Notícias - Geral

Menos de 60 dias para o lançamento da coleção “Venâncio feito à Mão”

Publicado em 14/03/2019 às 11h13

Peças em madeira, tecido, linhas e aviamentos começam a dar forma ao que será a coleção de objetos exclusivos da “Venâncio Feito à Mão”. Ao todo serão 35 peças co-criadas, ou seja, criadas em parceria entre a designer de moda Luana Sehn e os artesãos que fazem parte do projeto “Inspiração e renda: o artesanato está na moda”, contemplado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do RS.

Os meses de janeiro e fevereiro foram dedicados para uma minuciosa pesquisa sobre as riquezas da nossa cidade: naturais, históricas e culturais, que serviram de inspiração às peças da coleção. Nesta etapa, somaram-se o olhar técnico da designer, com o auxílio e know-how da Professora Maria Zulmira Portela de Moura.

Para selecionar os itens da coleção, ainda mantidos em sigilo pela coordenação do projeto, foram analisadas as habilidades de cada participante, somados à usabilidade das peças, que envolvem utensílios decorativos, vestimentas e presentes.

Coordenados pela artesã Rosane Haeser, os participantes dedicarão os meses de março e abril para produção das peças. “Temos menos de sessenta dias de produções, respeitando as demandas pessoais de cada artesão. Nosso tempo é precioso mas a motivação é grande, visto que as peças serão apresentadas na maior festa do nosso município”, comenta Angélica Diefenthaeler, coordenadora geral do projeto, sobre a exposição de lançamento da coleção, prevista para acontecer junto à Festa Nacional do Chimarrão.

 O acompanhamento do processo de criação e novidades sobre a coleção podem ser conferidas na pagina do Facebook do projeto. Em Facebook.com/artesanatoestanamoda.

 

Fonte: Olá Jornal 
Créditos: AmareloMagenta

Compartilhar

Evento da Caciva evidencia a trajetória de Walter Bergamaschi

Publicado em 14/03/2019 às 07h39

Empresário relembrou fatos importantes da história da VenaxUma verdadeira aula de empreendedorismo e, por que não dizer, também, de história, marcaram a primeira edição deste ano do Happy Hour da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). O encontro, realizado na noite de terça-feira, 12, na Choperia Brahma, contou com bate-papo com o empresário Walter Bergamaschi, 72 anos.

O proprietário da Venax Eletrodomésticos compartilhou com profissionais de diferentes empresas de Venâncio Aires, sua trajetória e a história da indústria que deu início ao polo metalmecânico do município.

Ele lembrou que, após comprar a marca, os pavilhões velhos da empresa, almoxarifado e matrizes, no leilão da massa falida da empresa, em 1984, nos primeiros anos da Venax, constatou-se a dificuldade de encontrar profissionais especializados na cidade, em áreas como eletricidade e engenharia.

A partir disso, buscou-se a implantação da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no município. 'Trouxemos o Senai para formar profissionais e, a partir disso, várias novas empresas do ramo surgiram. Mais tarde, promovemos curso de Refrigeração, com professores que vinham de Rio Grande. A partir disso, criou-se aqui um grande centro de refrigeração', salientou.

 

AÇÕES E REAÇÕES 

Bergamaschi também recordou decisões e ações que garantiram a consolidação da Venax como produtora de fogões e refrigeradores, apesar dos desafios e das diversas crises que afetaram a economia brasileira, como o Plano Cruzado e o Plano Collor, no fim da década de 1980, altas na inflação e a necessidade de reconquistar mercado interno, no início da década de 1990.

De acordo com ele, a verticalização da produção e a diversificação de produtos são fatores importantes para essa sustentabilidade. Durante o Happy Hour, o empresário lembrou que o ideal para uma empresa é que ela esteja próxima do mercado consumidor ou da matéria-prima, mas, que no início da Venax, em Venâncio Aires, não havia nenhum desses aspectos.

