Conheça as 10 indicadas ao prêmio Mulher Ativista em Destaque

Publicado em 27/07/2018 às 14h44

O prêmio é concedido anualmente para mulheres ativistasPara comemorar o dia 25 de julho, data marcada pelo Dia Nacional da Mulher Negra e do Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha, o Movimento dos Afrodescendentes de Venâncio Aires (ONG Alphorria) promove, hoje, a 5ª edição do evento 'Mulher Ativista em Destaque'.

O evento será na Câmara de Vereadores, às 19h30min.  Além da premiação, atrações musicais estão na programação com a cantora Eliana Schwinn e Jair Ferreira, diretor musical do Grupo Vocal da ONG. A historiadora Viviane Weschenfelder fará explanação sobre mulheres negras e mulheres ativistas, assunto que faz parte de sua tese de doutorado.

 

AS INDICADAS AO PRÊMIO

Bieta Edi Rodrigues Lecompte:
?Natural de Porto Alegre-RS, atualmente residindo no Rio de Janeiro, sempre foi ligada às artes e manifestações culturais. Criou e dirige a produtora Bieta Style Music Dance Produções, que é realizadora de Eventos e Produção de Moda, Eventos Culturais e Produção Musical. É integrante do Coletivo Rainhas Negras e do Grupo extensão da Cia de Dança Babalakina que reúne música, dança e moda Afro Contemporânea, unindo atualidade urbana e ancestralidade africana, afirmando nossas origens e suas múltiplas identidade contemporâneas.

Bruna de Mello Vicente:
Jovem médica, bisneta de Amarino da Silva, um dos pioneiros na luta contra o racismo em Venâncio Aires. Sempre foi  atuante e preocupada com as questões sociais . Já no ano de 2010 realizava trabalhos voluntários no município. Presidiu em 2011 o Grêmio Estudantil (GECA ) e a União dos Estudantes de Venâncio Aires (UESVA). Cursou Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2014 atuou como integrante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Integrou também o Coletivo P53, entre 2014 e 2015. Em 2016, atuou como voluntária do Cursinho Pré-Vestibular Popular (EDUCAMED). Bruna é integrante do Instituto Halcyon.

Cíntia Mara da Luz:
Reside no município de Santa Cruz do Sul e possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008).     É mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - UNISC e presta serviço de planejamento, elaboração de campanhas publicitárias desde 2009, para o clube social negro Sociedade Cultural Beneficente União. Atua como consultora na área de projetos socioculturais e marketing cultural, além de ser integrante do Grupo de Estudos Alphorria-G.E.Alphorria.

Ivanir Dalfert Kramer
Reside no interior município de Venâncio Aires e é uma mulher que sempre prestou serviços voluntários na sua comunidade e na escola. Atualmente participa do gabinete da primeira dama, especialmente envolvida em projetos de decoração da cidade, no Natal e na Páscoa. Participa também de programações junto à terceira idade, como festas e outras atividades do município, voltadas aos idosos.

Isabel Generosa Landim
Nasceu e reside em Venâncio Aires. Foi a primeira mulher presidente da Sociedade Négo Foot Ball Club no período de 2005 a 2011.  Foi coordenadora Geral do Coletivo dos Clubes Sociais Negros do RS. É formada em Pedagogia no Centro Universitário Uninter e no momento está cursando bacharelado em Sociologia. É voluntária no Centro Holístico Grupo Jornada de Amor, do qual foi presidente de 2012 a 2017 e permanece hoje nas atividades sociais desenvolvidas pelo grupo. É uma ativista reconhecida pelo seu envolvimento nas questões da comunidade negra.

Joice Battisti Gassen 
Reside em Venâncio Aires. É Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires e coordenadora dos Secretários Municipais de Educação da Região do Vale do Rio Pardo - AMVARP. Faz parte do Conselho dos Secretários Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (CONSEME), do Grupo de Debates e Estudos Permanentes Regime de Colaboração no Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (GDEP/RC CEEDRS), do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente FEPAD-RS, além do Conselho Nacional de Representantes da UNDIME Nacional - CNR.

Luana Garcia
Reside no município de Estrela-RS. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Luterana do Brasil e Pós Graduação em Metodologia da Arte com base na Cultura Afro e Cultura Indígena. Atua como professora no município de Venâncio Aires, na Escola Emei Aloisius Paulino Algayer. Atua como integrante do Grupo de Estudos Alphporria - G.E.Alphorria.   Foi uma das idealizadoras, junto com a ONG Alphorria, do Projeto 'Somos Todos Coloridos', iniciado em 2017 e permanece sendo desenvolvido.

Luciane da Silva Conrad
Nascida em Porto Alegre e atualmente reside no município de Santa Cruz do Sul.  É Assistente Social no Câmpus Venâncio Aires da Rede IFSUL. Em 2016 concluiu especialização em Intervenção Social com Famílias na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), capacitação que fortaleceu e impulsionou ações desenvolvidas na Assistência Estudantil.  Atualmente integra coordenação do NUCRESS Vale do Rio Pardo e Centro Serra, núcleo de base do CRESS 10ª Região, espaço de mobilização da categoria profissional. Na Assistência Estudantil e no Núcleo de Estudos Afro- brasileiros e Indígenas tem mobilizado gradativa inserção no município de Venâncio Aires. Atua como integrante do Grupo de Estudos Alphorria - G.E.Alphorria.

Paula Carvalho 
Natural do município de Taquari. Há mais de 20 anos atua com comunicação, é graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Administração de Marketing e, entre suas idas e vindas, já soma dezoito anos de residência em Venâncio Aires, sendo dez deles na Folha do Mate, onde desde 2013 atua como Diretora Comercial. E foram os projetos da Folha, com ações sociais,  que possibilitaram a proximidade com a instituição

Rosária Garcia Costa
Nasceu em Rio Grande. É Bibliotecária formada pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e especialista em Gestão Pública Participativa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS). É contadora de Histórias membro da Red Internacional de Cuentacuentos (RIC). É coordenadora técnica da Biblioteca Pública Municipal Caá Yarí em Venâncio Aires desde 2004. Possui um olhar especial para as questões sociais. Atua como integrante do Grupo de Estudos Alphorria - G.E.Alphorria.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Rafaela Etges*
Foto: Divulgação / ONG Alphorria

 *Estagiária em período de férias.

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||