Noticias - Fenachim

Câmara homenageia 14 com o título de cidadão

Publicado em 11/05/2016 às 15h24

A exemplo do que ocorreu em 2013, Câmara mais uma vez aproveitará a Fenachim para entregar homenagensMarcada para às 20h de hoje, a sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores, que acontece no Chimarródromo, reconhecerá 14 novos cidadãos venâncio-airenses. Cada parlamentar - exceto Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), que está em viagem à China - indicou um nome para receber a homenagem.

A entrega dos títulos, que tem por objetivo reconhecer o trabalho prestado ou ações comunitárias na Capital Nacional do Chimarrão, coincide com a comemoração dos 125 anos de Venâncio Aires. Ao contrário de outros anos, quando os vereadores aprovavam homenagens a poucos cidadãos, os 125 anos motivaram a indicação de mais pessoas. 'Todos indicados têm ou tiveram atuação de destaque no nosso município e merecem a honraria', afirma o presidente da Câmara, José Ademar Melchior, o Zecão (PSDB).

A confirmação dos 14 nomes ocorreu na sessão do Legislativo da última segunda-feira, 9, ocasião em que os parlamentares aprovaram por unanimidade todas indicações e convidaram a comunidade para que prestigie a solenidade de entrega dos certificados esta noite. Além do reconhecimento aos novos cidadãos, também deve ser entregue durante a sessão uma homenagem, proposta por Zecão e Jarbas da Rosa (PDT), ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), pelos 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul.

 

OS AGRACIADOS

Sérgio Miguel Camargo, empresário, proprietário da Serfesta e apoiador do futebol amador, título proposto pelo vereador Rudemar Glier (PMDB).

Felipe Staub Cano, delegado de Polícia, título proposto pelo vereador Eduardo Kappel (PP).

César Schumacher, dentista, ex-secretário de Saúde, título proposto pelo vereador Vilson Gauer (PT).

João Vicente Fin, chefe do escritório local da Emater, título proposto pelo vereador Celso Krämer (PTB).

Lídio Mateus Nacimento, policial militar aposentado, título proposto pelo vereador Arnildo Camara (PTB).

José Diomar Rosa, comerciante aposentado, título proposto pelo vereador Edemilson Freda (PDT).

Carla Sibere Alves de Oliveira, sargento da Brigada Militar, título proposto pelo vereador José Cândido Faleiro Neto (PT).

João Léo Gassen, empresário, ex-secretário de Agricultura, título proposto pelo vereador João Stahl (PDT).

João Paulo Heck, tradicionalista, comunicador da Rádio Venâncio Aires, título proposto pelo vereador José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB).

Iracema Wagner, ministra da Igreja Católica, título proposto pela vereadora Helena da Rosa (PMDB).

Denize Maria Uhlmann, coordenadora da Secretaria da Saúde, título proposto pelo vereador Telmo Kist (PSD).

Fabiana Bergamaschi, empresária, diretora da Venax e presidente da Caciva, título proposto pela vereadora Cleiva Heck (PDT).

Luciano André Storch, empresário do ramo imobiliário e presidente do Rotary Venâncio Aires, título proposto pelo vereador Jarbas da Rosa (PDT).

Celso Teixeira da Rosa, microempresário, proprietário de atelier, título proposto pelo vereador Nery da Silveira (PDT).

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow
Foto: Arquivo / Folha do Mate

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Melhor idade movimenta Fenachim 30 Anos no recomeço da festa

Publicado em 11/05/2016 às 14h55

"Hoje, o dia está reservado para nos divertirrmos. O trabalho pode esperar para amanhã". A manifestação do casal Elemar e Erena Gollmann, resume a satisfação da melhor idade em participar do encontro promovido pela Fenachim 30 Anos.

