Notícias - Geral

Subseção de Venâncio Aires da OAB comemora 45 anos

Publicado em 12/07/2019 às 17h11

Instituída em 12 de julho de 1974 por um grupo de 13 advogados da cidade, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) comemora, hoje, 45 anos de subseção em Venâncio Aires. O presidente da OAB Venâncio Aires, Marcos Joaquim Thiel, há quase 30 anos atuando no ramo da advocacia, ressalta que o número de advogados vem aumentando.

“Nesse período que atuo como advogado, o número de profissionais cresceu”, reforça, comentando também que, na subseção, são 277 advogados inscritos, sendo seis jubilados (com mais de 30 anos de exercício) e sete licenciados (não atuam como advogados). A OAB de Venâncio Aires abrange também o município de Mato Leitão.

A subseção auxilia os inscritos com treinamentos profissionalizantes, sala com equipamentos à disposição e caixa de assistência (auxílio a consultas médicas e exames). Além de ser, também, porta-voz dos advogados e da comunidade. “A importância da OAB é ligada à defesa da cidadania, ela não defende só o advogado, também procura defender o direito do cidadão”, argumenta o presidente.

 

MAIS JUÍZES

Uma das demandas atuais defendidas pela OAB em Venâncio Aires é a atuação de mais juízes na comarca, para substituir os magistrados que foram transferidos nos últimos meses. Segundo Thiel, o Judiciário está tentando suprir a carência. “Os processos passam a demorar e acumular, então precisamos logo de mais dois juízes nomeados”, ressalta.

O presidente da subseção da OAB ainda comenta sobre a mudança dos processos que vai acontecer no fim do mês, quando os documentos passarão a ser digitais, não precisando mais ter no papel impresso. “Os processos antigos ou em andamento continuam como físicos, mas o que entrar a partir do dia 29 passa a ser digital. Até o fim do ano, todo Poder Judiciário do estado deve estar eletrônico”, complementa.

 

SEDE

• A sede da subseção da OAB fica no prédio Gold Center, na rua Voluntários da Pátria, no Centro. No último ano, o local passou por reformas para uma melhoria nos atendimentos. A OAB também atende, diariamente, junto ao Fórum de Venâncio Aires.

 

SAIBA MAIS

– Joaquim Arthur Correa Lima (já falecido) foi o primeiro presidente da OAB Venâncio Aires (1974-1976).

– Marli Trindade (já falecida) foi a única mulher presidente da OAB Venâncio (1989-1990, 1991-1992 e 1995-1997).

– Enio Silveira foi o presidente com mais mandatos, somando 13 anos (1993-1994 e 1998-2009).

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Eduarda Wenzel

Compartilhar

Estudantes participam da Olimpíada de Matemática

Publicado em 12/07/2019 às 13h44

Quase 200 estudantes de Venâncio Aires estão entre os quase um milhão de alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2019. Com a divulgação dos selecionados, cabe às instituições realizarem o cadastro dos professores dos alunos classificados até o dia 13 de setembro.

Neste ano, 17 escolas das redes municipal, estadual e privada tiveram alunos classificados para a segunda fase, que ocorre no dia 28 de setembro, a partir das 14h30min. O local das provas ainda não foi divulgado, mas deve ser feito após a realização do cadastro dos professores no site www.obmep.org.br.

Segundo divulgado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), essa foi a maior Olimpíada de Matemática, com a participação de 54.831 escolas, localizadas em 99,71% dos municípios brasileiros, superando o número de instituições inscritas no ano anterior, que foi de 54.498.

Na primeira fase estiveram participando 18.158.775 estudantes brasileiros. A prova tem duração de três horas, exceto para os alunos com necessidades especiais, que precisarem de auxílio para a realização, para os quais a duração será de quatro horas. A divulgação dos vencedores será no dia 3 de dezembro.

Estudantes de Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão também foram classificados para a segunda fase. As três cidades somam mais de 80 participantes na etapa.

 

Participantes na segunda fase

Venâncio Aires
• Colégio Bom Jesus
• Escola Cônego Albino Juchem
• Escola Professor Pedro Beno Bohn
• Escola Crescer
• Escola Adelina Isabela Konzen
• Escola Frida Reckziegel
• Escola Monte das Tabocas
• Escola Sebastião Jubal Junqueira
• Escola Alfredo Scherer
• Escola Cidade Nova
• Escola Coronel Thomaz Pereira
• Escola Dois Irmãos
• Escola Dom Pedro II
• Escola José Duarte de Macedo
• Escola Otto Gustavo Daniel Brands
• Escola Professora Odila Rosa Scherer
• IFSul

 

Vale Verde
• Escola Nero Pereira de Freitas

 