'Aqui tinha mão de obra e cerca de 700 funcionários desempregados pela falência da empresa. Se não tivéssemos aberto a Venax e retomado a produção de fogões, dificilmente, o conhecimento para montagem de fogões desses trabalhadores seria recuperado no tempo', observou.

A partir disso, ao longo dos anos, a Venax buscou verticalizar o processo de produção e aproveitar, da melhor forma possível os profissionais. 'Não estávamos próximos da matéria-prima, mas tínhamos mão de obra. Verticalizar é fazer com que a empresa cresça fazendo os próprios produtos. A matéria-prima entrava bruta e o produto saia pronto da fábrica', detalha Bergamaschi.

 

'Acredito muito em Venâncio Aires. É município que tem um belo futuro porque é equilibrado. Tem indústrias, serviços e uma agricultura familiar forte, com bons produtos.'
WALTER BERGAMASCHI - Empresário

 

Diversificação

Walter Bergamaschi também enfatizou a importância da diversificação, em uma empresa. 'Não se pode ficar limitado a um produto. Quando éramos atacados em uma ponta, criávamos outro produto', comentou, ao observar que isso também contribui com a logística. 'Em vez de se fazer um trajeto maior apenas com fogões, se percorre uma distância menor com vários produtos.'

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Juliana Bencke

Compartilhar

Fenachim confirma realização de Encontro das Soberanas

Publicado em 14/03/2019 às 07h38

O 4º Encontro de Soberanas ocorre em Venâncio Aires no dia 4 de maio, durante a 15ª Festa Nacional do Chimarrão. A atividade será realizada a partir das 14h e vai envolver um momento de integração entre a corte da Fenachim e outras rainhas e princesas de festas e municípios de todo o estado. A recepção será feita pelas soberanas, a rainha Lavínia Wachholtz Naue e princesas Andressa Halmenschlager e Thaíse Fagundes.

 

Fonte: Portal RVA

Compartilhar

Florestal Alimentos anuncia intenção de investimentos na região

Publicado em 14/03/2019 às 07h36

A Florestal Alimentos, com mais de 8 décadas figurando como uma das maiores e mais tradicionais indústrias de doces do Brasil, instalada desde a sua fundação na cidade de Lajeado, incluiu no seu planejamento estratégico, a instalação de sua nova unidade produtiva, dedicada à produção de chocolates. Nesta etapa, o foco é a avaliação das cidades do Vale do Taquari e Rio Pardo que podem sediar esta nova planta industrial, considerando pré-requisitos importantes como: mão-de-obra, logística, localização e demais recursos necessários para a operação.

A projeção de investimento para esta nova fábrica é de R$ 25 milhões, gerando mais de 150 empregos diretos para a região. A empresa mantém sua unidade produtiva de balas, pirulitos e gomas de mascar das marcas Florestal e Boavistense, além dos suplementos de vitaminas e minerais da marca Flofarma, sempre em expansão.

A empresa atua em todos os estados brasileiros, além de exportar seus produtos para mais de 80 países, com um portfólio formado por 440 itens de diversas categorias de doces e suplementos. A aquisição da marca de chocolates caseiros Planalto, em setembro de 2018, e o lançamento da linha de chocolates com a marca Florestal no mês de janeiro deste ano, somados aos investimentos da nova unidade fabril, estão alinhados à estratégia da Florestal de reforçar seu posicionamento, ampliando a oferta de guloseimas para os mercados nacional e internacional.

Vale destacar que este novo projeto de ampliação não interfere ou compromete recursos que serão destinados à expansão da Planalto , localizada em Gramado, recém adquirida pela Florestal.

 

Fonte: Olá Jornal
Créditos: AI Florestal

Compartilhar

Afubra oferece transporte gratuito para a Expoagro

Publicado em 13/03/2019 às 08h39

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) disponibilizará 22 ônibus em Venâncio Aires para levar produtores rurais até a 19ª Expoagro Afubra, no fim deste mês. O transporte é gratuito e busca incentivar a participação local na maior feira da agricultura familiar do país.

