Noticias - Fenachim

Venâncio Aires reconhece seus novos cidadãos

Publicado em 17/05/2016 às 14h39

Solene 11 05 16 DentroVenâncio Aires tem, oficialmente, 14 novos cidadãos. Em sessão solene que durou mais de duas horas e foi realizada no Chimarródromo, na noite de quarta-feira, 11, os vereadores entregaram os títulos em reconhecimento às pessoas que têm relevantes serviços prestados à comunidade e foram acolhidas pela Capital Nacional do Chimarrão. Além das distinções, a cerimônia também teve como objetivo lembrar a passagem dos 125 anos do município. Um bolo foi oferecido a quem prestigiou o evento.

Entre os agraciados estavam o delegado de Polícia Felipe Staub Cano, reconhecido pelo trabalho à frente da 1ª DP; a ministra da Igreja Católica Iracema Wagner, voluntária com mais de 30 anos de atuação na comunidade; e o chefe do escritório da Emater de Venâncio Aires, Vicente Fin, em uma prova de que os parlamentares se preocuparam em lembrar de pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade. A maioria dos homenageados fez pronunciamento ao receber o certificado, mas foi o empresário João Léo Gassen que, ao falar, notadamente emocionado, prendeu a atenção da plateia presente.

Em época de crise política, Gassen lembrou do tempo que militou, inclusive disputando a vaga de vice-prefeito, “sem jamais ter ganho um inimigo sequer”. Disse ainda que já havia sido indicado para receber o título de cidadão venâncio-airense, mas não aceitou, naquela oportunidade, porque ocupava cargo público. Deixou o seu recado, sem dúvida, neste momento tão delicado pelo qual passam a política e os políticos brasileiros. Ao final, destacou a importância da família, instituição que, de acordo com ele, “é o segredo da longevidade”. Trêmulo de emoção, foi muito aplaudido no Chimarródromo.

 

IMPORTÂNCIA

Para o prefeito Airton Artus, entre as atividades do Legislativo está a de reconhecer cidadãos que, mesmo não sendo naturais do município, aqui se instalam, constituem família e contribuem com o desenvolvimento da cidade. “Hoje estamos fazendo justas homenagens, pois temos aqui pessoas que amam Venâncio Aires e passam a ser, definitivamente, filhos desta terra”, afirmou. Presidente do Legislativo, José Ademar Melchior, o Zecão, além de parabenizar os agraciados, lembrou seus familiares, que no seu entendimento são os pilares para a construção de uma trajetória de sucesso de qualquer pessoa.

 

MTG – 50 anos

Também durante a cerimônia, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires prestou uma homenagem ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que no dia 28 de outubro completará 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Nairioli Callegaro agradeceu a lembrança, ressaltando que o movimento tradicionalista está presente em mais de 80% dos municípios gaúchos. “É muito importante reconhecermos as nossas referências”, declarou.

 

AGRACIADOS

  • Sérgio Miguel Camargo, empresário, proprietário da Serfesta e apoiador do futebol amador, título proposto pelo vereador Rudemar Glier (PMDB).
  • Felipe Staub Cano, delegado de Polícia, título proposto pelo vereador Eduardo Kappel (PP).
  • César Schumacher, dentista, ex-secretário de Saúde, título proposto pelo vereador Vilson Gauer (PT).
  • João Vicente Fin, chefe do escritório local da Emater, título proposto pelo vereador Celso Krämer (PTB).
  • Lídio Mateus Nacimento, policial militar aposentado, título proposto pelo vereador Arnildo Camara (PTB).
  • José Diomar Rosa, comerciante aposentado, título proposto pelo vereador Edemilson Freda (PDT).
  • Carla Sibere Alves de Oliveira, sargento da Brigada Militar, título proposto pelo vereador José Cândido Faleiro Neto (PT).
  • João Léo Gassen, empresário, ex-secretário de Agricultura, título proposto pelo vereador João Stahl (PDT).
  • João Paulo Heck, tradicionalista, comunicador da Rádio Venâncio Aires, título proposto pelo vereador José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB).
  • Iracema Wagner, ministra da Igreja Católica, título proposto pela vereadora Helena da Rosa (PMDB).
  • Denize Maria Uhlmann, coordenadora da Secretaria da Saúde, título proposto pelo vereador Telmo Kist (PSD).
  • Fabiana Bergamaschi, empresária, diretora da Venax e presidente da Caciva, título proposto pela vereadora Cleiva Heck (PDT).
  • Luciano André Storch, empresário do ramo imobiliário e presidente do Rotary Venâncio Aires, título proposto pelo vereador Jarbas da Rosa (PDT).
  • Celso Teixeira da Rosa, microempresário, proprietário de atelier, título proposto pelo vereador Nery da Silveira (PDT).

