos projetos. Entre as pautas aprovadas, está autorização para abertura de crédito especial, para repasse à Secretaria Municipal da Saúde, que vai receber um valor do programa de “Recurso Hospitais Públicos Municipais e Hospitais Parceiros”. Foi autorizado o Poder Executivo a repassar recursos financeiros ao Hospital São Sebastião Mártir, referente ao financiamento da Rede de Atenção ao Parto e Nascimento Regionalizado. Com adesão a esse programa, o Hospital já recebeu R$ 84 mil do Estado, por financiamento do Banrisul. Agora, serão recebidos, em parcela única, mais R$ 204 mil. O Hospital, que atende municípios da região, além de Venâncio Aires, realizou 95 partos, somente no mês de junho. Foi autorizado ainda, o repasse de um imóvel à Casa de Saúde. O terreno, com área de 225m², está localizado na rua Tiradentes.

Outro projeto aprovado, altera redação do Código Tributário Municipal, concedendo condições mais favoráveis ao contribuinte para pagamento do ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza). Ao invés de quatro parcelas, como é atualmente, o pagamento poderá ser feito agora em até seis vezes.

Foi aprovada também, uma reformulação na Lei que obriga instituições bancárias a instalarem biombos, tapumes ou estruturas similares nos locais de atendimento ao público no município. A ideia é preservar a segurança dos clientes. A modificação na matéria é uma proposta do vereador Eduardo Kappel, PP.

No período das comunicações, alguns assuntos de relevância estiveram em pauta. O vereador Sid Ferreira, do PDT, falou sobre as obras realizadas nas ruas do município e sugeriu que a empresa responsável faça o conserto das calçadas já com colocação de piso tátil.

Já o vereador Tiago Quintana, do PDT, fez um comentário sobre pedido de informações feito, que teria gerado descontentamento por parte de Gilberto dos Santos, do PTB. No momento da fala de Quintana, Gilberto dos Santos já havia deixado o plenário e não acompanhava mais a sessão. Então, depois, o presidente, Eduardo Kappel retrucou o vereador do PDT.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Veridiana Röhsler 

Compartilhar

Estudo quer identificar potencial de captação solar do Parque do Chimarrão

Publicado em 16/07/2019 às 19h07

O Parque Municipal do Chimarrão está a caminho para se tornar autossustentável financeiramente. Para tanto, estudo quer identificar o potencial de captação de energia solar a partir dos telhados parque. Também foi anunciada a identidade visual oficial desenvolvida pela Prefeitura. 

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos e foto: Cristiano Wildner 

Compartilhar

Histórias de vida entrelaçadas com o comércio e o empreendedorismo

Publicado em 16/07/2019 às 19h05

Hoje é dia daqueles que têm o comércio não apenas como um negócio. Dia para lembrar as pessoas que exercem uma das profissões mais antigas do mundo e se empenham, diariamente, pelo crescimento de empresas com histórias que se entrelaçam com suas vidas.

O Dia do Comerciante, comemorado hoje, evidencia os profissionais com veia empreendedora para o comércio – perfil, muitas vezes, herdado dos pais e dos avós -, que dedicam-se à gestão dos estabelecimentos e fomentam um dos setores primordiais na economia do município.

Na empresa Arly Hickmann Comercial de Ferragens, já são quase 70 anos de uma história preservada por diferentes gerações da família Hickmann. A loja iniciou em 1949, com Arly Hickmann (já falecido), no segmento de ferragens, bicicletas e tornearia. O empreendimento comercial passou por irmãos e, atualmente, os proprietários são os herdeiros do Arly Hickmann, com a liderança do filho Gilmar Antônio Hickmann.

Quem desempenha o papel de comerciante e administra a loja, no entanto, é a filha de Gilmar e neta de Arly, Aline Hickmann Leonhardt. Formada em Publicidade e Propaganda, assumiu a administração em 2009 e, após, fez pós-graduação em Gestão Empresarial e cursos na área do comércio.

Aline lembra que não chegou a conviver na loja durante a infância, pois morava em Estrela, mas já brincava de vendedora e sempre teve facilidade em se comunicar. “Eu já vendia pulseiras e brincava de ser vendedora.”

