Noticias - Fenachim

Emoção e gratidão marcam a abertura oficial da Fenachim 30 Anos

Publicado em 07/05/2016 às 10h23

Uma solenidade cheia de agradecimentos, de otimismo e de emoção. Assim foi marcada a abertura oficial da edição histórica da Festa Nacional do Chimarrão. Na noite desta sexta-feira, 6, autoridades locais, estaduais e nacionais, além dos envolvidos direta e indiretamente na Fenachim 30 Anos, participaram do evento, realizado no Chimarródromo, do Parque Municipal do Chimarrão.

O trabalho desenvolvido pela comissão organizadora, encabeçada pelo empresário Luiz Paulo Assmann, foi ressaltada ao longo dos discursos. Com um legado, já vísivel no início da festa, as 18 comissões deixam sua marca na história da Fenachim. O presidente enfatizou que este é um momento especial. 'Estamos concretizando um sonho de meses de trabalho, dedicado e incansável. Celebramos oficialmente a abertura da nossa Festa Nacional do Chimarrão.' Os agradecimento se estenderam desde a equipe envolvida na festa, as soberanas e embaixatrizes, à empresas apoiadoras e patrocinadoras, expositores, poder público,clubes de serviço, imprensa e público que prestigia a festa ao longo dos nove dias. A emoção tomou conta quando Assmann destacou o empenho da família, que integra as comissões e trabalhou incansalvemente em prol da realização da festa. 

O prefeito de Venâncio e presidente de honra da Fenachim 30 Anos, Airton Artus, destacou que a Fenachim representa o povo de Venâncio. 'É símbolo do nosso trabalho, revela a evolução dos venâncio-airenses. Essa festa mostra a capacidade de realização dessa população.'
Carimáticas e empolgadas com o momento vivenciado, as soberanas da Fenachim 30 Anos, a rainha Daiara Stein, princesas Gabriela Hantt e Nayara Simões, acompanhadas da Soberaninha Lara Sophie Evangelista Fontoura, destacaram que o sucesso da festa é o público que faz. A Soberaninha não ficou para trás e também deixou seu recado: 'Eu quero mandar um beijo para todos os gaúchos', arrancando suspiros e muitos aplausos dos presentes.

Estiveram presentes na abertura os deputados federais Heitor Schuch (PSB), Giovani Cherini (PDT), deputado estadual Gilmar Sossella. Cherini, autor da lei estadual, que em 2012, declarou Venâncio a Capital Nacional do Chimarrão, tem um projeto de lei tramitando na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados para declarar o município à nível nacional, a Capital do Chimarrão. O parlamentar destacou que 'a riqueza de um povo é a sua cultura e educação. E percebe-se a beleza que Venâncio Aires vem construindo, é um município bom de morar, tem uma história de colonização e uma agricultura diversificada muito forte, mesmo que estamos passando por uma crise, Venâncio não se abate'

Ainda participaram, as soberanas da 31ª Festa da Uva, de Caxias do Sul, Rafaelle Galioto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso; e os nove embaixadores dos distritos de Venâncio, escolhidos pelas suas respectivas comunidades para assim representá-las na cerimônia. Além destes, também esteve presente Almedo Dettenborn, idealizador do Parque Municipal do Chimarrão e da Fenachim, há 30 Anos.

 

'A Fenachim é a materialização de tudo aquilo que o chimarrão simboliza, a hospitalidade, união das pessoas, o espírito de acolhida do gaúcho. Nesta edição, mais do que celebrar a história, procuramos apontar o caminho da Fenachim'

Luiz Paulo Assmann
Presidente da Fenachim 30 Anos

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Vanessa Behling

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Cleiva Heck é a autora do 37º modelo de chimarrão

Publicado em 07/05/2016 às 10h10

Jurados, organizadores e a vencedora do concursoNa noite desta sexta-feira, Folha do Mate e Escola do Chimarrão realizaram o concurso 'Um chimarrão para a história' que elegeu o 37º modelo de chimarrão da Escola do Chimarrão. Nove participantes apresentaram e defenderam seus modelos.

