Candidatas a Agricultora Destaque têm tarde de integração

Publicado em 17/05/2019 às 07h53

Candidatas com organizadores do encontro e casal proprietário do empreendimento da figueira centenáriaNa tarde de hoje foi realizada um encontro de integração entre as candidatas a Agricultora Destaque. Tendo como cenário a Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares, o encontro buscou difundir e preparar o 19º Encontro Municipal da Mulher Rural e também valorizar o turismo rural. O empreendimento integra o roteiro de turismo rural de Venâncio Aires.

Segundo a extensionista de Bem-Estar Social Rural do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Lisandra Rebelatto, foi um momento de integração entre elas, a fim de se conhecerem melhor e trocarem experiências. 'É um evento de valorização da agricultora como ser humano e, principalmente, como mulher na história, construtora de saber, de formação de pessoas, ou seja, seus filhos e demais membros familiares e produtora de alimentos', frisou, ao saudar as participantes. Após isto, cada uma delas se apresentou, falando da expectativa do evento e contando um pouco de sua história, pois o tema do encontro dese ano será 'Histórias reais'.

Lisandra ressaltou que a proposta do concurso não é escolher a mais bonita, a casa melhor ou outro critério desta natureza. 'Mas, sim, a valorização e prestígio destas mulheres agricultoras, participativas e guerreiras como elas mesmas se definem', frisou.

 

AGRICULTORA FAMILIAR

A vice-primeira-dama Ivanir Krämer, lembrou que acompanhou as visitas a todas as candidatas, que foi muito bem recebida por todas e que a partir da história de vida de cada uma, aprendeu muito. 'Sempre se aprende algo de novo e independente de quem for a vencedora, todas vocês já são agricultoras destaque', referiu. Ivanir salientou e elogiou os diversos programas desenvolvidos pela Emater/RS-Ascar, como o trabalho com as mulheres rurais.

Representando o Sindicato Rural, Mônica Moraes reforçou a importância do encontro e parabenizou as candidatas pela coragem que têm em colocar seus nomes à disposição e representar os seus clubes de mães e grupos do lar no concurso. Colocou que a vencedora viverá um dia de princesa.

A líder sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rosenei Neumann, afirmou que participou da duas primeiras escolhas da Agricultora Destaque, o que valoriza as mulheres rurais e desejou a continuidade do concurso nas próximas edições dos encontros da mulher rural.

Falando em nome da comunidade São José de Linha Marmeleiro, Íris da Silva afirmou que a anfitriã está à espera de todas as mulheres rurais para o 19º encontro, programado para o dia 31 de maio. Durante o encontro será conhecida a Agricultora Destaque 2019.

 

'Quando pensamos na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, muitas das iniciativas partem da visão da mulher.'
LISSANDRA REBELATTO - Extensionista de Bem-Estar Social Rural da Emater/RS-Ascar

 

Organização

O 19º Encontro Municipal da Mulher Rural e o concurso Agricultora Destaque têm na organização, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural e Sicredi.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Edemar Etges

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||