Foi no fim da faculdade, quando ela teve que fazer o trabalho de conclusão de curso, que surgiu a ideia de falar sobre a empresa da família e, a partir de então, começou a se interessar mais pela loja.

Para Aline, ser um bom comerciante exige, além de ser comunicativo, manter uma boa relação com clientes, passando confiança e empatia. “Temos clientes que vêm aqui todos dias para tomar chimarrão e conversar”, conta.

Ela destaca, também, que sempre procura valorizar os funcionários, tendo um local de trabalho bom, dispondo sempre de chimarrão e ambiente agradável, além de oferecer treinamentos para a equipe expandir conhecimentos. “Aqui somos todos muito amigos, temos pouca rotatividade de funcionários e nos reunimos fora do expediente para celebrar essa amizade.”

 

EVOLUÇÃO

Há mais de 30 anos trabalhando na loja Arly Hickmann, a gerente Jaqueline Rosemeri Hickmann Frey comenta que, nestas décadas de comércio, muitas coisas mudaram. A empresa foi seguindo, abrangendo a linha de ferragens e acabou optando por ser especializada apenas nesta área. Além disso, ela ressalta que a tecnologia trouxe melhorias. “Fazíamos tudo manual, as notas, os boletos, o estoque, a ficha de clientes. Agora é tudo mais fácil e prático no digital”, comenta.

A administradora Aline também observa a ampliação do espaço físico. “Com a necessidade de ampliação da loja, em 2014 iniciamos as obras. Desde lá, não paramos com a expansão. A cada dia aumentamos o mix de produtos de acordo com as necessidades dos clientes”, comenta.

Dentro do crescimento no meio digital, a loja percebe a necessidade de ter uma vendedora online, para gerenciar as redes sociais comercialização. Porém, mesmo com esse grande crescimento de vendas pela internet, Aline ressalta que muitos clientes ainda gostam de ir comprar na loja física. “ É uma cultura do cliente brasileiro gostar de vir comprar e conversar com o vendedor”, diz.

 

Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante é comemorado em 16 de julho e foi criado pela Lei 2.048, em 26 de outubro de 1953, em homenagem ao nascimento do Patrono do Comércio Brasileiro, José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido como Visconde de Cairu. Ele foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio do país.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Crédito e foto: Eduarda Wenzel

Compartilhar

GF Essência da Tradição conquista 17 troféus

Publicado em 16/07/2019 às 19h00

Fundando há dois anos, o Grupo Folclórico Essência da Tradição, de Venâncio Aires, comemora as conquistas do Rodeio Artístico realizado nos dias 13 e 14 de julho, na cidade de Lajeado. Evento promovido pela 24ª Região Tradicionalista e o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, contemplou todas as categorias e, também, classificou os representantes regionais, categoria adulta, à Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que será realizado no último fim de semana de agosto, em Farroupilha.

 

ENART

A entidade que estreou com a Invernada Artística Adulta, na Força B, também tem passaporte garantido para a Inter-regional. O grupo e os integrantes da categoria adulta, a partir de agora intensificam os ensaios com foco à segunda fase do Enart.

Segundo coordenador artístico da entidade, Edison Luís de Azambuja Aquino, a entidade ainda conquistou o terceiro lugar, no quesito Troféu Móvel. A conquista ocorre a partir das classificações de seus integrantes. A entidade que se iniciou tendo como carro-chefe as modalidades individuais e grupo Veterano/Xirú, atualmente, está investindo nas invernadas artísticas. Com ensaios no Parque do Chimarrão, a patronagem busca, por meio de mutirão entre os associados, dar seguimento à construção da sede, na Picada Treib.