Segundo o gerente da filial da Afubra em Venâncio, Tiago Maracci, os roteiros disponibilizados são para os três dias do evento, que ocorre de 26 a 28 de março. Ele observa que as confirmações devem ser feitas o quanto antes, diretamente com os responsáveis por cada roteiro (conforme a lista abaixo) ou diretamente na sede da Afubra, para quem integrará o roteiro com saída da loja.

Aguarda-se, somente com os roteiros de ônibus da Afubra, quase mil visitantes da Capital do Cimarrão.

A feira ocorre em Rincão del Rey, em Rio Pardo. A solenidade de abertura ocorre às 9h do dia 26. Para as 11h do mesmo dia está agendada a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar.

O Parque da Expoagro terá atividades, nos três dias de programação, das 8h às 18h.

 

SINDICATO

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) também está com inscrições abertas para excursão à Expoagro Afubra. As pessoas interessadas podem se inscrever com o presidente Claudio Fengler, em Linha Brasil ou no escritório do STR de Venâncio Aires. A visitação ocorrerá no segundo dia de programação, dia 27 de março. 

Além disso, segundo o STR, Glicério Bergamnn e Marilene Penk estão fazendo a lista para visitas no último dia da feira. A saída será no dia 28, junto ao salão da Figueira na Cachoeira Baixa.


 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Letícia Wacholz 

Compartilhar

Venâncio Aires pode receber 1º Lions Universitário do Rio Grande do Sul

Publicado em 13/03/2019 às 08h37

A UNISC de Venâncio Aires pode sediar um Lions Universitário. O clube seria o primeiro do Rio Grande do Sul e o segundo do Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira para os estudantes da universidade.

Segundo a Coordenadora do Campus, Andreia Haas, a proposta partiu da Governadora do Distrito LD-2 de Lions, Antoniete Frolio, que também é de Venâncio Aires. Em entrevista à rádio Venâncio Aires, a Coordenadora do Campus explicou que a novidade surgiu a partir de uma visita de Antoniete Frolio na semana passada. Além disso, Andreia Haas explicou que o clube conta com menos burocracia, mas continua com o mesmo viés do trabalho voluntário. Agora, trabalha-se na busca por interessados para compor o grupo. 

A fundação do Lions Universitário depende do interesse dos alunos. Podem compor o novo grupo pessoas com vínculo universitário. Estudantes, parentes dos estudantes, egressos, professores e funcionários são convidados. Os interessados podem procurar a coordenação da UNISC Venâncio Aires no campus da universidade ou podem entrar em contato pelo telefone 3741-7842.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Eduardo Wachholtz
Foto: Divulgação

Compartilhar

Inscrições para atores voluntários seguem abertas

Publicado em 13/03/2019 às 08h35

Espetáculo seguira mesmos moldes do realizado do NatalDois espetáculos alusivos à Páscoa estão previstos para o mês de abril. Os ensaios começaram no fim do mês passado, mas a Secretaria de Cultura ainda aceita a participação de atores voluntários para a peça.

Segundo o secretário de Cultura e Esportes, Henrique Silva, o grupo precisa, principalmente, de homens para algumas cenas que necessitam um maior número de figurantes, mas mulheres e crianças também são aceitas para a participar da apresentação. 'Algumas cenas reúnem os apóstolos e multidões, por isso é importante termos mais pessoas envolvidas', destaca Silva.

A preparação para as encenações é liderada pela equipe do "Teatro Social Tio Tony", de Teutônia. Os ensaios estão sendo realizados todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19h30min, na Prefeitura. Agora, o grupo está trabalhando individualmente com os atores as cenas com diálogo. 'Estamos fazendo os encontros na Prefeitura por ser mais central e de fácil acesso para os participantes', afirma. 

O espetáculo "Paixão de Cristo, Messias da Paz" será realizado no dia 13 de abril em frente à Igreja Matriz. No dia 11 de abril a passagem do "Sermão da Montanha" será apresentada na comunidade de Linha Travessa, interior de Venâncio Aires.