Passo do Sobrado
• Escola Alexandrino de Alencar
• Escola José de Anchieta
• Escola Nossa Senhora da Saúde
• Escola Francisco Antônio de Borba Filho

 

Mato Leitão
• Escola Poncho Verde
• Escola Santo Antônio de Pádua

 

Objetivos da OBMEP

• Estimular e promover o estudo da matemática.
• Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
• Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
• Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
• Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.
• Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Ana Carolina Becker
Foto: Divulgação

Compartilhar

Iniciativa faz reflexão sobre o descarte de medicamentos

Publicado em 12/07/2019 às 13h41

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo realiza amanhã, 13, a mostra de trabalhos feitos por estudantes e professores. Os projetos serão expostos no ginásio da instituição de ensino, no bairro Macedo, a partir das 9h30min, em um evento aberto para a comunidade.

Entre os projetos estará o desenvolvido pela professora de Matemática Tayná Luiza Henn, 24 anos, junto com os alunos do 9° ano, Emanuela Lopes da Silva, Maciel Chaves e Eduarda Kaufmann, todos de 14 anos.

O grupo iniciou, em abril, a pesquisa ‘Análise de descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no município de Venâncio Aires’, que visa conscientizar e educar a comunidade sobre o descarte correto. “É uma oportunidade para os pais e a comunidade conhecerem o que está sendo feito em sala de aula”, comenta a professora.

Após estudos, os alunos realizaram uma pesquisa no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Posto de Saúde Central, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e farmácias do município. Eles descobriram que nas farmácias existe lixo ideal para fazer o descarte, mas das dez que visitaram, apenas uma tinha à disposição do cliente – nas outras, é possível pedir e deixar os medicamentos para descarte.

“Falta divulgação sobre como descartar os medicamentos”, comenta a professora Tayná. Eles ainda lembram que as farmacêuticas comentaram que esse lixo ideal tem um custo maior e normalmente é terceirizado. “O custo pode ser elevado, porém sai mais caro o dano que causa ao meio ambiente”, acrescenta Eduarda.

 

QUESTIONÁRIO

Durante o processo de pesquisa, o grupo fez um questionário online que vai estar disponível até agosto. No momento, cerca de 430 pessoas já responderam, destas mais de 80% falaram não saber como descartar os medicamentos, assim como os alunos não sabiam. “Eu achava que não fazia mal, então jogava no lixo normal”, diz Eduarda. “Agora, começamos a cuidar e comentar com nossos pais que temos que colocar no lugar certo”, lembra Emanuela.

A intenção do grupo é expandir os conhecimentos, passar as instruções para a escola e fazer um ponto de coleta no local. A professora Tayná, que orienta o projeto, comenta que, como é um assunto que foge da área de Matemática, ela está aprendendo junto com os alunos. “Foi um desafio sair um pouco da minha área. Nós quatro vamos aprendendo e repassando os conhecimentos juntos”, destaca.

 

80%

das pessoas que responderam o questionário dos alunos, até agora, disseram não saber como descartar os medicamentos. O indicado é que eles sejam descartados em uma farmácia ou posto de saúde, que têm coletores específicos.

 

CURIOSIDADES

1- O descarte incorreto de medicamentos contamina a água e o solo, afetando diretamente o meio ambiente.

2- Cada quilo de medicamento descartado incorretamente contamina cerca de 450 mil litros de água.

3- Na água, os hormônios dos medicamentos podem mudar o sexo dos peixes de masculino para feminino.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Eduarda Wenzel
Foto: Aquivo pessoal

Compartilhar

Sem sinalização de mudanças no contingenciamento, IFSul prepara cortes

Publicado em 12/07/2019 às 13h40

Desde maio os Institutos Federais de Educação enfrentam problemas na execução de programação e novos investimentos, com contingenciamento de recursos feitos pelo Ministério da Educação. O IFSul em Venâncio Aires aguardava até a última semana o repasse de recursos para fechar em 62,9% o orçamento até o mês de julho, com isso, seria possível manter atividades sem cortes de serviços até o fim de setembro. Porém, o percentual não foi atingido e atualmente foram destinados 48% de R$ 1,8 milhão para o custeio da unidade venâncio-airense.

Frente a este cenário financeiro, a direção do educandário prepara medidas para cortar contratos e garantir o encerramento do ano com as atividades educacionais sem prejuízos aos mais de 600 alunos. Havia expectativa de equilibrar a situação orçamentária até o fim de junho, mas o congelamento de recursos feito pelo Governo Federal foi mantido e atinge 37,1% do orçamento de manutenção da instituição.