 

DANÇAS TRADICIONAIS
Invernada adulta – 2º lugar
Invernada Juvenil = 6º Lugar
Invernada Veterana/Xirú = 6º lugar

DECLAMAÇÃO FEMININA PRÉ-MIRIM
Manoela Schwengber = 2º lugar
Daniela Sauzem Dutra Gollmann = 4º lugar
Esther Nowotny = 7º lugar

DECLAMAÇÃO FEMININA MIRIM
Ketlin Machado da Silva = 4º LUGAR
DECLAMAÇÃO FEMININA JUVENIL
Thainara Zarth Lenz = 4º lugar

DECLAMAÇÃO FEMININA ADULTA
Rosangela da Rosa Aquino = 2º lugar
Catia Andrea de Oliveira = 5º Lugar
Cristiana Treib Moraes = 6º lugar

DECLAMAÇÃO FEMININA XIRÚ
Cristina Zarth = 2º lugar

DECLAMAÇÃO MASCULINO ADULTO
Edison Luis Azambuja Aquino = 1º lugar
Luciano Schwengber = 8º lugar

DECLAMAÇÃO MASCULINO XIRÚ
Cleomar da Silva = 2º lugar
Valentim Galarsa Silveira = 3º lugar
José Carlos Moraes = 6º lugar

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL FEMININA PRÉ-MIRIM
Manoela Schwengber = 2º lugar

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL FEMININA JUVENIL
Isadora Catarina Moraes = 2º lugar

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL FEMININA XIRÚ
Rosangela da Rosa Aquino = 5º lugar
Fabiane Fengler Hickmann = 6º lugar

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO JUVENIL
Nicolas Endrigo da Rosa Aquino = 1º lugar

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO XIRÚ
Tarciso Lenz = 2º lugar

GAITA PIANO XIRÚ
Tarciso Lenz = 1º lugar

CHULA JUVENIL
Nicolas Endrigo da Rosa Aquino = 1º lugar

CAUSOS GAUCHESCOS DE GALPÃO
Gustavo Ariel Schuler = 2º lugar
José Carlos Moraes = 4º lugar
Valentim Galarsa Silveira = 6º lugar

DANÇAS DE SALÃO JUVENIL
Nicolas Endrigo da Rosa Aquino e Isadora Catarina Moraes = 3º lugar

DANÇAS DE SALÃO ADULTO
Bruno Cauê Lang Souza e Fernanda Silveira Cassariego = 4º lugar

DANÇAS DE SALÃO XIRÚ
Edison Luis Azambuja Aquino e Rosangela da Rosa Aquino = 2º lugar
Luciano Schwengber e Catia Andrea de Oliveira = 4º lugar

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Beatriz Colombelli
Foto: Taynara Lenz/divulgação

Compartilhar

Venâncio Aires estuda a criação do selo "Empresa Amiga da Mulher"

Publicado em 16/07/2019 às 18h58

Está em elaboração certificação que será concedida aos empreendimentos que comprovarem ações e projetos de valorização a mulher na Capital Nacional do Chimarrão. A medida é fomentada pela vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher. A proposta já foi aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pela cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. 

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos: Cristiano Wildner 
Foto: Folha do Mate/Arquivo

Compartilhar

Prefeitura assina de anuente do HSSM para quitar salários dos funcionários

Publicado em 16/07/2019 às 15h04

A Prefeitura de Venâncio Aires é anuente do Hospital São Sebastião Mártir em um empréstimo para que a instituição consiga respirar financeiramente melhor. Com problemas de recursos, devido as contas pendentes do Governo Estadual, a Casa de Saúde viu no crédito bancário com juros baixos, a saída para saldar os salários atrasados dos funcionários e ainda amortizar outros empréstimos.

Com apoio da Administração Municipal, a direção do Hospital conseguiu junto ao Banco Sicredi a possibilidade de um empréstimo de até R$2 milhões e 700 mil com juros pela metade, ou seja de 1,2% ao mês, e pagamento em 36 parcelas. Agora, a direção do HSSM almeja pagar dívidas de outros empréstimos, que possuem juros muito mais altos e buscar um reequilíbrio financeiro.

A expectativa é que a partir de amanhã, 17, o Hospital esteja com o recurso liberado para gerir as contas. A assinatura do Prefeito Giovane Wickert como avalista ocorreu nesta manhã, 16, no Gabinete com a presença da Procuradora Jurídica do Município Marion Kist e do Presidente do Hospital Luciano Spies.

Para o Secretário Ramon Schwengber este é mais um importante elo de parceria da Prefeitura com o Hospital. “Mais uma vez a Prefeitura Municipal está sendo parceira do HSSM para que especialmente os funcionários e prestadores de serviço tenham tranquilidade para realizar um bom trabalho no atendimento das pessoas, que é o mais importante”.