 

DECORAÇÃO

Em virtude da reforma que está sendo realizada na Praça da Matriz, neste ano a decoração de Páscoa será feita na Praça Evangélica, alguns trechos da rua Osvaldo Aranha e no Calçadão. A atividade é liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama e deve começar na próxima semana.

Interessados em participar do espetáculo podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura por meio do telefone (51) 3983 1038.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Cassiane Rodrigues 
Foto: Hipnotize Produções / Divulgação

Compartilhar

RGE anuncia mutirão de poda em redes de energia de Venâncio Aires

Publicado em 13/03/2019 às 08h33

Prefeito recebeu gerente regional da RGE na manhã de ontem, sem seu gabineteO gerente regional da RGE, Cristiano Silva, esteve com o prefeito Giovane Wickert, na manhã de ontem, e confirmou que a concessionária de energia elétrica definiu um cronograma de melhorias para as redes de Venâncio Aires, em especial as que abastecem as localidades do interior. Segundo as informações repassadas ao chefe do Executivo, a RGE já deu início a um mutirão de podas em algumas regiões.

As podas, conforme ele, são fundamentais para evitar desabastecimento em episódios de temporais e vendavais, pois as quedas de galhos sobre as redes de energia são responsáveis por 60% dos casos de interrupção na distribuição. A Prefeitura participará dos trabalhos - que devem se estender por 60 dias - como parceira, disponibilizando máquinas para a execução de serviços em redes onde forem constatados problemas.

 

REFLEXO - Wickert e Silva lembraram que o mutirão é resultado da iniciativa do Município, que em fevereiro buscou junto à concessionária e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, formas de minimizar os transtornos causados em Venâncio Aires nos últimos fenômenos naturais. 'Obtivemos autorização para uma poda mais eficaz', esclareceu Silva. Para Wickert, a sinalização da RGE é um passo importante para que as comunidades da Capital Nacional do Chimarrão tenham um serviço de qualidade à disposição.

 

Localidades contempladas

Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, Avenida das Indústrias, Estrada Bela Vista, estrada Linha Arlindo/Cerro do Baú, RSC-453, estrada para Mariante, Linha Tangerinas, Linha Cecília, Linha Coronel Brito, Centro Linha Brasil, estrada nova RSC-287, Linha Estrela, Linha Leonor, Picada Revólver, Linha Mangueirão, Linha Maria Madalena, Linha Marmeleiro, Ponte Queimada, Linha Silva Tavares, Linha Santa Eugênia, Linha Taquari Mirim, Travessa São José, rua Arlindo Marquetto, rua Doarly Pádua dos Santos, rua 2 (Canto do Cedro), rua General Osório, rua Henrique Myllius, rua João Agnes, rua João Puthin, rua Ottmar Benno Schultz, rua Pedro Grünhauser, rua 1º de Março, Avenida Ruperti Filho, rua Senador Pinheiro Machado, rua 7 de Setembro, rua Tiradentes, rua 1 (Loteamento do Parque), rua Voluntários da Pátria, Vila Deodoro e Vila Rica.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow 
Foto: Adriene Antunes / AI Prefeitura

Compartilhar

Preço da gasolina sofrerá reajuste neste sábado no RS

Publicado em 13/03/2019 às 08h31

A partir do dia 16 de março, entram em vigor no estado os novos preços de combustíveis para fins de tributação do ICMS. Os valores, obtidos por meio de pesquisa realizada pela Receita Estadual, sofreram alterações. A pesquisa foi feita em postos de combustíveis de 490 municípios gaúchos, com base nas notas fiscais eletrônicas emitidas a consumidores finais. 

O novo preço a ser utilizado para tributação da gasolina será atualizado de R$ 4,2742 para R$ 4,3491 (aumento de 1,75%). Já para o diesel, a mudança é de R$ 3,3637 para R$ 3,4183 (aumento de 1,62%). O gás de cozinha (GLP), por sua vez, teve o preço de referência reduzido, passando de R$ 5,6303/kg (botijão de 13kg) para R$ 5,5991 (redução de -0,55%). 

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos: Cristiano Wildner 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||