A recepção aos grupos ocorreu às 11h, desta quarta-feira, 11, no Chimarródromo. O encontro integra a programação oficial da festa. A abertura oficial ocorrerá às 14h, no Palco Super Lenz, seguida do baile animado pelo Musical Os Datain e Musical Schuster.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Edemar Etges

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Legislativo realiza sesão solene na Fenachim

Publicado em 11/05/2016 às 14h46

Foto Sergio Xavier Estande peqNesta quarta-feira, 11 de maio, dia em que comemoramos a emancipação político-administrativa de Venâncio Aires, a Câmara de Vereadores irá celebrar a data com uma sessão solene que promete lotar o Chimarródromo do Parque do Chimarrão.

A solenidade contará com diversas atrações culturais com as invernadas artísticas do CTG Erva Mate, Chaleira Preta, Piazito da Tradição e GAN Estância Nativa, além, da participação dos músicos Decio Portaluppi e Junior Hendges.

Na noite, serão entregues 14 títulos de Cidadão Venâncio- airense. É um reconhecimento a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade de Venâncio Aires. O Movimento Tradicionalista Gaúcho- MTG, também será homenageado pelos 50 anos de atividades exercidas em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

 

Cidadãos Venâncio-airenses:

  • Sérgio Miguel Camargo da Rosa
  • Felipe Staub Cano
  • Cesar Schumacher
  • Vicente João Fin
  • Lídio Mateus Nascimento
  • José Diomar Rosa
  • Carla Sibere Alves de Oliveira
  • João Leo Gassen
  • João Paulo Heck
  • Iracema Wagner
  • Denize Maria Uhlmann
  • Fabiana Bergamaschi
  • Luciano André Storch
  • Celso Teixeira da Rosa

 

A Câmara de Vereadores também está presente na Fenachim. O estande do Legislativo está localizado junto aos expositores da área externa do parque, próximo aos veículos de comunicação.

 

 

Fonte: AI Câmara de Vereadores
Foto: Sergio Xavier

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Idosos a partir de 60 anos terão entrada gratuita nesta quarta

Publicado em 10/05/2016 às 21h10

Na quarta-feira, quando a Festa Nacional do Chimarrão retoma as atividades após dois dias de parada, a programação será dedicada à Melhor Idade. Cerca de 10 mil idosos são esperados em caravanas e individualmente durante todo o dia. Pessoas a partir de 60 anos terão entrada gratuita mediante apresentação de um documento de identificação. Nos outros dias, pagam meio-ingresso, de R$ 5,00.

O parque abre às 11 horas, com a recepção dos grupos. No Palco Super Lenz, ocorre o Encontro da Melhor Idade, com baile e show das bandas Os Datain e Musical Schuster, além de transmissão ao vivo do Programa Encontro Alegre, com o comunicador Marcelo Frey. O presidente da Fenachim 30 Anos, Luiz Paulo Assmann, ressalta a importância da data. “É um dia que já se tornou tradicional na Fenachim. Vamos receber a Melhor Idade com uma programação animada, retribuindo o prestígio que os grupos trazem à festa”, adianta.

Além da Melhor Idade, nesta quarta-feira também ocorre o teatro infantil Frozen, Uma Aventura Congelante, no Ginásio Poliesportivo, às 20 horas. Neste mesmo horário, o Chimarródromo recebe a Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Antes, acontece o 1º Encontro Regional da Imprensa na Fenachim, na Casa da Fenachim, às 19 horas. Mais tarde, às 22 horas, o local será palco do show com Musical San Francisco, que também promete atrair grande público. O ingresso para acesso ao parque para o público geral custa R$ 10,00.

 

>>>Confira a programação de quarta-feira aqui<<<

 

 

Fonte: CUCA Conteúdo
Créditos: Jansle Appel Junior

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Agrônomo defende ações para fazer a sucessão rural

Publicado em 10/05/2016 às 13h37

Konrad: 'Situação da sucessão rural precisa ser resolvida com urgência'Durante o segundo Encontro das Famílias Rurais ocorrido na quinta-feira, 5, no Parque Municipal do Chimarrão, dentro da Fenachim 30 Anos, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Paulo Konrad, defendeu a necessidade das entidades representativas e os próprios agricultores familiares começarem a debater e definir ações para fazer a sucessão rural nas propriedades. 'O objetivo é que a agricultura familiar tenha continuidade. Do contrário, daqui a alguns anos, não teremos mais quem produza os alimentos', alertou.