O Prefeito destacou que o que depender da Administração Municipal será feito para que o HSSM continue operando com tranquilidade e prestando serviço de qualidade a comunidade. “O Hospital é a nossa referência de saúde e sabemos que é fundamental para os moradores de Venâncio e microrregião. Estamos sempre apoiando e fazendo o que podemos legalmente para que os funcionários e os pacientes não sejam prejudicados. Aumentamos mais de 40% o valor enviado por ano para o HSSM e já antecipamos, mais de uma vez, recursos do Estado para a instituição. Não vamos deixar com que servidores fiquem sem salário e acreditamos que a direção do Hospital está fazendo a melhor gestão possível frente as crises e dificuldades”.

 

Investimento no HSSM

GOVERNO FEDERAL
R$ 851.147,50 mês

 

GOVERNO DO ESTADO
R$ 352.147,50 mês

 

PREFEITURA MUNICIPAL  
R$ 713.450,98 mês

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

COMPEV visita Prefeitura e se engaja nas ações do Município

Publicado em 16/07/2019 às 12h58

No final da tarde de ontem, 15, o Gabinete do Prefeito Giovane Wickert sediou um encontro diferente.  Denominada, “Aliança de intercessão mensal”, o encontro reúne representantes dos líderes espirituais da cidade, integrantes do Conselho Municipal dos Pastores de Venâncio Aires (COMPEV) com o Gestor Municipal. A proposta, inédita, almeja um novo tempo de avanço e prosperidade, como descreveu o Pastor Nilson Silva, um dos propositores do encontro. 

Ontem, entre os temas debatidos as lideranças falaram sobre as necessidades na área da saúde, como o Hospital São Sebastião Mártir e a campanha Envolva-se, que busca a construção da UTI Neonatal no Município. “Todo mês o Conselho de Pastores estará no gabinete do prefeito intercedendo diretamente por ele, sua equipe e todas as demandas mais relevantes do município. Ontem, dez pastores, representando dez congregações lá estiveram. Literalmente este está sendo o ano em que “Coisas Maiores estamos Vendo”, pois literalmente juntos somos mais fortes”, disse Rudi Lindermann Presidente do Conselho. 

Ao agradecer o apoio e a atuação dos Pastores nas comunidades e em suas frentes de trabalho, Wickert destacou a importância no engajamento de todos nas questões de saúde, principalmente na disseminação da campanha que busca unir a comunidade para conquistar a instalação da UTI e assim oportunizar uma maior qualidade de vida aos bebês prematuros da cidade e de todo o estado. “Campanhas como está são fundamentais e unem diferentes públicos em prol de uma ação maior, que resulta em melhorias e qualidade de vida para todos. Estamos felizes com apoio do COMPEV e certos que as orações e os apoios oferecidos serão instrumentos de grandes mudanças em nossa cidade”, comentou Wickert. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Grasiele Vogt

Compartilhar

Projeto Pé da Letra é apresentado durante convenção internacional

Publicado em 16/07/2019 às 09h11

O Pé da Letra, da Folha do Mate, que visa incentivar a leitura e é voltado principalmente à educação infantil e ensino fundamental séries iniciais, foi o único projeto brasileiro apresentado, no dia 7, na 102ª Convenção Internacional de Lions Clube, em Milão, na Itália. A apresentação foi feita pela presidente do Lions Clube Melvin Jones de Venâncio Aires, Audrei Frolio.

A parceria entre o clube de serviços e o jornal ocorre desde 2013. Além da página infantil publicada semanalmente na Folha do Mate, as ações já passaram por 44 escolas da rede pública, totalizando cerca de quatro mil estudantes envolvidos. A parceria já proporcionou atividades como ‘Um dia de Pé da Letra na escola’, que consistiu na distribuição de jornais, contação de histórias com personagem, pinturinha de rosto, atividades lúdicas e pedagógicas, ações de incentivo à leitura e doações de livros às bibliotecas das escolas.

Além disso, também já ocorreram ações conjuntas como o ‘Natal no bairro’, ‘Sorriso de Criança’, Feira do Livro e a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Por outro lado, a proposta de exames de acuidade visual ligadas à saúde, que também é importante para a leitura, se unem ao ser efetuada nas escolas onde ocorrem as ações do Pé da Letra.