 

 

 

Fonte: AI Câmara de Vereadores
Foto: Lillian Henckes

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Números finais da Fenachim devem ser apresentados em breve

Publicado em 16/05/2016 às 16h21

A Festa Nacional do Chimarrão encerrou neste domingo (15), depois de oito dias de atividades no Parque do Chimarrão em Venâncio Aires. Logo após o encerramento oficial, o presidente da festa, Luiz Paulo Assmann, conversou com a Rádio Terra FM. 

Segundo ele, ainda que não haja números prontos quanto à público e arrecadação, a movimentação da festa atingiu a expectativa da organização. “Lógico, este domingo, tendo em vista a chuva, foi prejudicado. Mas no contexto geral da festa até superou a expectativa, tendo em vista o momento que vivemos. Mas foi muito positiva, sob todos os aspectos, essa Fenachim 30 anos”, afirmou o presidente da Fenachim. 

Com a festa terminada, começa agora o trabalho de análise de público, comercialização e arrecadação, o que deve ser concluído em até um mês. “Tem alguns patrocinadores que as receitas só são possíveis após a Fenachim. Mas nós queremos no espaço de 30 dias, no máximo, apresentar o balancete geral da festa com a definição e conclusão de todos os trabalhos”. 

Para as próximas festas do chimarrão, Luiz Paulo Assmann comenta a possibilidade de ter uma equipe de trabalho permanente para a organização do evento. “A Fenachim é uma associação agora independente e nós tivemos uma reunião com os ex-presidentes que aceitaram, gentilmente, nosso convite. Nós queremos discutir essa ideia de fazer uma integração e eles formarem uma equipe de trabalho. Então, eles vão nos passar subsídios para aperfeiçoar cada vez mais nossa festa e dar uma atenção muito especial para nosso belíssimo parque”, explica.

 

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos: Débora Kist / Felipe Kroth

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Rodeio Crioulo encerra com destaque à saúde dos animais

Publicado em 16/05/2016 às 16h16

O 49º Rodeio Crioulo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, se encerrou neste domingo, 15, às 18h10min, dentro da previsão dos organizadores. Nem mesmo a chuva que deixou a pista do Parque Municipal do Chimarrão durante quase todo o dia, enxargada tirou o brilho e a determinação dos laçadores, tampouco do público que aplaudiu os competidores.

O evento que fez parte da programação da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 30 Anos), teve um destaque especial, segundo o patrão da entidade organizadora, André Kroth. Em sua avaliação, ele reafirma que é possível realizar um grande rodeio cumprindo a lei com referência à saúde dos equinos. "Cem por cento, dos animais participantes das provas ou visitantes com seus cavalos, estavam com a documentação em dia". Kroth se refere a observância dos exames, vacinação e guia de transporte animal (GTA). Ele acrescenta que a qualidade pode andar junto com a quantidade, mas a qualidade ainda deve imperar nos eventos campeiros.

Após quatro dias de provas campeiras, mais de R$ 30 mil em premiação foram distribuídas aos campeões, nas diversas modalidades, que vieram de todo o estado e que passaram pelo crivo da comissão avaliadora, sendo apresentadas por cinco narradores. André Kroth, destaca, ainda, o apoio da comissão organizadora da Fenachim 30 Anos, à Administração Municipal, antes e durante o evento, às equipes de trabalho que foram fundamentais para o sucesso de cada detalhe. Ele enalteceu a cada um que colaborou, além de um agradecimento especial aos visitantes, razão do sucesso da edição.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Beatriz Colombelli

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Emoção e agradecimentos marcam o encerramento da Fenachim

Publicado em 16/05/2016 às 16h13

Depois de nove dias de programação, a comissão organizadora da Fenachim 30 Anos se reuniu no Chimarródromo, coração da festa, para agradecer e festejar o sucesso desta que foi a 14ª edição do maior evento de Venâncio Aires.

Em uma cerimônia marcada de lágrimas, sorrisos e abraços, soberanas, casal presidente e prefeito Airton Artus agradeceram ao público, as famílias, aos expositores, apoiadores e todos aqueles que auxiliaram na divulgação, organização e execução da festa.

As soberanas focaram seus discursos na experiência que tiveram, e na oportunidade de viver momentos marcantes, sobretudo pelo aprendizado e a sensação de dever cumprido.

O presidente da festa, Luiz Paulo Assmann, ao lado da esposa Zilda e da vice-presidente Fabiana Bergamaschi, reiterou os agradecimento e destacou o o orgulho de ter ao seu lado pessoas incansáveis, que lhe ajudaram a exercer e cumprir sua missão como presidente.

