Folha do Mate e repórter Claudio Froemming recebem homenagem por resgate histórico

Publicado em 09/11/2018 às 08h51

Prefeito Carlos Gustavo Schuch, diretor da Folha do Mate Ricardo Mateus Silberschlag, repórter Claudio Froemming e o vice-prefeito Roque Eisermann no momento da entrega das homenagensNa tarde da quarta-feira, 7, o repórter Claudio Froemming e o diretor da Folha do Mate, Ricardo Mateus Silberschlag estiveram no gabinete do prefeito Carlos Gustavo Schuch para receber uma homenagem 'Menção Honrosa', pelo resgate histórico produzido pelo jornalista e publicado pela equipe do jornal na edição do dia 20 de outubro.

Conforme o chefe do Executivo, a homenagem faz jus ao trabalho de pesquisa realizado por Claudio Froemming, que buscou a fundo descobrir a verdadeira história da colonização de Vale Verde, que é predominantemente germânica e portuguesa. 'Até o momento o único material que temos e que também faz um apanhado da história do município está num documentário em vídeo, o qual foi contratado pela Prefeitura. A diferença é que este trabalho publicado pela Folha do Mate não teve custo algum aos cofres públicos e é um levantamento da nossa história contada no impresso, e que servirá de pesquisa para as escolas, bibliotecas e população em geral', destacou o prefeito.

O vice-prefeito Roque Eisermann elogiou a qualidade do material abordado e disse que foi muito importante valorizar a história de Monte Alegre. 'Tudo começou por esta localidade a qual se emancipou juntamente com Vila Mellos de General Câmara, nascendo assim Vale Verde. E como essa história tem mais de 250 anos foi realmente importante resgatar e eternizar essas informações para que não se percam', afirmou Eisermann.

O repórter Claudio Froemming explicou que fez o caderno especial de 16 páginas por entender que faltava um material escrito que contasse a história do município de forma mais completa, simples e objetiva, para que todos entendessem de onde vieram, como foi o início da colonização e quais as principais heranças deixadas.

'Agora Vale Verde tem sua história recuperada e impressa no papel à disposição de todos que precisarem ou quiserem entender as origens luso-germânicas e a participação dos afrodescendentes na formação do município. Agradeço a colaboração de João Pereira Guahyba Neto, de Josinei Ricardo de Azeredo e de Ana Lúcia Kist, bem como a todos os comerciantes e empreendedores que anunciaram e apoiaram nosso caderno. Também agradeço imensamente à Prefeitura de Vale Verde, pelo reconhecimento do meu esforço, em deixar este material de forma gratuita a todos os vale-verdenses', afirmou Froemming.

O diretor da Folha do Mate Ricardo Silberschlag agradeceu ao prefeito Carlos Gustavo Schuch e ao vice-prefeito Roque Eisermann pelo reconhecimento e reafirmou o comprometimento do jornal com a divulgação do município de Vale Verde e região. 'Publicar cadernos especiais que resgatam a história dos municípios bem como suas riquezas e potencialidades, tem sido uma constante em nossa empresa, e é uma de nossas metas, pois temos como objetivo auxiliar no desenvolvimento e construção das comunidades', disse Silberschlag.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e foto: Claudio Froemming

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||