Alunos desenvolvem projeto para monitorar nível do Castelhano

Publicado em 09/01/2019 às 14h54

William, Jennifer e Jean receberam prêmio de destaque na Feira de Ciências do IFSul Camaquã, no ano passadoO projeto "PlaMoNa", desenvolvido no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires, tem como objetivo alertar a comunidade venâncio-airense sempre que o nível do Arroio Castelhano subir.

Segundo uma das estudantes bolsistas do projeto, Jennifer Silva, a ideia consiste no desenvolvimento de um site que monitora o nível das calhas e alerta a comunidade para possíveis cheias. 'O alvo inicial do projeto é o Arroio Castelhano, entretanto, o projeto prevê que outros alvos possam ser monitorados', explica.

A proposta prevê que pessoas da comunidade sejam cadastradas em um site e recebam um alerta por e-mail toda vez que o nível subir. 'Com isso acreditamos que a população poderá, em tempo hábil, tomar as medidas necessárias para se precaver em casos de transbordamento', comenta. A aluna explica que durante o projeto foram realizadas diversas pesquisas e com o resultado foi possível conhecer mais sobre as nascentes do arroio e outras causas da enchente. 'Algumas vezes chove apenas em Monte Alverne e a água escoa até Venâncio, o que causa alagamentos na cidade', diz. Ela relata que a ideia do projeto surgiu devido a preocupação dos moradores da região baixa da cidade, que sofrem anualmente com as cheias do arroio.

O professor Geovane Griesang orienta o projeto há três anos, mas diz que a ideia já vinha sendo desenvolvida na instituição anteriormente. A plataforma online já está disponível, porém utiliza dados fictícios. A ideia é que, com o apoio de patrocinadores, possam ser adquiridos os equipamentos para a execução do sistema. 'Enviamos um documento para a Corsan com o pedido de apoio e estamos aguardando um retorno', explica Griesang.

Segundo ele, o investimento é de cerca de R$ 33 mil para a compra de três equipamentos que fazem a medição do nível de água. 'O equipamento fará a medição do nível da água e via internet a informação será enviada ao sistema', diz. Com isso, o site será atualizado instantaneamente e os cadastrados recebem alertas em caso de cheias. 'Se o apoio financeiro não vier vamos continuar melhorando o site e aperfeiçoando o sistema', diz. O professor explica que com os equipamentos que eles já têm podem executar testes em caixas d"água, por exemplo. Devido a formatura dos atuais bolsistas, neste ano novos estudantes serão recrutados para participar deste trabalho.

 

RECONHECIMENTO

Jennifer Silva, integrante do grupo de pesquisa que se formou em Informática pelo IFSul no fim do ano passado, recebeu o título de jovem cientista na Câmara de Vereadores. Ela foi indicada pelos vereadores do PTB Clécio Espíndola, Ezequiel Stahl e Gilberto Santos em sessão solene realizada em dezembro de 2018. O projeto também foi agraciado com o prêmio destaque no eixo Ciências da Computação, na Feira de Ciências do IFSul Camaquã (Fecic) realizada em novembro do ano passado. O grupo participou da Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSul de Charqueadas (Mocitec) e a proposta vem sendo apresentada na Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) do campus de Venâncio Aires.

O protótipo do projeto está disponível para acesso em www.geovanegriesang.com/plamona.

 

Equipe de trabalho

O Sistema de Monitoramento do Nível de Águas foi idealizado pelos ex-alunos do Instituto, Cauê Gass e Frederico Gassen, sob a orientação dos professores Marcelo de Barros e Valmor Frantz. Mais tarde, o projeto foi retomado pelos alunos Pâmela Frantz e Ariel Campus na confecção do site, e no protótipo, Deise Santos. Em 2017 e 2018, os estudantes Jennifer Silva, Jean Ferreira e William Becker sob a orientação dos professores Geovane Griesang e Fernando Herrmann atuaram do projeto.

 

Fonte: Folha do  Mate
Créditos: Cassiane Rodrigues 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||