Konrad defendeu, também, a necessidade de resgatar valores que foram esquecidos no meio rural e que a preocupação hoje, é que não se perca os mesmos. Entre os valores estão as políticas públicas que o governo coloca ao alcance dos produtores, como por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 'Quem fica no interior precisa ser valorizado, pois muitos agricultores não produzem mais os seus alimentos e este é um dos valores que precisam ser resgatados', salientou. Konrad acentuou o vazio com o qual entidades tradicionais vivem atualmente, como é o caso das associações de damas e cavalheiros, igrejas (principalmente a católica e a evangélica), grupos de corais e escolas, por exemplo. 'São situações que preocupam, sendo necessárias ações concretas para resolvê-las.'

Segundo Konrad, as famílias rurais atualmente vivem melhor que os pioneiros e isto ocorre devido aos avanços das tecnologias e das modernidades que estão ao alcance dos produtores e que facilitam as lidas na lavoura. Outra preocupação, conforme Konrad, é com as pessoas que ainda permanecem no interior. Alertou para a necessidade de todos olharem para frente e imaginar o que se enxergará daqui a 20 anos. 'É uma situação que exige uma maior reflexão', frisou.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Edemar Etges

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Expositores aprovam a oportunidade de negócios

Publicado em 10/05/2016 às 13h34

Márcia e Rafael contam que o principal objetivo quanto à participação da imobiliária na festa está em vender e atrair clientes O primeiro fim de semana da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) encerrou com uma avaliação positiva por parte dos expositores. Neste ano, a festa contou com a participação de 256 deles que aproveitaram o local para divulgar os próprios produtos. Deste modo, além de música e diversão, as diversas exposições ampliaram o leque de atrações para os visitantes.

De acordo com o gerente de uma empresa de Venâncio Aires, Tiago Maracci, o empreendimento busca estar sempre presente na festa. O evento possibilita que a empresa não apresente apenas os produtos às pessoas do município, mas, também, a quem vem de outras cidades. 
Conforme Maracci, o principal objetivo não é apenas aumentar o número de vendas, mas sim, participar da festa que tem o propósito de alegrar muitas pessoas. Para ele, além do atendimento dos organizadores ter sido aprovado, a estrutura e espaço oferecidos também são muito positivos. Embora o movimento ainda não seja como o esperado, o gerente acredita que uma maior circulação de pessoas deve ocorrer neste fim de semana, quando será o encerramento da Fenachim 30 anos.

 

BOA LOCALIZAÇÃO
As opiniões da corretora de imóveis Márcia Albuquerque e do coordenador comercial Rafael Brusque não são diferentes. Com a imobiliária em que trabalham, os dois participam pela primeira vez da festa e, até o momento, as avaliações quanto ao evento também são positivas. 'O local que nós temos está muito bom, porque as pessoas sempre passam por aqui para irem em um show, por exemplo', comenta Márcia. O propósito da empresa estar na festa, conforme eles, é fechar negócio e fomentar as vendas. 'É um relação institucional e comercial', conta Brusque.

Além disso, Márcia aprova o fato do evento parar ontem e hoje, pois acredita que seja uma maneira dos próprios expositores descansarem e renovarem as energias. 'Acho válido, porque dificilmente as pessoas saem para passear nas segundas e terças-feiras', comenta. Assim como Maracci, tanto Márcia quanto Brusque ressaltam que movimento ainda não atingiu as expectativas, e acreditam que este deve aumentar, também, neste fim de semana.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Kethlin Meurer

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Frozen é atração teatral para as crianças nesta quarta-feira

Publicado em 10/05/2016 às 13h29

Um dos maiores sucessos do cinema, Frozen ganhou uma adaptação para os palcos e chega à Fenachim 30 Anos nesta quarta-feira, 11. O espetáculo musical Frozen – Uma Aventura Congelante será atração a partir das 20 horas, no Ginásio Poliesportivo do Parque Municipal do Chimarrão. O acesso é gratuito para todos que estiverem no parque. O ingresso para acesso à Fenachim custa R$ 10,00. Crianças até seis anos não pagam e de sete a 12 pagam meio (R$ 5,00).

