Fique atento às mudanças na coleta seletiva de lixo

Publicado em 01/12/2017 às 11h04

Folhetos, anúncios em veículos de comunicação e adesivos explicativos foram algumas das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para tornar mais claro à população as mudanças na coleta de lixo após o remanejamento de contêineres para quatro bairros além do Centro. Desde a última segunda-feira, a pasta tem divulgado os dias de coleta seletiva em cada bairro e informações sobre a importância da separação do lixo, destinação correta dele e em qual contêiner cada tipo de resíduo deve ser colocado.

A campanha está sendo desenvolvida com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, devidamente aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. De acordo com o secretário da pasta, Clóvis Schwertner, serão colocados nos contêineres adesivos explicativos e junto do carnê do IPTU será encaminhado um calendário com as datas de coleta. Para março do ano que vem também está prevista uma campanha nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, na qual os alunos irão receber revistas ilustrativas e desenvolverão atividades lúdicas para falar sobre a separação do lixo e a forma de coleta.

Mais contêineres
Após trocas no tamanho dos contêineres, Venâncio tem hoje 296 caixas coletoras, com capacidade de 2,4 metros cúbicos cada. Com esse aumento na quantidade, foi possível expandir o sistema de contêineres para os bairros Gressler, Aviação, Cidade Nova e parte oeste do Cidade Alta, que através de um levantamento feito pelo Meio Ambiente, foram apontados como os que mais produzem lixo orgânico. Nestes locais o lixo orgânico deve ser colocado dentro do contêiner. "A partir da semana que vem não se recolhe mais lixo orgânico na frente de casa", informa Schwertner.

Morador do bairro Aviação, seu Astor Pereira Pacheco aprova a colocação das caixas coletoras no local. "Deixa a cidade mais limpa", observa o aposentado. 

A distribuição das caixas coletoras pelas ruas está quase completa e deve ser finalizada ainda esta semana. Entretanto, o secretário de Meio Ambiente salienta que detalhes sobre a localização dos contêineres estão sendo vistos e checados in loco, pois em alguns casos eles não foram posicionados em locais adequados, o que gerou desconfortos. "Essa semana é para estar resolvida todas essas questões das colocações dos contêineres."

Com as mudanças e o remanejamento dos contêineres para os bairros, estima-se que haja uma redução no valor gasto com a coleta de lixo em Venâncio, em especial, porque com a colocação das caixas coletoras nesses bairros há diminuição da quantidade de toneladas da coleta tradicional. Além disso, com o incentivo à utilização de composteiras a expectativa é que o valor reduza ainda mais.

Fique atento
- A única rua de Venâncio que têm contêineres para a coleta de resíduos secos (laranja) e orgânicos (verde) é a Osvaldo Aranha. Nas demais há caixas coletoras apenas de orgânico.
- Moradores dos bairros com contêineres de lixo orgânico devem colocar esses resíduos dentro das caixas coletoras verdes.
- Nestes locais, exceto na rua Osvaldo Aranha, o lixo seco deve ser colocado em frente à casa no dia da coleta seletiva. Acesse aqui o calendário completo com os dias de recolhimento. Na rua Osvaldo Aranha isso não acontece, pois ainda há contêineres para lixo seco.
- Nos locais onde não há contêineres, a coleta dos resíduos secos e orgânicos não teve alteração.
- No contêiner de lixo orgânico (verde) podem ser colocados restos de comida, café, cascas, erva-mate, guardanapo e papel higiênico usado, sujeira de animais, vassouras e cinzeiros. Não podem ser colocados restos de construção, materiais recicláveis, armários, sofás, galhos de árvores e outras estruturas.
- No contêiner de lixo seco (laranja) podem ser colocados papéis, papelões, revistas, jornais, plásticos, sacolas, potes, garrafas pet, vidros, garrafas, copos, vasos, metais, latas e tubos de creme dental.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Taís Fortes

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||