A comissão julgadora formada por representantes das ervateiras locais analisaram a apresentação, a criatividade e a funcionalidade dos chimarrões e definiu como vencedor o modelo 'Gênero feminino', apresentado pela candidata Cleiva Heck. O modelo além de trazer o símbolo do gênero feminino, também tem como enfeite um pequeno espelho, simbolizando a vaidade da mulher.

Tiveram a difícil missão de julgar cada quesito e dar notas de 5 a 10 os seguintes jurados:

Lucio Metzdorf, proprietário da ervateira Madrugada;

Gilberto Heck, proprietário da Elacy e presidente do Sindimate;

Donato Dreissig, gerente da ervateira B1.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Letícia Wacholz
Foto: Folha do Mate / Divulgação

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Fenachim em Revista circula nesta sexta para assinantes

Publicado em 06/05/2016 às 15h16

 Diretores da Folha do Mate, Ricardo Silberschlag, Paula Carvalho e Sergio Klafke, entregaram às soberanas e ao casal presidente da Fenachim 30 Anos, a Um material que conta os 30 anos de história da Festa Nacional do Chimarrão. Esse é o objetivo da Fenachim em Revista, que circula encartada nesta edição da Folha do Mate. A publicação foi lançada ontem à noite, em evento realizado na Casa da Folha do Mate, no Parque Municipal do Chimarrão.

Comissão organizadora presidida por Luiz Paulo Assmann, e soberanas da Fenachim 30 anos, Daiara Stein, Gabriela Hantt da Costa e Nayara Simões, além de autoridades e anunciantes do material, estiveram presentes no evento. Com 44 páginas e tiragem de 8,5 mil exemplares, o material produzido pela Folha do Mate conta com o apoio da Organização da Fenachim e também da Administração Municipal.

A partir de um resgate das 13 edições da Festa, a publicação relembra quem foram as soberanas, os presidentes, assim como as principais atrações de cada ano. Da mesma forma, conta a origem do evento, que trilhou os primeiros passos por meio da Festa Municipal do Chimarrão (Femuchim), e também as mudanças realizadas no Parque, espaço que foi criado com o propósito de abrigar o evento.

Como motivo maior da publicação, a Fenachim 30 anos ganha espaço nas páginas iniciais da revista. No material, é possível conhecer um pouco mais sobre os objetivos dessa edição, assim como as pessoas que têm a missão de realizá-la: soberanas, embaixatrizes, embaixadores e comissão organizadora. A programação também ganha espaço, com o detalhamento de cada dia de festa.

Com pesquisas realizadas a partir do acervo histórico da Folha do Mate, a Fenachim em Revista pode ser entendida também como um resgate do olhar dado pela equipe de reportagem da empresa jornalística ao longo dos anos. Por meio de fotos e reprodução de capas históricas, é possível acompanhar a evolução das publicações, as quais são um reflexo do modo de vida e do pensamento de cada época. Mais do que a trajetória de uma festa, a publicação reconta a história de pessoas e de entidades, muitas ligadas à Fenachim desde a sua criação.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Ana Flávia Hantt
Foto: Rosilene Müller / Folha do Mate

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Confira o que está rolando na Fenachim nesta sexta-feira

Publicado em 06/05/2016 às 15h08

Nesta edição especial de 30 Anos, as soberanas da Fenachim ganharam um espaço especial. A Casa das Soberanas pode ser visitada e conferida logo quando os visitantes acessam o portão principal da festa.O Parque do Chimarrão, que abriu os portões aos visitantes às 10h, recebe diversas atrações ao longo desta sexta-feira, 6. Confira registros feitos ao longo do dia e fique por dentro do que ocorre Na Festa Nacional do Chimarrão. 

