Centro, Aviação e Santa Tecla lideram pedidos de melhoria na iluminação

Publicado em 27/07/2018 às 14h39

Na rua Fredolino Carlos Schirmann, no bairro Santa Tecla, lâmpada quebrada em um temporal deixa parte da rua no escuroDe janeiro até agora, 943 solicitações de reparos na iluminação pública foram encaminhadas à Prefeitura de Venâncio Aires, pelo aplicativo Fiscale e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). As reclamações são advindas de diversas regiões do município, na área urbana e rural. 

Entre elas, a maioria é oriunda de moradores do Centro, seguido dos bairros Aviação e Santa Tecla. Os problemas vão desde lâmpadas queimadas até algumas que permanecem ligadas durante o dia, por problemas no sensor. 

O aposentado Luiz Carlos da Silva, 62 anos, mora na rua Fredolino Carlos Schirmann, no bairro Santa Tecla. Em frente à casa dele, a lâmpada foi quebrada em um temporal, e desde então, o trecho está sem iluminação. 'Já faz meses que está estragada. É ruim essa escuridão', diz.

Apesar de situações como a de Silva se repetirem em diversos bairros, o saldo da troca de lâmpadas no município é positivo. Desde o início do ano até agora, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) realizou a troca de 1.668 lâmpadas - 47% delas, em bairros. 

De acordo com o secretário Renato Gollmann, atualmente, são 219 pedidos aguardando providências: 125 na cidade e outros 94 no interior. 'Neste mês, tivemos atrasos em função da chuva, que não permite que a equipe faça o trabalho. Se não fosse isso, em uma semana, colocaríamos as lâmpadas da cidade em dia, pois temos uma média de troca de 25 por dia', explica.

Gollmann destaca a importância de a população indicar à secretaria os locais com necessidade de troca de lâmpadas, para que a situação seja solucionada. Outra questão ressaltada por ele é que, em muitos casos, profissionais da RGE Sul, de empresas telefônicas e de internet desligam a iluminação, para realizar serviços na rede elétrica, e não religam, ao fim do trabalho, deixando as ruas sem iluminação. 

'Muitas pessoas nos procuram, reclamando que a quadra inteira está sem iluminação e quando vamos verificar, não religaram a iluminação. Quem mexe na rede elétrica tem o dever de deixá-la em dia', salienta.

 

Solicitações

Os pedidos de reparos na iluminação, assim como de outros serviços públicos, podem ser encaminhados pelo aplicativo Fiscale; pelo site www.venancioaires.rs.gov.br, na seção Ouvidoria; diretamente na Prefeitura ou pelo telefone 3983 1000. Embora a maioria das solicitações seja encaminhada pelo Fiscale/Ouvidoria, também é possível contatar a própria Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, pelo telefone 3741 2035.

>> 70% dos pedidos de reparos em iluminação pública que chegam à Ouvidoria da Prefeitura são de bairros.

>> 75 pedidos de providência de iluminação pública foram encaminhados pelos vereadores de Venâncio Aires ao Poder Executivo, desde o início do ano.

 

Trocas de lâmpadas

Mês Pedidos* Trocas

Janeiro - 145 - 362
Fevereiro - 109 - 219
Março - 111 - 165
Abril - 198 - 116
Maio - 88 - 377
Junho - 121 - 185 
Julho - 171 - 244
Total - 943 - 1.668
*Recebidos pela Ouvidoria da Prefeitura/Fiscale.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Juliana Bencke

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||