Candidatos a Produtor Modelo recebem visita da comissão organizadora do concurso

Publicado em 23/11/2018 às 08h09

Comissão organizadora foi recebida pelo casal João Derlamm e Leane Adeli HornNa manhã de hoje, 22, a comissão organizadora visitou os cinco casais candidatos a Produtor Modelo, cujo concurso municipal chega a sua 25ª edição. A visita de cortesia junto com a primeira avaliação, é a primeira ação que envolve o concurso, que ainda terá mais uma visita de avaliação - que será surpresa, com a festa de encerramento programada para o dia 23 de março de 2019, tendo a Associação Esportiva e Cultural São Luiz de Vila Santa Emília como anfitriã. Além disso, está programada uma reunião para o dia 10 de março, às 19h30min, para definir os detalhes da festa.

Os casais casais candidatos visitados são: João Derlamm e Leane Adeli Horn, representante a Associação Pindorama de Linha Brasil; Tiago Amadeu e Thamires da Silveira, da Associação Esportiva e Recreativa Bom Humor de Linha Cecília; Sérgio Moacir e Vanderléia Maria Heinen Hickmann, da Associação Recreativa Ipiranga de Linha 17 de Junho; Antônio e Ivone Maria Müller Loeblein, da Associação Cultural e Recreativa 25 de Julho de Santa Emília; e, Valter Erno e Julita Freitag, da Associação Esportiva e Cultural São Luiz de Vila Santa Emília.

O Concurso Municipal Produtor Modelo é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) e tem como apoiadores, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural.

 

JOÃO E LEANE

Representando a Associação Pindorama de Linha Brasil, o casal João Derlamm e Leane Adeli Horn, tem na agroindústria familiar de conservas a principal atividade e fonte de renda. São envazados em torno de 4 mil vidros por ano e as conservas são o pepino, minimilho, rabanete, pimentinha e cenoura, entre outras hortaliças, e vai iniciar a produzir quiabo em conserva. Produz ainda, compotas de frutas diversas. As vendas ocorrem todas as sextas-feiras, à tarde, na feira da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), uma vez por mês no Sindicato Rural e ainda, entrega para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Está na atividade desde o ano de 2004.

 

TIAGO E THAMIRES

Concorrendo pela Associação Esportiva e Recreativa Bom Humor de Linha Cecília, o casal Tiago Amadeu Frey e Thamires da Silveira Guterres - ela trabalha como monitora de uma escola infantil particular - tem no tabaco e na produção de leite as principais atividades. O tabaco soma 25 mil e o plantel leiteiro soma oito vacas, das quais cinco estão em lactação com uma produção média diária de 60 litros. A quantidade produzida vai aumentar até o fim do ano pois as vacas vão dar cria. As produções de tabaco e de leite são desenvolvidas em parceria com os pais Clécio e Shirlei e toda a mão de obra é familiar.

 

SÉRGIO E VANDERLÉIA

A Associação Recreativa Ipiranga de Linha 17 de Junho concorre com o casal Sérgio Moacir e Vanderléia Maria Heinen Hickmann. O casal tem a produção diversificada sendo as principais fontes de renda a criação de gado com a venda de terneiros. Em média são dez exemplares comercializados por ano, que rendem 100 quilos de carne ou 200 quilos se vendidos vivos. O casal ainda produz 500 arrobas de erva-mate, que soma 2,5 hectares. Corta 1,25 hectare a cada ano.

 

ANTÔNIO E IVONE

Representando a Associação Cultural e Recreativa 25 de Julho de Santa Emília, o casal Antônio e Ivone Maria Müller Loeblein, também tem no tabaco a principal atividade. A cultura soma 60 mil e ele produz em parceria com a sua filha que reside em Linha Duvidosa, onde ele tem uma porcentagem de 25%, ou seja, 15 mil pés. Antônio é funcionário aposentado de um frigorífico e esta é a primeira safra que investe nesta cultura. O restante da produção e criações são para a subsistência da família.

O casal de aposentados Valter Erno e Julita Freitag representa a Associação Esportiva e Cultural São Luiz, de Vila Santa Emília. Mesmo aposentados, os dois ainda continuam na ativa, porém, não produzem mais em escala comercial e somente para o consumo próprio, como por exemplo, milho na safra e safrinha, além de outros alimentos e criações.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Edemar Etges

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||