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Ana Carolina Becker

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Cerimônia marca a abertura oficial da Fenachim 30 Anos

Publicado em 06/05/2016 às 15h03

O dia 6 de maio entrará para a história da Festa Nacional do Chimarrão. A data foi a escolhida para a abertura oficial da Fenachim 30 Anos. A solenidade, que está marcada para iniciar às 18h30min, no Chimarródromo.

Na ocasião, as soberanas - rainha Daiara Stein e princesas Gabriela Hantt e Nayara Simões, além do casal presidente Luiz Paulo e Zilda Assmann e os integrantes das comissões organizadoras, estarão dando as boas vindas aos visitantes. Na presença de autoridades, das embaixatrizes e dos nove embaixadores dos distritos de Venâncio, será feito o brinde de chimarrão. Além dos discursos, uma queima de fogos em frente ao parque marcará o evento, seguido da visita oficial aos pavilhões do evento. 

Antes disso, quem estiver pelo parque, pode conferir a apresentação da Orquestra Municipal de Venâncio Aires, no Chimarródromo, a partir das 18h. 

À tarde, os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) têm encontro marcado, às 16h, na Escola Móvel da Agas, no Parque do Chimarrão. A reunião durante a Fenachim 30 Anos tem o objetivo de debater temas diversos de interesse comum das comunidades.

Hoje, amanhã e domingo, 8, a Fenachim também abre espaço para o teatro. O projeto 'Histórias da Bergamotinha', do Teatro Mototóti, de Porto Alegre, estará apresentando a peça 'Histórias da Realeza'. Neste trabalho a dupla de atores, Geison Aquino (de Venâncio Aires) e Mariana Beppler, apresenta as mais divertidas e emocionantes histórias de príncipes, princesas e os incríveis habitantes destes povoados, que irão compartilhar seus maiores segredos, retirados diretamente dos livros infantis e da cultura popular. A peça será apresentada a partir das 15h, no Chimarródromo. 

Hoje, o parque abre ao público a partir das 10h, com ingresso de R$ 10 e meia-entrada, de R$ 5, para idosos, estudantes com carteirinha e portadores de necessidades especiais também com identificação específica.

Show da Anitta é hoje. Veja os detalhes > Prepara, que é hora do show da poderosa

Movimentação no primeiro dia

Os portões do Parque Municipal do Chimarrão foram abertos ontem para o público. O primeiro dia foi de ingresso gratuito e contou com a presença de escolas e moradores do interior do município, no Encontro de Famílias Rurais.

O primeiro baile, realizado no Palco Super Lenz, foi animado pelo Musical Schuster durante toda a tarde. O presidente da Fenachim 30 Anos, Luiz Paulo Assmann, diz que a festa começou da melhor maneira possível. 'Com a hospitalidade, a animação, o conforto e as muitas opções que queremos apresentar aos visitantes', afirma.

No Chimarródromo, o show da inauguração, à noite, foi com o tradicionalista Luiz Carlos Borges. O local, onde se concentra a programação da bebida-símbolo da festa, traz como atrações a Escola do Chimarrão, onde o visitante pode aprender a preparar 36 tipos de mate, além de sair com a cuia pronta e a térmica cheia.

 

'Até o dia 15 teremos atrações para todos. Para a família que quer passar o dia no parque, comer bem e visitar os diferentes setores, os jovens que vêm em busca de diversão e os idosos, que terão um dia dedicado a eles'

Luiz Paulo Assmann
Presidente da Fenachim 30 Anos

 

>>> Confira a programação desta sexta-feira aqui <<<

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Vanessa Behling

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Anitta abre a programação de shows nacionais nesta sexta

Publicado em 06/05/2016 às 14h28

Fenômeno da música pop brasileira, a cantora pop Anitta chega à Fenachim 30 Anos nesta sexta-feira, 6, para abrir a agenda de shows nacionais da Festa Nacional do Chimarrão, em Venâncio Aires. Os portões do ginásio poliesportivo abrem às 21 horas e a apresentação está prevista para a meia-noite.

