2018: ano de crescimento e de conquistas do STR de Venâncio

Publicado em 28/12/2018 às 11h26

Recepção aos diretores, familiares e convidados ocorreu no salão de festas da entidade'Quando chegamos ao final de mais um ano, paramos para refletir sobre as ações, conquistas e avanços registrados durante o período'. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires Cláudio Fengler, durante a confraternização de final de ano realizada no sábado, 22, ao meio dia, na sede social da entidade e que reuniu a diretoria, colaboradores, familiares e convidados.

Segundo Fengler, o ano de 2018 foi marcado pela conscientização dos agricultores quanto a importância de se manterem unidos e em defesa de seus interesses. A diretoria do STR Venâncio Aires realizou um intenso trabalho de base que culminou com a formação do Conselho de Lideranças. Somado a isso, foi reativada a Comissão Municipal das Mulheres Trabalhadoras Rurais. Para o dirigente, são dois importantes espaços de valorização e comprometimento dos agricultores familiares associados à entidade que representa a agricultura familiar do município. O resultado desta representação, segundo Fengler, é justamente o fortalecimento e a defesa das políticas públicas que norteiam a vida dos agricultores.

 

AVANÇOS

Fengler salientou ainda os avanços e benefícios para os associados à entidade, com destaque para o crescimento na área comercial, que inclusive possibilita descontos consideráveis nas anuidades pagas pelos associados, com atendimento diferenciado por parte dos funcionários e com a disponibilidade de um amplo estacionamento para atender aos associados e clientes.

Entre outros avanços, o dirigente destaca que foram efetuados investimentos para captar energia solar, como forma de ajudar a preservação do meio ambiente e, somado a isso foram desenvolvidas ações como: resgate das sementes crioulas, o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e de recolhimento de lixo eletrônico. 
Para 2019, fica a expectativa quanto às ações dos novos governos, tanto federal quanto estadual. 'Vamos seguir firmes na luta pela defesa dos nossos representados, os agricultores familiares dos municípios de Venâncio Aires e das extensões de base de Vale Verde e Mato Leitão', garantiu Fengler.

 

AGRICULTURA FAMILIAR

O deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) marcou presença e falou da sua preocupação com o futuro da agricultura familiar, devido à renovação de 56% da Câmara dos Deputados, onde muitos dos parlamentares se elegeram com a bandeira da mudança e da renovação. 'Quando olhamos quem são os novos, vemos que a maioria é da ´bancada da bíblia` e a outra da ´bancada da bala`, gente que nunca foi prefeito, vereador, presidente ou líder de algum sindicato, de uma comunidade e não tem nenhuma experiência ou vivência política', destacou. Acrescentou que logo após assumirem, o Governo Federal vai encaminhar o projeto da Reforma da Previdência sem os novos eleitos terem o mínimo conhecimento do que é a vida de um agricultor, que ele não tem carteira assinada, não tem contracheque, que ele contribui sobre a produção. Com isso, os sindicatos e o movimento sindical, segundo o deputado, vão ter muito trabalho, terão que acampar em Brasília, porque deputado não convence deputado, pois quem consegue isso são os prefeitos, sindicalistas e lideranças políticas.

'Lutamos pelo preço do leite, crescimento do cooperativismo, fumicultor, crédito fundiário, reconhecimento da mulher trabalhadora rural, enfim pela manutenção dos direitos dos agricultores familiares'.
CLAUDIO FENGLER - Presidente do STR de Venâncio Aires.

'Estou um tanto receoso de que o novo Congresso será e enfrentará muitas problemas.'
HEITOR SCHUCH - Deputado federal(PSB/RS)

 

Homenagens

Durante os festejos, a diretoria homenageou os 17 funcionários que tem cinco ou mais anos de serviços. O destaque especial é a para funcionária Ângela Debald, que em outubro último completou 30 anos de atividades.

 

Fontes: Folha do Mate
Créditos e Foto: Edemar Etges

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||