Prefeito Airton Artus disse que a festa foi vitoriosa desde o começo, quando Assmann assumiu a organização do evento e citou o momento econômico como um dos obstáculos da organização. Disse que a Fenachim é o maior e um das principais vitrines de divulgação de Venâncio Aires e da importância de apoiar e investir na festa. Também elogiou o presidente que trouxe a ideia de criar um conselho consultivo formado por presidentes das edições anteriores e da necessidade de criar um Plano Diretor para o Parque do Chimarrão.

A próxima edição da Fenachim, que celebrará sua 15ª edição, deve ocorrer em maio de 2018. Ainda não há presidente definido, mas a tendência é de que algum nome da atual diretoria assuma o posto e dê sequência aos trabalhos de organização.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Letícia Wacholz
Foto: Guia Venâncio

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Fotografias sobre 'momentos da Fenachim' são premiadas

Publicado em 16/05/2016 às 16h05

Na tarde deste domingo, a Prefeitura de Venâncio Aires premiou as três melhores fotografias do concurso 'Momentos da Fenachim'. A entrega da premiação  - cestas com produtos das agroindústrias familiares e uma cuia personalizada da festa - foi acompanhada pelo governador José Ivo Sartori, que inclusive aproveitou o momento para mostrar aos vencedores seu apreço pela fotografia e mostrar, do próprio celular, alguns de seus cliques cotidianos.

As três melhores fotografias foram clicadas por Ana Carolina, repórter da Folha do Mate, com a foto da soberaninha Lara Evangelista Fontoura; de Leíne Bertotti, com uma foto da apresentação da banda venâncio-airense Mastodonte e; a foto postada por Claudia Burghardt que registrou a filha, Lara Alice Arenhardt, apreciando os modelos de chimarrão no Chimarródromo.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Letícia Wacholz
Foto: Guia Venâncio

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Padre Alessandro Campos canta, abençoa e emociona público

Publicado em 16/05/2016 às 15h58

O show do padre sertanejo Alessandro Campos encerrou com chave de ouro as apresentações nacionais da Fenachim 30 Anos. Antes mesmo de subir ao palco do ginásio Poliesportivo, o sacerdote esbanjou carisma ao atender fãs e imprensa no camarim.

E durante quase duas horas de show, a interação com o público não faltou. Ao subir no palco, logo arrancu aplausos com seu maior sucesso 'O que é que eu sou sem Jesus'. Depois vieram canções sertanejas como 'No dia em que saí de casa', de Zezé di Camargo e Luciano; 'A majestade e o sábia', de Roberta Miranda; 'Encosta tua cabecinha no meu ombro'; entre outras.

As músicas gauchescas também agitaram o público. 'Querência amada', 'É disso que o velho gosta', 'Gaúcho de Passo Fundo'.

Durante o show, o padre também fez orações e abençoou o público. Além disso, tomou chimarrão e agradeceu a autorização de fazer o show na Capital do Chimarrão ao dom Canícius Claus, que era bispo da Diocese de Santa Cruz e estendeu o agradecimento aos párocos locais. Ainda, enfatizou a presença de evangélicos, segundo ele, o que úne a todos é Jesus Cristo.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Vanessa Behling
Foto: Guia Venâncio

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

O 'padre sertanejo' encerra a Fenachim com show no Poli

Publicado em 15/05/2016 às 16h42

O sacerdote que vem fazendo o maior sucesso na atualidade por ser um padre sertanejo estará na Fenachim 30 Anos neste domingo, 15. O paulista Alessandro Campos, 34 anos, se apresentará no Poliesportivo, do Parque Municipal do Chimarrão, a partir das 17h.

Os portões do ginásio abrem às 14h. Ele e sua equipe ficarão hospedado em Lajeado. Com promessa de ginásio lotado, já que foi um dos shows mais procurados na venda de ingressos antecipados, o público irá conferir o carisma e a espiritualidade do cantor, que vai estar munido de seu violão e do chapéu de caubói. 

Pregando paz e bençãos, Alessandro Campos, ordenado padre aos 23 anos, vem atraindo em seus shows um número expressivo de pessoas com diversificadas faixas etárias e classes sociais. No repertório não ficarão de fora as conhecidas 'O que é que eu sou sem Jesus?', 'Esse é o meu Deus', além de músicas de Chico mineiro, Tonico e Tinoco. 

O 'padre sertanejo' é sinônimo de sucesso. No ano passado foi o único cantor brasileiro a figurar no top dos 50 álbuns mais vendidos mundialmente. Em cerca de seis meses, seu segundo álbum, intitulado 'O que é que eu sou sem Jesus', vendeu 900 mil cópias, equivalente a seis discos de diamante (láurea mais alta para vendas no Brasil).