Para a jornalista Jaqueline Caríssimi, que coordena o Pé da Letra e suas ações na Folha do Mate, a apresentação do projeto fora do país é sinal de que a iniciativa desenvolvida está no caminho certo. De acordo com Jaqueline, o Lions Melvin Jones vem sendo um parceiro fundamental nas ações desenvolvidas pela empresa, tanto no Pé da letra, como em atividades da Feira do Livro e nos projetos Folheando e Folha Cidadania.

“Estas parcerias fortalecem as ações e os resultados de fazer o bem, de oportunizar atividades e experiências diferenciadas às crianças e de, juntos, podermos levar cidadania, informação e leitura às pessoas. Penso que o resultado maior é poder ver a alegria das crianças ao levar um livro de presente para casa, de ver a professora da escola encantada, junto com as crianças, com os personagens que contam as histórias, a gratidão da criança que não enxergava tão bem poder fazer o exame e ainda ser encaminhada para consulta de visão. São estas as consequências de tudo que fizemos nesta parceria. Que bom poder levar isto para o mundo”, destaca a coordenadora.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Ana Carolina Becker
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar

Novo edital para apoiar projetos culturais deve ser lançado até o fim do mês

Publicado em 16/07/2019 às 09h02

A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes estima para a segunda quinzena de julho a publicação de um novo edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lemic). A ideia inicial era ainda de lançar esta segunda etapa no mês de junho. Serão destinados R$ 100 mil para atividades e projetos culturais no município. O lançamento do novo edital está em análise no departamento jurídico da Prefeitura, e nos próximos dias deve ser liberado para publicação. “Estamos aguardando retorno desta parte burocrática para lançar o novo edital. Isso deve ocorrer nos próximos dias, queremos até o fim de julho esta nova etapa. Esta é a principal forma de incentivo cultural destinada pela prefeitura de Venâncio Aires,” ressalta.

De acordo com Silva, poderão participar pessoas físicas ou jurídicas que tenham como objetivo desenvolver ou dar continuidade a projetos culturais. Ao todo, seis projetos podem ser contemplados. Serão dois editais de R$ 25 mil; dois de R$ 15 mil e dois de R$ 10 mil.

A primeira edição da Lemic foi realizada em 2017 e garantiu o repasse de R$ 20 mil para aplicar em projetos culturais. Inicialmente haviam sido destinados R$ 50 mil, mas por falta de inscritos e de projetos habilitados, R$ 30 mil voltaram para o Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Naquela oportunidade foram contemplados um projeto teatral de Sérgio da Rosa, e outro do músico Thomás Lenz, para a gravação de discos. Cada um recebeu R$ 10 mil para as atividades.

Mesmo sem lançar a segunda edição, o Governo Municipal espera abrir até dezembro uma terceira chamada pública. A proposta é de evitar prazos mais curtos por conta do período eleitoral. A proposta inicial é de direcionar outros R$ 100 mil para atividades culturais a serem realizadas ao longo de 2020.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Direção da Emei Yolita da Cruz Portela sugere criação de horta comunitária e pomar

Publicado em 15/07/2019 às 17h06

A pedido da direção e professores da Escola Municipal de Educação Infantil Yolita da Cruz Portela, o prefeito Giovane Wickert esteve no educandário. A equipe solicita à Administração Municipal a ampliação da área, para a criação de uma horta comunitária e um pomar.

O espaço fica nos fundos da Emei, em uma área verde. Na ocasião, o prefeito sugeriu a elaboração de um projeto e o envolvimento da Associação de Pais e Mestres da escola. Após, deve ocorrer uma reunião com a presença de secretários. Trabalho conjunto entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente já vem ocorrendo.

O responsável pela pasta do Meio Ambiente, Clóvis Schwertner realiza palestras para auxílio nos processos de criação de hortas e composteiras. Também são ensinados os alunos e as comunidades escolares sobre o valor da revitalização das áreas e do convívio com o Meio Ambiente.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Veridiana Röhsler
Foto: Daiana Nervo / Assessoria de Comunicação PMVA gestão 2012/2016

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||