Indignação 'estampada' na cara

Publicado em 16/05/2019 às 10h46

Alunos pintaram o rosto com o nome do institutoO anúncio de cortes em repasses foi o principal motivador do dia de Greve Nacional da Educação, que aconteceu nesta quarta-feira, 15, em todo país. Em Venâncio Aires, que mantém um campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), além do protesto ao Ministério da Educação, o que também se viu na Travessa São Sebastião Mártir foi um ato em prol da educação básica e pública.

Educação essa que foi a base de Janice Thaís Machado e Fernanda Noll, ambas de 17 anos e estudantes do 3º ano do curso de Informática do IFSul. Janice fez o ensino fundamental na Escola Municipal Coronel Thomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim, de onde é natural. Já Fernanda estudava na Escola Estadual Cônego Albino Juchem antes de ir para o IF.

Para as jovens, que pintaram o rosto com o símbolo da instituição, foi uma forma de chamar atenção e mostrar preocupação com o futuro da educação pública. 'A revolta é com o que pode acontecer. Por esses possíveis cortes injustos e que podem fechar portas', apontou Janice.

'Nós já estamos dentro, vamos nos formar ano que vem. Mas e tantos outros que têm o sonho de fazer um curso no IF ou qualquer instituição pública? Será que terão oportunidade? Nem todo mundo é rico e tem condição de pagar pelo estudo', afirmou Fernanda.

A indignação das jovens foi a tônica dos demais discursos. Para o professor Adilsom Eskelsen, o momento é para pensar e questionar. 'Há cortes no ensino básico também. Precisamos pensar no que queremos e contribuir com o que vai ficar. Não podemos abrir mão dos nossos direitos.' O professor destacou ainda que investimento não pode ser confundido com gasto. 'Existe dinheiro no Brasil, mas precisa ser bem investido e se conhecer a realidade. Eu duvido que o senhor Weintraub [ministro da Educação] tenha visitado alguma escola desde que está no governo', disparou.

Além de alunos e servidores do IFSul, participaram professores de escolas estaduais e representantes do 18º núcleo do CPERS/Sindicato.

 

DOMINGO

A mobilização de ontem seguirá no próximo domingo, 19, com a 1ª Mostra de Produção do IF Nas ruas da Cidade. Com o tema 'IF: nosso mundo também é seu', a proposta dos estudantes é mostrar a importância das atividades desenvolvidas no instituto. A mostra ocorre das 13h às 18h, na Travessa São Sebastião Mártir.

 

Aulas

Para esta quinta-feira, 16, as aulas serão retomadas normalmente no IFSul, assim como nas duas maiores escolas estaduais de Venâncio Aires: Cônego Albino Juchem e Monte das Tabocas, que aderiram ao movimento. Enquanto o CAJ não teve aula durante o dia todo, o Monte liberou os alunos após o intervalo da tarde.

 

Ministro 'se explica' na Câmara

Nos últimos dias, a imprensa de todo país destacou que os cortes nos repasses do Ministério da Educação para institutos e universidades federais chegariam a 30%. Mas, nesta semana, o MEC divulgou nota informando que o corte é de apenas 3,4%.

Em meio aos recuos e protestos, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, compareceu ontem na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos. No último dia, 7, após o anúncio do contingenciamento de 30% nas verbas discricionárias de universidades e institutos federais, o ministro afirmou que 'todo mundo no País está apertando o cinto' para justificar os bloqueios que, segundo ele, podem ser revertidos após a aprovação da reforma da Previdência.

Na Câmara, Weintraub disse estar cumprindo a lei, em referência à Lei de Responsabilidade Fiscal, e que o contingenciamento não foi feito pelo governo Bolsonaro, mas sim nos governos Dilma e Temer. 'Não estou querendo diminuir o ensino superior. Ao que a gente se propõe? Cumprir o plano de governo que foi apresentado. Prioridade é ensino básico, fundamental, técnico', afirmou.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Débora Kist 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||