Após acidentes e reclamações, trecho da Voluntários é fechado

Publicado em 15/10/2018 às 09h35

Parte da rua teve o trânsito interrompido para que obras sejam retomadas Acidentes, velocidade dos veículos e constantes reclamações de moradores motivaram o fechamento da parte da rua Voluntários da Pátria na tarde desta quinta-feira, 11. O trecho específico fica entre as ruas Silveira Martins e Cláudio Reckziegel, em direção ao bairro Aviação, onde acontecem obras da rede coletora de esgoto.

Há cerca de 20 dias, funcionários da empresa lajeadense Arcol Engenharia Ltda, contratada pela Corsan, começaram os trabalhos, o que ocasionou a abertura de valas e buracos. Mas, como o pavimento não foi imediatamente reposto e o trânsito continuou normalmente no local, alguns motoristas acabaram se envolvendo em acidentes. Somado a isso, uma polêmica: a empresa não teria sido autorizada pela equipe de engenharia da Prefeitura a iniciar as obras.

Segundo a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão de Venâncio Aires, Jalila Böhm Heinemann, o motivo da negativa é para que 'se comece e termine'. 'O ideal é não ficar abrindo buracos em várias quadras e não terminar. O ideal é fazer trecho por trecho. Imagino que a Corsan, que foi quem contratou, deverá notificá-los.' Já o engenheiro da Arcol, Odir Cobalchini, que esteve no local das obras na tarde de ontem, negou a informação. 'Temos autorização protocolada na Prefeitura sim.'

Com ou sem autorização, fato é que as obras devem continuar. 'Se começou, agora precisa ser arrumado, principalmente devido aos incidentes todos', disse Jalila.

 

ATENÇÃO NO TRÂNSITO
De acordo com uma moradora que não quis se identificar, apenas ontem foram três acidentes envolvendo motociclistas. 'Uma das meninas sofreu uma lesão grave nas mãos', relatou à reportagem. Ela disse ainda que 'testemunha acidentes todos os dias, sem falar no barro e na poeira. Estão arrumando uma coisa, mas destruindo outra.'

Para o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, o que aconteceu foi um fatalidade, mas também é preciso mais atenção dos usuários. 'Eu passo por aqui diariamente e vejo a velocidade com que os motoristas passam. O pessoal abusa. Se tem um placa indicando obras, tem que ter mais atenção', destacou. Ele afirmou ainda que o trecho sempre esteve sinalizado e que a Corsan fiscaliza constantemente as obras. 'Se tiver que notificar, vamos notificar, mas acompanhamos tudo de perto.'

 

RUA FECHADA
As constantes reclamações e os acidentes recentes levaram representantes da Corsan, Arcol e Departamento de Trânsito ao local na tarde desta quinta, 11. Como medida, foi colocado pó de brita e a rua Voluntários da Pátria foi fechada entre a Silveira Martins e a Cláudio Reckziegel. A rua Emílio Michels, que também corta Voluntários, terá trânsito livre.

Segundo o engenheiro da Arcol, Odir Cobalchini, a partir das próxima segunda, 15, o paralelepípedo deve ser reposto. Ele disse ainda que, devido à velocidade de alguns veículos no local, foi pedido o fechamento da rua. 'O pessoal acelera demais, desse jeito não dá. Aí tivemos que pedir para o Departamento de Trânsito fechar a rua. Quanto às obras, é o tempo que levamos em outros locais também, o material tem que 'sentar' bem antes de pavimentar de novo. Mas nesse caso a chuva também atrapalhou. Acho que em até 10 dias, a partir da semana que vem, resolvemos', projetou.

 

Pedro Grunhauser também pode ser fechada

Para evitar acidentes em outros pontos de Venâncio Aires onde ocorrem obras da rede coletora de esgoto, o gerente da Corsan, Ilmor Dörr, revelou que deve pedir o fechamento de mais uma rua. Trata-se da Pedro Grunhauser, no trecho entre a Frederico Closs e a Ruperti Filho, no bairro União. 'As obras estão bem em frente à escola Odila Rosa Scherer. Acho que teremos de ver com o Departamento de Trânsito para fechar lá também.' As obras na Pedro Grunhauser começaram em julho e, segundo a Secretaria de Planejamento, foram autorizadas pela equipe de engenheiros.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e foto:  Débora Kist 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||