O ingresso para pista, na hora, custa R$ 50,00. Ainda há opções Front Vip Gold (R$ 90,00) e Prata (R$ 70,00), camarote (R$ 80,00) e Cadeiras Arquibancada (R$ 80,00). Também estão disponíveis mesas bistrô com oito lugares em frente ao palco, com valor de R$ 1 mil. Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos de venda nos Vales do Rio Pardo e Taquari ou nas bilheterias do Parque do Chimarrão – uma, inclusive, exclusiva para a venda de ingressos para os shows. Os ingressos para o show dão acesso ao Parque do Chimarrão.

A compra ainda pode ser feita pela internet, no site Blueticket.com. Neste caso, os vauchers devem ser trocados nos pontos de venda ou bilheterias.

No show em Venâncio Aires, Anitta deve apresentar as canções de seu mais novo álbum, Bang!. O disco reflete o poder de uma carismática e competente cantora, repleto de hits como Bang, Deixa Ele Sofrer e Essa Mina é Louca. Além das canções que já estão na ponta da língua de todo o Brasil, ela traz todo o gingado da dança que cativa o País desde o 'Show Das Poderosas', de 2013.

A Fenachim 30 Anos ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.

 

SERVIÇO | ANITTA

6 de maio, sexta-feira (Abertura: 21 horas |Show: meia-noite)

INGRESSOS:

  • Pista 4° lote - R$ 50,00
  • Front Vip Gold 4° Lote - R$ 90,00
  • Front Vip Prata 4° Lote - R$ 70,00
  • Camarote 4° Lote - R$ 80,00
  • Cadeiras Arquibancada 4° Lote - R$ 80,00

 

 

Fonte: CUCA Conteúdo
Créditos: Danielle Rubim 

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Solenidade de abertura terá show de fogos nesta sexta

Publicado em 06/05/2016 às 14h23

O melhor mate amargo do mundo está pronto. A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), de Venâncio Aires, abriu os portões para o público nessa quinta-feira, 5, para celebrar seus 30 anos. O primeiro dia foi de ingresso gratuito e contou com grande público de escolas e moradores do interior do município, no Encontro de Famílias Rurais.

As soberanas da festa, rainha Daiara Stein e princesas Gabriela Hantt e Nayara Simões, recepcionaram os visitantes com novidades no Parque Municipal do Chimarrão. A área recebeu decoração especial, com grandes palmeiras e um pé de erva-mate adulto logo na entrada pelo pórtico principal. A Corte também puxou o primeiro baile do evento, com o Musical Schuster no Palco Super Lenz.

O presidente da Fenachim 30 Anos, Luiz Paulo Assmann, diz que a festa começou da melhor maneira possível. “Com a hospitalidade, a animação, o conforto e as muitas opções que queremos apresentar aos visitantes. Até o dia 15 teremos atrações para todos. Para a família que quer passar o dia no parque, comer bem e visitar os diferentes setores, os jovens que vêm em busca de diversão e os idosos, que terão um dia dedicado a eles”, afirma.

No Chimarródromo, o show da inauguração foi com o tradicionalista Luiz Carlos Borges. O local, onde se concentra a programação da bebida-símbolo da festa, traz como atrações a Escola do Chimarrão, onde o visitante pode aprender a preparar 36 tipos de mate, além de sair com a cuia pronta e a térmica cheia. Segundo o diretor da Escola, Pedro Schwengber, a expectativa é de que até o dia 15 de maio sejam distribuídas 3,5 toneladas de erva-mate e 22 mil litros de água quente.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira, além do show nacional da cantora Anitta, o destaque da programação é a solenidade de abertura da Fenachim 30 Anos, que ocorre às 18h30, no Chimarródromo, com a presença de autoridades e da comissão organizadora da festa. Logo depois, o show de fogos de artifício em frente ao parque, seguido da visita oficial aos pavilhões do evento. Na madrugada de sexta para sábado, ocorre show-baile com a Banda Barbarella.

