Integração para garantir a infraestrutura nos bairros

Publicado em 03/08/2018 às 16h57

MOBILIZAÇÃO Primeira ação programada é limpeza e revitalização de espaço com acúmulo de lixo no bairro BattistiAdministração Municipal e moradores do Battisti estão trabalhando em conjunto para a execução de diversas melhorias no bairro. A ação faz parte de uma iniciativa idealizada pela Secretaria de Cultura e Esportes que deve contemplar também outros bairros da Capital Nacional do Chimarrão. As atividades serão desenvolvidas com o intuito de revitalizar as áreas verdes e preservar os espaços públicos.

A primeira ação será realizada a partir da semana que vem, quando será feita a limpeza do espaço com grande acúmulo de lixo no Battisti. De acordo com o assessor da Secretaria de Cultura e Esportes, Henrique Silva, o trabalho é feito em conjunto com as outras secretarias municipais. 'A intenção é centralizar as demandas e ter o apoio de todos os setores no desenvolvimento das atividades', destaca.

Para o dia 11 de agosto, um sábado, está programada uma ação em conjunto com os moradores. Será feito o cercamento do local onde há lixo acumulado e, também, o plantio de mudas de árvores. A mão de obra será toda dos moradores e das equipes das secretarias. 'Quando a comunidade participa do processo, a tendência é que continuem cuidando e dando valor ao que foi feito', afirma Silva.

 

MOTO SOM
Durante a semana, a 'convocação' para que a população participe da ação será feita por uma moto som. A intenção é que, mais do que participar das atividades, seja feito um trabalho de conscientização para que o problema não volte a ocorrer. Silva destaca que o papel dos moradores será, também, de fiscalizar para que o lixo não volte a se acumular no local. 'Estamos pensando em soluções concretas para o término no problema, e o papel dos moradores neste processo é muito importante', diz.

 

Município aposta na interlocução

A iniciativa é liderada por Djalma da Silva, que atua há três semanas junto à Prefeitura. Ele desenvolve o trabalho de interlocutor, que faz o contato da Prefeitura com os moradores dos bairros. Henrique Silva afirma que a atuação de Djalma se destaca por ele já conhecer os bairros e ser atuante na comunidade em que vive. 'Os próprios moradores conhecem as necessidades do seu bairro, por isso precisamos do apoio deles para, mais do que desenvolver as atividades, fazer um trabalho de conscientização', afirma Djalma.

Djalma diz que o Battisti foi o primeiro contemplado com a iniciativa por ser um dos maiores e mais antigos do município. Diversos pedidos já tinham sido feitos pelos moradores para resolver o problema do lixão, principalmente. O primeiro passo foi a formação de uma comissão de moradores. A partir desse grupo, foram realizados encontros para o mapeamento das prioridades do bairro. Da mesma forma, o trabalho deve ser feito em outras comunidades. No Coronel Brito, por exemplo, já foi formada a comissão de moradores, que está tratando sobre as melhorias que podem ser feitas.

 

ÁREAS ATENDIDAS
1 Área do lixão: localizada no final da rua 3, no loteamento Novo Horizonte. Será feita limpeza, cercamento e plantio de mudas de árvores no local.
2 Área de lazer: será montada uma pracinha no local e haverá colocação de bancos e plantas.
3 CRAS: Serão promovidos encontros, oficinas e demais atividades visando a conscientização dos moradores sobre o descarte de lixo indevido.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Cassiane Rodrigues 
Foto: Arquivo Pessoal 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||