Crianças exercem cidadania em sessão da Câmara de Vereadores

Publicado em 11/10/2017 às 10h32

Vereadores mirins receberam certificados pela participação no projeto, realizado anualmente no municípioO banquinho colocado atrás da tribuna ajudou os 15 estudantes que participaram do projeto Vereador Mirim a alcançarem o microfone, durante o período de comunicações da sessão solene do Poder Legislativo, na tarde de hoje. O encontro foi realizado em homenagem ao Dia da Criança, comemorado amanhã.

Embora tenha sido preciso uma ajudinha no quesito altura, em nenhum momento os pequenos venâncio-airenses deixaram a desejar nas falas, nos discursos bem elaborados e na defesa das propostas para melhorias em suas escolas e comunidades. 

''Hoje estamos dando nosso primeiro passo. A luta por um futuro melhor é de cada um. É isso que nos faz cidadãos", Ana Vitória Machado, aluna da escola estadual Wolfram Metzler.

"A boa política tem que colocar o bem-estar da população em primeiro lugar", disse Franklin Mikael Henckes, aluno do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro. Morador de Linha Andréas, o vereador mirim destacou o potencial do interior do município para o turismo ecológico. "Mas, para isso, as estradas devem receber melhorias constantes", ponderou. 

A manutenção das estradas foi um dos temas mais citados pelos estudantes, durante o pronunciamento na tribuna. Investimentos em iluminação pública, educação, saúde e segurança também foram solicitados pelos pequenos parlamentares. 

"Entre as demandas que recebi da comunidade estão a construção de um quebra-molas em frente à escola, bancos para o pátio e mais computadores para o laboratório de informática. Também recebi muitos pedidos de lâmpadas queimadas", comentou Amanda Vogt de Medeiros, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, de Linha Hansel.

Acessibilidade

Representando a escola de educação especial da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Larissa Pereira defendeu mais acessibilidade. "Precisamos de pracinhas com brinquedos adaptados, placas de sinalização em braile, mais calçadas com piso tátil e um redutor de velocidade ou quebra-molas em frente à Apae", citou.

Na plateia lotada por familiares e colegas dos pequenos vereadores, estava a avó de Larissa, Líria Maria Janisch, 68 anos. "Vim por causa da minha neta. Ela se sente realizada quando alguém vem prestigiar."

Além dos pronunciamento das crianças, a sessão solene contou com apresentação musical com Eliana Schwinn e Stefani Dhein, e de teatro, com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina, orientados pela instrutora Sabrini Dias.

Participantes

Amanda Vogt de Medeiros - Emef Dom Pedro II
Ana Júlia Riedel - Escola estadual Brígida do Nascimento 
Ana Vitória Machado - Escola estadual Wolfram Metzler 
Betina Petry Moreira - Colégio Professor José de Oliveira Castilhos 
Douglas Pedroso Gambarra - Emef Cidade Nova 
Eduarda Vitória Tessi - Emef Alfredo Scherer 
Elisandro Gabriel Wessling - Escola estadual Pedro Benno Bohn 
Franklin Mikael Henckes - Escola estadual Sebastião Jubal Junqueira
Larissa Pereira - Apae 
Marcela Kist de Souza - Colégio Bom Jesus 
Matheus Endrigo Wagner Alves - Emef Dois Irmãos 
Matheus Pacheco Martins - Emef José Duarte de Macedo 
Natali Ferreira - Escola estadual Professora Leontina 
Paula Carolina F. de Freitas - Emef Coronel Thomaz Pereira
Peter Russel Fagundes - Escola estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Juliana Bencke
Foto: Vanessa Behling

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||