O parque abre ao público a partir das 10 horas, com ingresso de R$ 10,00 e meia-entrada, de R$ 5,00, para idosos, estudantes com carteirinha e portadores de necessidades especiais também com identificação específica. A Fenachim 30 Anos ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.

 

>>> Confira aqui a programação desta sexta-feira <<<

 

 

Fonte: CUCA Conteúdo
Créditos: Jansle Appel Junior

 

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Confira o que está rolando no primeiro dia de Fenachim

Publicado em 05/05/2016 às 16h12

Localize-se  Foram instaladas pelo Parque Municipal do Chimarrão diversas placas de sinalização. E, também, placas que indicam onde está localizado o chimarródromo, espaço gastronômico, feira de artesanato e demais espaços. Agora ficou mais fácil para o visitante se localizar no Parque durante a Festa Nacional do Chimarrão 30 Anos que ocorre até o dia 15 de maio.'A Festa que reúne amigos, tem sabor de tradição...', já diz a letra do jingle da Festa Nacional do Chimarrão. E é com esse espírito que os organizadores, soberanas, expositores e todos os envolvidos aguardam os visitantes de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. Água quente, erva-mate, diversão e muita hospitalidade não faltarão, nesta, que é uma edição histórica da Fenachim. A Festa iniciou hoje e o acesso ao Parque no primeiro dia é exento de cobrança de ingresso. Os estandes abriram às 14h para todos os visitantes. 

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Ana Carolina Becker

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Luiz Carlos Borges abre shows tradicionalistas do Chimarródromo

Publicado em 05/05/2016 às 16h10

.O gaúcho nativista do município de Santa Ângelo das Missões, Luiz Carlos Borges, abre as 'cortinas' do Chimarródromo da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) 30 Anos. A apresentação do filho de Vergilino Borges, trovador dos Buenos, ocorre na noite de hoje, a partir das 20h. Todas as atrações do chimarródromo, ao longo da programação, pode ser assistidas gratuitamente.

De uma família de músicos, Borges veio ao mundo pré-destinado, também, a seguir essa vocação. Filho de trovador e de tocador de gaita de oito baixos, os irmãos mais velhos do músico também cantavam e tocavam.

Luiz Carlos dedicou-se por mais de duas décadas ao Conjunto Irmãos Borges, animando bailes e festas pelo Rio Grande do Sul. A formação ainda resultou em três discos 'Argentina y Brasil com Los Hermanos Borges', 'Imenso Potreiro' e 'Chimarrão e Milonga', sendo os dois primeiros na Argentina e o terceiro no Brasil.

A carreira solo de Borges iniciou apenas em 1979 quando se apresentou acompanhado pelo Grupo Horizonte, de Santa Maria, interpretando a milonga Tropa de Osso. Borges tem mais de 30 discos gravados e uma expressiva produção musical como compositor, instrumentista e intérprete.

O nativista é reconhecido pela forte característica de presença em ações e produções culturais por todo o Estado, ocupando, inclusive, cargos públicos relacionados a cultura. 
Além disso, o artista realizou apresentações fora do Brasil. Na Europa em mais de 20 países, incluído a Áustria, Alemanha, Itália, Suíça, Polônia.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Ana Carolina Becker
Foto: Divulgação

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

Famílias rurais mostram importância da agricultura familiar

Publicado em 05/05/2016 às 16h06

Reunir as famílias que vivem no meio rural do Município, trazendo-as para um momento de integração vivido atualmente no meio rural, tendo como temas a sucessao rural e a Previdêncis Social Rural. É o objetivo do segundo Encontro das Famílias Rurais de Venâncio Aires, que está ocorrendo no Palco Super Lenz (bochódromo) do Parque Municipal do Chimarrão e abre a progamação oficial da Fenachim 30 Anos.

O encontro reúne mais de 500 agricultores familiares. Na abertura, os líderes destacaram a importância da agricultura da familiar para o crescimento da economia do município.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Edemar Etges

Categoria: Noticias - Fenachim
Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||