Definidos os horários de atendimento no comércio para o Natal

Publicado em 28/11/2017 às 10h10

.Um acordo entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas) - que abrange os municípios de Venâncio Aires e Mato Leitão - estabeleceu o horário diferenciado de atendimento no fim do ano. O calendário foi aprovado hoje pela manhã e passa a valer nesta sexta-feira.

Além desta sexta-feira, nos dias 4, 5, 6,7, 8, 11, 12, 13, 14 e 15 de dezembro, as empresas também poderão permanecer abertas até as 19h. Já nos sábados dias 2, 9 e 16, os empreendimentos terão a possibilidade de estender o horário até as 17h.
Nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 o comércio poderá prorrogar o horário de abertura até as 21h. Enquanto que no sábado dia 23 o atendimento poderá ser estendido para as 19h.

Nos domingos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de dezembro, as empresas permanecerão fechadas e o mesmo ocorre no Natal, dia 25. Já do dia 26 a 30, as empresas deverão praticar o horário normal de abertura, sem qualquer alteração.

HORAS EXTRAS
Uma das cláusulas do contrato estabelece que, do dia 1º de dezembro a 31, as horas a mais de trabalho que os funcionários das empresas representadas pelo Sindilojas fizerem em Venâncio Aires e Mato Leitão serão acrescidas de 75% ou folga em dobro, de acordo com a opção do funcionário.

As folgas poderão ser compensadas até 31 de março de 2018 e, em função disso, será possível fechar o estabelecimento comercial em qualquer dia até a data mencionada. As horas extras serão calculadas com base na média das comissões dos últimos 12 meses.

O atendimento em horário diferenciado tem como principal propósito oferecer mais tempo para as pessoas fazerem as compras de fim de ano e, como consequência, aumentar as vendas e a lucratividade. Segundo o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, o acordo foi estabelecido de forma tranquila, apenas houve alguns questionamentos em relação ao domingo que antecede o Natal, quando não haverá atendimento, mas o mesmo já havia ocorrido no ano passado.

De acordo com Spode, a novidade é o expediente ser até as 21h - diferente dos outros anos que era às 22h - em toda a semana que antecede o Natal, o que inclui o sábado. Para ele, o horário diferenciado é positivo para o comércio: 'Algumas lojas têm muita expectativa em cima da última semana do ano'.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, Afonso Schwengber, um diferencial deste ano está no atendimento do sábado dia 23 que se estende até as 19h, pois nos anos anteriores fechava às 17h. 'Neste ano se abre duas horas a mais, por se entender que no domingo as lojas já não estarão abertas', observa.

Vale ressaltar que os funcionários que fizerem horas extra terão direito a um lanche e, para isso, o empregador deverá oferecer R$ 15,50 para isso. Segundo Schwengber, o pagamento em dinheiro iniciou no ano passado e é uma medida positiva. 'Assim cada um compra o seu e o que gosta. Nos anos anteriores só se comprava o lanche depois de duas horas extras, mas aí algumas empresas faziam 1h45min para não pagar lanche. Agora, alterou o horário do trabalhador, ele já tem direito ao lanche', comenta.

MULTA
Caso o acordo estabelecido não seja cumprido, a empresa terá que pagar uma multa no valor de um salário mínimo profissional da categoria por empregado e em benefício do mesmo.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Kethlin Meurer 
Foto: Arte Diego Batista

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||