“Com esta situação já a partir de agosto devemos cortar os serviços terceirizados de limpeza do campus. Vamos manter para os próximos meses a garantia de quitar a água, energia e vigilância. Os demais contratos serão congelados, inclusive bolsas de extensão, participação em eventos e a redução na assistência estudantil,” explica o diretor do campus do IFSul de Venâncio, Cristian Oliveira Conceição.

O gestor do campus local destaca as dificuldades em gerir a instituição sem encaminhamentos para a regularidade orçamentária. “Em 11 anos, que estou no IFSul, nunca vi uma situação de tantas dúvidas. Não temos nem como planejar os próximos dias.”

 

ORÇAMENTO 2020

O planejamento inicial para a peça orçamentária de 2020 do campus venâncio-airense já foi elaborado e encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). Anualmente o órgão federal efetua cortes. A direção de Venâncio encaminhou o orçamento com crescimento de 14%, porém, já preveem cortes drásticos neste planejamento. A expectativa é de garantir para o próximo ano, entre recursos para investimentos e custeio das atividades, mais de R$ 2,1 milhões.

 

Fonte: Olá Jornal

Compartilhar

Deputado Marcelo Moraes garante emenda para construção de rua coberta em Venâncio Aires

Publicado em 12/07/2019 às 13h38

Em entrevista à reportagem da RVA, nesta quinta-feira, 11, o prefeito Giovane Wickert, anunciou um repasse de recursos para o município. Segundo o chefe do Executivo, o deputado Federal Marcelo Moraes, do PTB, confirmou o repasse uma emenda parlamentar de R$ 500 mil. O valor deve ser aplicado na construção de uma rua coberta, colaborando na revitalização do centro. A cobertura deve ser colocada no calçadão, ao lado direito, no trecho entre a General Osório e a Travessa São Sebastião Mártir.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Eduardo Wachholtz e Veridiana Röhsler 
Foto: Eduardo Wachholtz

Compartilhar

Campanha do Agasalho segue recebendo e entregando doações em Venâncio Aires

Publicado em 12/07/2019 às 13h37

O Gabinete da Primeira-dama informa que a Campanha do Agasalho 2019 segue com atividades. Com a intensificação do frio nos últimos dias, aumentou também a procura por agasalhos. Doações ainda podem ser feitas, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, na Sociedade de Leituras. É solicitada, principalmente, a entrega de casacos, cobertores e meias. Já a retirada ocorre nas segundas e quartas-feiras, também na Sociedade de Leituras.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Veridiana Röhsler
Foto: Camila Sehn 

Compartilhar

Núbia Fengler: Gabinete da 1ª Dama desenvolve atividades voltadas aos idosos

Publicado em 12/07/2019 às 13h35

No quadro Revista Mulher desta terça-feira, 09, a convidada foi a assessora do Gabinete da Primeira-dama de Venâncio Aires, Núbia Fengler. Ela falou sobre ações desenvolvidas pelo órgão e anunciou a realização de novos projetos. Uma das campanhas é voltada ao recolhimento de materiais impressos, como jornais, livros e revistas, que serão revertidos em materiais escolares para doação.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos e foto: Camila Sehn 

Compartilhar

Broto Sova está com as inscrições abertas

Publicado em 12/07/2019 às 13h33

Tradicional em Venâncio Aires, o Broto Sova está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Podem participar meninas de 14 e 15 anos sócias ou não da Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova).

A nova Broto será conhecida no baile agendado para o dia 26 de outubro. Segundo a integrante da diretoria, Caroline Kreling, uma programação está sendo preparada para as participantes a partir de setembro.

Na agenda estará um encontro com os pais, customização de camisetas, aula de passarela, ensaios e palestras envolvendo saúde e beleza ministradas por profissionais da área, de Venâncio Aires. “Esses encontros são pensados para integrar as meninas e aproveitarmos todos os períodos antes do baile”, complementa.

De acordo com Caroline, o Baile do Broto funciona como um encontro de gerações, no qual os pais, orgulhosos, trazem suas jovens filhas para uma noite de confraternização com seus familiares e amigos, mas também com a sociedade venâncio-airense. “Enquanto a sociedade espera para festejar o baile, as meninas têm nele um momento chave, o fechamento de um ciclo de integração que começa em setembro, com uma variada programação que objetiva a integração do grupo. São momentos que ficam na história da Sova e, especialmente, na memória das jovens brotos”, explica ela.

O valor dos ingressos para o baile, bem como as atrações e a temática deste ano, serão apresentados no dia 3 de setembro. Além do concurso, as jovens participantes do Broto estarão presentes no Chá das Brotos, organizado anualmente pela Casa da Amizade. Nesse encontro também é eleita a Broto Amizade.

