Depois de quatro anos, Fabiana deixará a presidência da Caciva

Publicado em 10/11/2017 às 15h15

Fabiana: 'Quando uma equipe assume uma entidade como a Caciva, precisa ter consciência de que representa a classe empresarial'Após quatro anos à frente da diretoria da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Fabiana Bergamaschi deixará o cargo de presidente da entidade. A votação ocorrerá no dia 21 deste mês, em reunião-almoço na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde também ocorrerá a Assembleia Ordinária. O mandato para a diretoria eleita será de dois anos e a mesma irá assumir em janeiro de 2018, ainda sem dia definido. A equipe poderá se candidatar à reeleição apenas uma vez.

Além da votação ocorrer na reunião-almoço, a mesma poderá ser feita ao longo do dia também na própria Caciva. Durante a assembleia, estarão em pauta assuntos como apreciação das contas, balanços e relatórios da gestão 2016/2018, eleição do Conselho Fiscal 2018-2020 e outros assuntos gerais. A diretoria será composta por dez membros e até a tarde de ontem não havia uma chapa inscrita, apenas a indicação de um nome pela atual presidente Fabiana, que é o de Vilmar de Oliveira, atual vice-presidente de Indústria da entidade. O prazo limite para a inscrição é dia 20 deste mês. Segundo o estatuto, após a eleição, o presidente eleito formará a sua diretoria.

'Experiência  fantástica'
Fabiana conta que assumiu a presidência da entidade em março de 2014, mas, antes disso, já esteve envolvida na diretoria, pois exerceu a função de vice-presidente de Indústria durante dois anos. 'Já estou acompanhando o trabalho da Caciva há seis anos', comenta. Ela destaca que esses quatro anos em que esteve como presidente proporcionaram uma experiência fantástica em que foi possível conhecer diversas entidades do Rio Grande do Sul, estabelecer novos contatos com outras lideranças, como Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, Associação Gaúcha para desenvolvimento do Varejo (AGV) e Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Na opinião dela, é muito importante ver como a Caciva é respeitada também no estado. Outra gratificação em meio ao trabalho realizado se refere à oportunidade de ter mais conhecimento sobre a economia local: 'Estivemos sempre acompanhando as dificuldades dos empresários de todos os segmentos'. No entanto, a presidente reconhece que também existem desafios, porque nem sempre tudo ocorre da maneira esperada. 'Nós criamos uma expectativa, mas em um grupo muito grande é desafiador emitir uma opinião, porque as pessoas são diferentes e pensam de formas distintas', observa.

Além disso, de acordo com ela, quando se representa uma entidade, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer uma colocação: 'Porque aquilo que eu penso não é aquilo que a maioria pensa', comenta a presidente. É por isso que Fabiana ressalta que também se torna interessante haver um cuidado quanto à imparcialidade, o que significa não se envolver com o meio político. Para ela, quando uma equipe assume uma entidade como a Caciva, precisa ter consciência de que representa a classe empresarial.

Segundo Fabiana, entre os objetivos da atual diretoria estava atualizar a classe sobre determinados assuntos e motivá-la a continuar a fazer um bom trabalho. 'Buscamos trabalhar bastante as equipes de trabalho, trouxemos eventos grandes e também focamos em um trabalho de gestão diretamente com as lideranças empresariais, trazendo cursos', observa.

430
Número de associados que a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) tem no momento.

ELEIÇÃO
Qualquer associado, pessoa física ou sócio da pessoa jurídica, em dia com seus deveres, poderá apresentar seu nome para concorrer ao cargo de presidente da entidade ou membro do Conselho Fiscal. Até ontem, não havia nenhum nome inscrito para compor o conselho.

A diretoria será composta por dez membros, como o presidente, vice-presidente de Indústria, vice-presidente de Comércio, vice-presidente de Serviços, 1º diretor tesoureiro, 2º diretor tesoureiro, 1º diretor secretário; 2º diretor secretário; diretor de eventos e diretor de meio ambiente.

VOTAÇÃO
A votação para escolher a nova diretoria e novo Conselho Fiscal será realizada no dia 21 deste mês. O horário para a realização do processo é das 9h até as 17h, na própria Caciva. Mas a votação também poderá ocorrer durante a reunião-almoço na AABB. Após as 17h, haverá a abertura da urna e contagem de votos.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Kethlin Meurer / Folha do Mate

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||