Atenção ao prazo de matrículas e rematrículas

Publicado em 14/11/2018 às 13h28

Nas escolas estaduais, rematrícula é automática para alunos com mais de 75% de frequência Começou na segunda-feira, 12, o período de rematrículas nas escolas da rede municipal de Venâncio Aires. Até 23 de novembro, pais de estudantes menores de 18 anos devem comparecer aos estabelecimentos de ensino para confirmar a vaga para 2019 e apresentar documentos para atualização cadastral.

Na rede estadual de ensino, o prazo vai até dia 25, mas apenas estudantes com frequência inferior a 75% precisam se rematricular, o que deve ser feito diretamente na secretaria da escola. Para os demais alunos, a rematrícula é automática. 

As matrículas para novos alunos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) serão realizadas a partir do dia 26 até 7 de dezembro, na escola mais próxima da residência do estudante. Os documentos necessários são certidão de nascimento, cartão do SUS, RG e CPF, comprovante de endereço e documentos dos pais ou responsáveis. Para quem tem menos de 10 anos é preciso apresentar, ainda, caderneta de vacinação.

Crianças que completarem 4 anos até 31 de março de 2019 devem ser matriculadas na pré-escola, na instituição mais próxima da residência. Em localidades onde não há escolas municipais, são oferecidas turmas de pré mas escolas estaduais, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que mantém as turmas. Atualmente, a cessão de uso ocorre nas escolas São Luiz, Santa Isabel, João Pádua da Rosa, Mariante, Leo João Frolich, Miguel Macedo de Campo, Frida Reckziegel e 11 de maio.

 

Escolas estaduais: inscrições de novos alunos pela internet

Na rede estadual de ensino, as inscrições para quem for ingressar no 1º ano do ensino fundamental ou no 1º do ensino médio começaram em 29 de outubro e se estendem até 25 de novembro, com cadastro pelo site www.educacao.rs.gov.br/matriculas. Na inscrição, é preciso indicar o endereço do aluno, a escola mais próxima e três escolas de preferência. 

Posteriormente, entre os dias 2 e 18 de janeiro de 2019, serão efetivadas as matrículas diretamente na escola para a qual o estudante foi designado. Para isso, é necessário consultar o site da Secretaria de Educação.

 

Matrículas na rede privada

Na rede privada de ensino de Venâncio Aires, os colégios Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, Gaspar Silveira Martins e Professor José de Oliveira Castilhos também realizam período de matrículas e rematrículas. Diferentemente da rede estadual e municipal, nas escolas particulares, não há data fixa para término das matrículas, mas isso ocorre na medida em que forem preenchidas as vagas de todas as turmas.

 

Casos específicos

- Alunos que desejam se matricular em outra escola precisam apresentar, além dos documentos de identificação, o atestado de transferência.

- Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a matrícula ou rematrícula deve ser realizada no turno da noite diretamente nas escolas. As Emefs José Duarte de Macedo, do bairro Macedo, e Dois Irmãos, do bairro Aviação, oferecem turmas de EJA do ensino fundamental, na modalidade regular e EJA Intensivo - projeto de um ano, para maiores de 23 anos.

- A Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas oferece EJA de ensino médio. A matrícula ocorre diretamente na instituição de ensino entre os dias 7 e 18 de janeiro.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Juliana Bencke

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||