A atual Broto Sova, Lívia Haas Heinen, eleita em 2018, também estará representando o município nos dias 27 e 28 de setembro, no Broto Rio Grande do Sul, realizado em Canoas. A atual Broto RS é de Venâncio, Eduarda Kaufmann, que participou do concurso representando a Sova no ano passado.

“Vamos preparar uma noite animada, para que fique registrada na memória destas meninas.” CAROLINE KRELING, Integrante da diretoria

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Ana Carolina Becker
Foto: Rafael Costa

Compartilhar

Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

Publicado em 12/07/2019 às 13h31

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste dos planos básicos de telefonia fixa pelas concessionárias do serviço. Pela decisão do Conselho Diretor da Anatel, o reajuste ficará em 6% para a Oi para ligações locais em todo o país. 

A direção da Anatel também definiu o reajuste de cartões de telefones públicos, mais conhecidos como “orelhões”. A modalidade mais simples, de 20 créditos, passará a custar R$ 2,66. 

Apesar da presença muito mais forte da telefonia móvel (com 228 milhões de acessos ativos em maio de 2019), de acordo com a Anatel havia no mesmo período cerca de 35,9 milhões de linhas ativas. A evolução recente, no entanto, mostra declínio do serviço: em maio de 2018, eram 38,8 milhões de telefones fixos em funcionamento. 

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos: Agência Brasil

Compartilhar

Banrisul apresenta Plano Safra 2019/20 para entidades do municipio e região

Publicado em 12/07/2019 às 13h28

Com o slogan `O agro é o nosso chão`, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), está lançando em todas as agências do estado, o Plano Safra 2019/20. A agência local fez o lançamento na manhã desta quinta-feira, 11, durante recepção a representantes de entidades, gestores públicos, empresários e produtores rurais de Venâncio Aires e de Mato Leitão.

O gerente da agência local Gustavo Portella Faé, exibiu um vídeo instuticional do novo presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, que assumiu a presidência na quarta-feira, 10. Depois, ele explicou os propósitos do banco com o Plano Safra 2019/20 e os valores que serão disponibilizados para os produtores rurais. “Basta somente eles os captarem”, resumiu, acrescentando que com o plano, o banco estava voltando às origens com as quais foi criado, quais sejam, fomentar a agricultura do Rio Grande do Sul. Faé apresentou dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), que apontam que Venâncio Aires é o município que tem o maior numero de produtores rurais da regiãoo e um dos maiores do estado.

Ainda seundo Faé, o banco pretende no prazo de três anos, triplicar o crescimento da carteira agrícola no estado. “Pretendemos financiar as principais culturas e com isso, nos aproximar e estreitar as relações com o nosso público alvo, que são os produtores rurais. “Por meio de vocês, queremos disseminar e incrementar a parceria do banco com os agricultores”, acentuou.

 

GESTORES MUNICIPAIS

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural André Kaufmann, saudou a iniciativa do banco em financiar e buscar os produtores rurais como parceiros. Apresentou números que o município tem mais de 7,7 mil propriedades rurais, mais de 6,8 mil blocos de produtor rural ativos e que a diversificação de culturas é uma das características da agricultura de Venâncio Aires. Kaufmann convidou a gerência do Banrisul para participar da próxima reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e que o referido conselho é composto por representantes de todos os setores da produção primária do município, que são um total de 27.

O prefeito Carlos Alberto Bohn, colocou que Mato Leitão é um município essencialmente agrícola e a municipalidade também sentia a dificuldade com a liberação de recursos e também elogiou o Banrisul por retomar o lugar que ocupou até há alguns anos. “É uma boa noticia”, frisou.

Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Mato Leitão, Claudiomiro de Oliveira, o plano é uma opção de parceria na busca de recursos para fomentar a agricultura. Salientou que ano a ano, é nítida a redução do número de produtores que acessam recursos nos agentes financeiros para financiarem as suas produções. “E o pior é que não reduziu o volume de recursos”, observou.

“O plano Safra 2019/20 é o começo de um novo tempo na agricultura do Rio Grande do Sul”. GUSTAVO PORTELLA FAÉ, Gerente da agência local do Banrisul

“É salutar ver o banco vir ao encontro dos produtores rurais e dos gestores municipais.” CARLO ALBERTO BOHN, Prefeito de Mato Leitão

 

Propósitos

Os propósitos do Banrisul com o Plano Safra 2019/20 são: expandir a sua atuação no agronegócio; estreitar as parcerias com os produtores rurais; promover a sustentabilidade e produtividade do agronegócio; fortalecer as parcerias com todos os agentes da cadeia produtiva; e, contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Edemar Etges

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||