Candeeiro oficial recebe Chama Crioula

Publicado em 14/09/2018 às 14h02

Oito centelhas formaram o candeeiro oficialEntidades filiadas à Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes do município, realizaram na noite desta quinta-feira, 14, a fusão das centelhas da Chama Crioula, em Venâncio Aires.

O ato abriu, oficialmente, os festejos farroupilhas na Capital Nacional do Chimarrão. Gerada e distribuída na cidade de Iraí, no dia 11 de agosto, o símbolo maior dos gaúchos foi conduzido "a pata de cavalo", às querências, e a partir de agora é reverenciado durante as comemorações, nos galpões e acampamentos.

FUSÃO

A solenidade ocorreu no Galpão Morada Velha, no Parque Municipal do Chimarrão, com a presença do prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, o presidente da ATVA Dalmo Inácio Mayer, patrono dos festejos farroupilhas do município, Oli Joaquim Franco, autoridades municipais e tradicionalistas. As centelhas foram conduzidas ao local pelos representantes das entidades e unificadas no candeeiro oficial do município.

O jovem Tiago Porto, violão e voz, acompanhado por seu pai, na gaita, promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, entoaram o Hino do Rio Grande do Sul, no encerramento do cerimonial. Eles também se integraram às apresentações artísticas realizadas pelas entidades. Jantar de integração ocorreu entre os participantes.

NA SEMANA
Neste ano, as atividades realizadas durante a Semana Farroupilha se voltam, basicamente, aos galpões e acampamentos. O reencontro das 13 entidades associadas à ATVA, vai ocorrer no desfile temático, dia 20 - Dia do Gaúcho - na rua Osvaldo Aranha. Com base no tema estadual "tropeirismo", os tradicionalistas levam para o desfile oito subtemas que contam um pouco da trajetória dos tropeiros no Rio Grande do Sul. 

O tradicionalismo é muito forte no município, e nos queremos somar forças para unir e fortalecer ainda mais as entidades tradicionalistas. E o presidente da ATVA Dalmo Mayer, declarou que vai se reunir com o Secretário de Cultura, Henrique Silva para juntos pensar novas ações para 2019." GIOVANE WICKERT, Prefeito.

 PROGRAMAÇÃO

Hoje

8h30min: Início do tradicional "Encontro das Escolas", atividades artísticas-culturais e almoço. Participação do prendado da entidade e 24ª Região Tradicionalista 
Realização: CTG Lenço Branco - Sede, Linha Cerro dos Bois
18h às 19: Bolicho 105 - Rádio Terra FM
20h: Tertúlias
Realização: PQT Parceira Campeira - Parque Municipal do Chimarrão
20h: Inauguração da Brinquedoca e jantar 
Realização: CTG Chaleira Preta - Sede, Linha Bem Feita
20h: jantar de confraternização entre as famílias
Realização: PQT Regalo Campeiro - Sede, Linha Arroio Grande

Sábado, 15
Manhã: Início da 9ª Festa campeira - Parque Municipal do Chimarrão
20h: Tertúlia Gaúcha e acampamentos
Realização: PQT Parceria Campeira
Durante o dia: Participação em Mateada na cidade de Progresso; apresentação na Escola Infantil Gente Miúda, Venâncio Aires
Realização: CTG Erva-Mate

Domingo, 16
Continuação da festa campeira, tertúlia e mateada
9h30min às 13h - Programa Alma Crioula da Terra FM - direto do Parque
Realização: PQT Parceria Campeira

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Beatriz Colombelli 
Foto: Alvaro Pegoraro

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||