'Adiante, professor': prêmio para mostrar que a educação vai além da sala de aula

Publicado em 13/05/2019 às 07h48

Keula Closs foi a vencedora do prêmio no ano passadoEducadores de Venâncio Aires têm até 2 de junho para se inscreverem na segunda edição do prêmio 'Adiante, professor'. A iniciativa, promovida pela Folha do Mate, tem o objetivo de valorizar profissionais que buscam fazer a diferença na educação. As inscrições e o regulamento do concurso estão disponíveis no site.

Para a ganhadora do 'Adiante, professor' 2018, Keula Maqueli Closs, 28 anos, participar do prêmio é uma forma de divulgar as ações realizadas nas escolas. 'O trabalho precisa ir para além das salas de aula. Além disso, acredito que nós, professores, temos que ser os primeiros a nos valorizar e divulgar o que fizemos', considera.

Segundo a professora, que atua na escola de educação especial da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires e com as turmas de 1º e 2º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Narciso Mariante de Campos, iniciativas assim possibilitam que os professores conheçam outras experiências e se motivem com o exemplo dos colegas.

 

Acredito muito no compartilhamento, na troca e no diálogo. Quando se troca, se interage, se relaciona e se motiva. Através disso, o professor passa a ver outras histórias, as quais, às vezes, não são inéditas, mas que podem influenciar e motivar na sala de aula."
KEULA MAQUELI CLOSS - Vencedora do 'Adiante, vencedor' 2018

 

Segundo ela, escrever sua história e as atividades do dia a dia, no formulário de inscrição do concurso, foi uma forma de reviver a trajetória como professora e os caminhos que percorreu. 'A escolha de participar já é um passo importante. Estar entre os finalistas foi gratificante, pois além de contar minha história, é uma forma de destacar todos com quem convivo e que me ajudaram a me tornam professora', destaca a profissional, que atua na área há 6 anos.

Para Keula, o prêmio contribui com a educação pois é uma ação motivadora. 'Por meio das histórias divulgadas no jornal e no reconhecimento como um todo, o professor se torna potente e transformador com suas histórias e suas ações nas práticas desenvolvidas e divulgadas', ressalta.

 

Mais sobre o prêmio

- Podem participar do prêmio 'Adiante, professor' educadores de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires. As inscrições seguem até 2 de junho, pelo site folhadomate.com, e a premiação ocorre em agosto, durante a Feira do Livro. 

- Ao todo, serão 12 finalistas, que receberão medalhas e certificados e terão suas histórias contadas em matérias da Folha do Mate. Entre eles, será escolhido um professor destaque, premiado com R$ 1 mil.

- O prêmio 'Adiante, professor' é promovido pela Folha do Mate e tem o apoio do Colégio Gaspar Silveira Martins, da EmagreSee e das Universidades de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Vale do Taquari (Univates).

 

Categorias

- Educação Infantil - até 3 anos (dois finalistas)

- Educação Infantil - 4 e 5 anos (dois finalistas)

- Ensino Fundamental - anos iniciais (dois finalistas)

- Ensino Fundamental - anos finais (dois finalistas)

- Ensino Médio (dois finalistas)

- Educação de Jovens e Adultos (EJA) (um finalista)

- Educação especial (um finalista)

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Juliana Bencke 
Foto: Alvaro Pegoraro

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||