A peça, que conta a história das irmãs Elsa e Anna, filhas do rei e da rainha de Arendelle, é sucesso de bilheteria no País, embalada pelo fenômeno do filme. O espetáculo conta com diversos fatores lúdicos e cenário que ajuda a compor o ambiente gelado e alegre que a história precisa, fazendo com que todos se sintam dentro da encenação. A montagem conta com 10 atores e um figurino encantador. O diretor do espetáculo DEVILLES aposta nas músicas todas cantadas ao vivo, no figurino, no cenário inovador para o teatro no vale do São Francisco e na qualidade profissional dos atores, produtores e equipes técnicas da companhia primeiro ato.

 

SINOPSE

Elsa nasceu com o dom especial de criar gelo e neve. Quando tinha oito anos, enquanto brincava com a irmã Anna, ela acidentalmente acerta a menina com um raio gelado. Então, o rei esconde Elsa de todos para que ela possa aprender a controlar seus poderes até o dia de sua coroação como rainha. Após acidentalmente condenar o reino a um inverno eterno, a princesa foge e se esconde num castelo de gelo. Agora cabe a Anna e Kristoff, um destemido homem da montanha, e seu fiel escudeiro Sven, partirem numa jornada para trazerem Elsa de volta e salvarem Arendelle de um terrível inverno.

 

SERVIÇO

Teatro infantil “Frozen – Uma Aventura congelante” na Fenachim 30 Anos
• Local: Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires
• Data: quarta-feira, 11 de maio
• Horário: 20 horas
• Ingresso: gratuito para quem estiver no parque. Acesso ao parque: R$ 10,00. Crianças até seis anos não pagam e de sete a 12 pagam meio (R$ 5,00)

 

 

Fonte: CUCA Conteúdo
Créditos: Jansle Appel Junior

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Segunda e terça não tem Fenachim. Saiba o porquê e programe-se

Publicado em 09/05/2016 às 14h09

Depois de quatro dias de programação, a Fenachim 30 Anos, terá uma pausa nesta segunda e terça-feira. Conforme o presidente da festa, Luiz Paulo Assmann, a decisão foi tomada com base em um pedido dos próprios expositores. "Tradicionalmente, são dias com pouco movimento. A parada, além de reduzir custos para a festa, vai permitir que as empresas expositoras, por exemplo, deem folga a seus funcionários, reponham estoque, etc. O visitante entratanto não perde, porque a programação foi concentrada nos demais dias."

A programação retorna na quarta-feira, 11, quando Venâncio Aires completa 125 anos de emancipação. O aniversário de Venâncio Aires não é mais feriado municipal desde 2013, quando uma lei aprovada na Câmara de Vereadores alterou o feriado para 25 de julho, dia do Colono e Motorista.

 

>>>Confira a programação de quarta-feira, dia 11<<<

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Letícia Wacholz

 

 

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Rodeio Artístico: sete títulos ficam em casa

Publicado em 09/05/2016 às 14h03

Neste domingo, 8, Dia das Mães, realizou-se o Rodeio Artístico da Fenachim 30 Anos. No Palco Super Lenz (antigo bochódromo) as competições que tiveram início às 9h30min, recebeu 16 grupos de cinco municípios. Apoiado pela comissão organizadora da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 30 Anos), em parceria com a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), o evento foi avaliado por comissão enviada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O presidente da Fenachim 30 Anos, Luiz Paulo Assman e a esposa Zilda Assmann entregaram a premiação aos vencedores. "Estamos muito felizes com  o evento dentro das programações da nossa Fenachim. O rodeio é uma mostra de companheirismo, além das competições", destacou.