 

O que ele pediu no camarim:

  • Água
  • Água de coco
  • Refrigerante
  • Aquarius Fresh
  • Café 
  • Trident 
  • Salada mista com frango grelhado
  • Tábua de queijos e frios
  • Barra de cereais
  • Frutas
  • Spray de mel
  • Além de toalhas brancas

 

INGRESSOS

Antecipados

  • Pista 3° Lote: R$ 40
  • Cadeira Premium 3° Lote: R$ 95
  • Cadeira Prata 3° Lote: R$ 75
  • Cadeira Bronze 3° Lote: R$ 60
  • Cadeiras Arquibancada 3° Lote: R$ 80

 

Na hora

  • Pista: R$ 50
  • Cadeira Premium: R$ 95
  • Cadeira Prata: R$ 75
  • Cadeira Bronze: R$ 60
  • Cadeiras Arquibancada: R$ 80

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Vanessa Behling

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Sartori confirma visita à Fenachim neste domingo

Publicado em 15/05/2016 às 16h40

Apesar do mau tempo em Venâncio Aires, bem como em grande parte do Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori confirmou agora a pouco que mantém sua agenda na Fenachim 30 Anos. A organização da festa recebeu informações de que Sartori deve chegar ao Parque Municipal do Chimarrão por volta das 16h.

A visita deve ser rápida, com passagem pelo pavilhão de exposições e, possivelmente, uma breve coletiva à imprensa. Em razão da instabilidade do tempo, o que prejudica o deslocamento do helicóptero - aparelho de transporte do governador do Estado -, a intenção é de retornar antes do cair da noite para Porto Alegre.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Final das duplas do rodeio na Fenachim 30 Anos

Publicado em 15/05/2016 às 16h39

Nem mesmo a chuva que começou neste domingo, 15, afasta os laçadores da pista de rodeios, no Parque Municipal do Chimarrão. As competições do 49º Rodeio Crioulo do CTG Erva-Mate continuam, com previsão de término para as 17h, segundo o patrão André Kroth.

Ainda ocorre, durante o dia, a modalidade do Laço Prenda que vai premiar o primeiro lugar com uma gargantilha de ouro e a segunda classificada levará uma pulseira, além de troféus.

Um dos competidores, do sábado, na modalidade veterano foi o laçador Jorge Silva, 64 anos. Ele retirou o troféu de campeão da categoria Veterano, nesta manhã. Da Cabanha do Prata, de Taquari, destacou que estava muito feliz com a conquista. 

Previsão dos organizadores é terminar as competições por volta das 17h. O evento integram a programação da Fenachim 30 Anos que se encerra, na noite deste domingo. Antes, porém, o show do padre Sertanejo Alessandro Campos, às 17h, é dos shows bastante procurado em termos de ingresso. 

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Beatriz Colombelli

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Competidores enrolam o laço para abertura oficial do rodeio

Publicado em 15/05/2016 às 16h36

Na hora da Ave-Maria, 18h, neste sábado, 14, uma parada nas provas de laço do 49º Rodeio Crioulo Estadual do CTG Erva-Mate, no Parque Municipal do Chimarrão. O evento que integra a programação da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 30 Anos), teve abertura oficial, na pista de laço, com a participação da comissão organizadora da festa, das soberanas da Fenachim 30 Anos, autoridades municipais e tradicionalistas, com uma reflexão especial e mensagem aos laçadores e visitantes, pelo narrador Tiago Baggiotto. O Hino Nacional e do Rio Grande do Sul teve o instrumental do cantor nativista Marcello Caminha.  

O patrão do CTG Erva-Mate, André Kroth, entidade organizadoradora do evento, agradeceu à comissão da Fenachim, na pessoa do presidente Luiz Assman, por todo apoio às necessidades de infraestrutura da pista, e que sempre estiveram atentos para que "este rodeio seja um sucesso", da mesma forma à presença das soberanas, laçadores e visitantes.

Logo após a cerimônia, os vencedores da Taça Erva-Mate 48 Anos, receberam os troféus que foram entregues pelas autoridades participantes do cerimonial.  As competições que se iniciaram na quinta-feira, 12, se estendem até este domingo, 15, quando também a Festa com sabor de Rio Grande encerra a 14ª edição.

Mais de R$ 30 mil em premiação serão distribuídas aos competidores, na diversas modalidades de laço, durante os quatro dias do rodeio. 

 

Domingo, 15

  • 7h30min: Retardatário (um laçador por equipe, deve ser especificado no ato da inscrição. Obrigatório o uso do colete)
  • Após Final Laço Duplas do Rodeio (3 voltas de sistema mata-mata de 50 em 50)
  • Após Laço Prenda (2 voltas de laço)
  • Após Laço Piá (2 voltas de laço)
  • Após final do Laço Equipes (forças A, D, C, B)

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Beatriz Colombelli

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||