A secretária executiva da festa e secretária da ATVA, Luce Carmen Mayer e as coordenadorar culturais da ATVA, Marciane Bergmann e Juliana Chemin, estiveram à frente da organização. Embora o número de participantes ficou abaixo do esperado, as organizadoras consideram o evento muito importante, dentro das programações da Fenachim, pois além de reunirem as famílias, especialmente, no Dias das Mães, também engrandece a Festa com Sabor de Rio Grande.

uem também acompanhou o evento, foi a rainha da 1ª Fenachim Simone Schwingel, ao lado de sua mãe Nelcy Schwingel

No final das competições, seis títulos ficaram na Capital do Chimarrão, entre o primeiro e segundo lugar. O título de campeão na categoria adulta foi para São Leopoldo com a invernada do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Leão da Serra. O grupo, também veio acompanhado das mamães Ana Zanotti e Kiaria Braga, que torceram pelas filhas Sabrine e Monique Zanotti e Édina Braga.

 

Vencedores  

Categoria adulto

  • 1º lugar: DTG Leão da Serra, São Leopoldo
  • 2º lugar: DTG Piazito da Tradição, Venâncio Aires
  • 3º lugar: CTG Querência da Amizade, Bom Retiro do Sul

 

Categoria Juvenil

  • 1º lugar: CTG Erva-Mate, Venâncio Aires
  • 2º lugar: DTG Piazito da Tradição, Venâncio Aires
  • 3º lugar: CTG Candeeiro da Amizade, Vera Cruz

 

Categoria Mirim

  • 1º lugar: CTG Erva-Mate, Venâncio Aires
  • 2º lugar: DTG Piazito da Tradição, Venãncio Aires
  • 3º lugar: DTG Candeeiros da Amizade, Vera Cruz

 

Categoria Pré-mirim

  • 1º lugar: CTG Erva-Mate

 

Categoria Xirú

  • 1º lugar: CTG Erva-Mate, Venâncio Aires

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Beatriz Colombelli

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Rainha e princesas da Fenachim comemoram o Dia das Mães

Publicado em 09/05/2016 às 13h59

O domingo foi movimentado para a rainha e princesas da Fenachim 30 Anos, mas apesar da agenda intensa, elas não deixaram o Dia das Mães passar em branco e reservaram um momento especial para comemorar a data ao lado das 'soberanas' de suas vidas.

Se o tradicional almoço de domingo não foi possível devido aos compromissos da rainha Daiara Stein e das princesas Gabriela Hantt e Nayara Simões, a noite reservou um momento especial para comemorar o Dia das Mães. As famílias das três soberanas se reuniram no café colonial, uma das opções gastronômicas da festa, para um momento de integração e muito carinho.

A filha de Iara Berenice Stein, a rainha Daiara, destacou a importância das mães ao longo de toda a caminhada de divulgação e da festa. "São elas que nos recebem com um mel quente para a voz, que preparam nossa cama após um dia intenso e que tiram os grampos do nosso cabelo quando chegamos em casa. Elas merecem compartlhar esse sonho conosco, pois viveram intensamente tudo isso conosco", frisa.

Nayara Simões reforçou os cuidados das mães, especialmente da sua, Eva Simões, que é quem prepara a casa para receber e acolher as soberanas nos 'dormidões'. A princesa ainda enumera os cuidados da mãe com a água e sal grosso para aliviar a dor nos pés. Se no rosto as soberanas exibem sorrisos contagiantes e muita disposição, são os pés os primeiros a acusarem o cansaço da maratona de compromissos que requer muita atenção e simpatia para atender aos visitantes.

Gabriela, filha de Luisa, observou que a família, muitas vezes, é quem menos recebe atenção neste período e manifestou a alegria do trio em poder reunir suas famílias neste domingo especial. Esta foi a primeira vez que os pais da rainha e princesas puderam se integrar e compartilhar esse momento especial para suas filhas.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Letícia Wacholz

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||