Iracema Schubert: a Rainha da Melhor Idade de Venâncio

Publicado em 02/06/2018 às 17h59

O chimarrão faz parte da rotina diária de Iracema Com o chimarrão na mão, Iracema Schubert, 60 anos, aguardava a Reportagem da Folha do Mate na manhã de ontem. A bebida típica dos gaúchos e pela qual os venâncio-airenses têm um carinho especial, é uma das prediletas da aposentada que, por dois anos representará Venâncio Aires como a Rainha da Melhor Idade. O título foi conquistado no dia 19 de maio, quando Iracema representou o grupo Fazendo Vida Feliz, do bairro Santa Tecla, no concurso organizado pelo Gabinete da Primeira-Dama.

Moradora do bairro Santa Tecla, Iracema conta que passou a infância e a adolescência em Vila Deodoro, no interior de Venâncio, onde hoje ainda tem familiares morando. Com 21 anos se casou e aos 23 mudou-se para a rua General Osório, onde vive até a hoje. Tem dois filhos, Alexandro e Rodrigo, duas noras, um neto de 7 anos e outro, que ainda não sabem o sexo, a caminho. 

A vida sempre foi dedicada ao trabalho. Quando morava no terceiro distrito de Venâncio, já auxiliava a família nos afazeres da lavoura. 'Nós vinhamos da escola e podíamos brincar um pouco, para depois ir ajudar na roça', recorda. Depois, quando já morava na cidade, se dedicava aos afazeres da casa e ao trabalho como safreira. 

Há nove anos, quando o marido faleceu, Iracema, já aposentada, decidiu parar de trabalhar, pois precisava cuidar do irmão, três anos mais velho, que é surdo e mudo, e mora com ela desde que a mãe faleceu há cerca de 15 anos. 'Antes, quando meu marido era vivo, ele tinha uma eletrônica e então cuidava dele', explica. 

Hoje, Iracema aproveita o tempo com os afazeres da casa, com a realização de exercícios físicos e participando do grupo da melhor idade Fazendo Vida Feliz, do qual é integrante há cinco anos. Entre as atividades que mais gosta de realizar, viajar aparece logo no topo. Por esse motivo ela já participou de várias excursões que lhes possibilitaram conhecer estados como Maceió, Goiás, Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. 'Eu também pretendo conhecer Punta Cana', projeta. 

Morar no bairro Santa Tecla para ela é muito bom, mas Iracema ainda gostaria que o local tivesse um caminhódromo. Isso porque ela gosta muito de caminhar e acha que assim seria mais seguro realizar essa atividade física. Sobre Venâncio Aires, quando questionada no concurso, ela disse que o que mais gosta da Capital do Chimarrão são as 'belezas naturais e a cultura rica e diversificada, que tem o chimarrão como símbolo da amizade e integração.' 

 

O TÍTULO 

A vontade de ser da Rainha da Melhor Idade não surgiu neste ano. Desde o último concurso Iracema aguardava a chance de participar, mas precisava, primeiro, completar os 60 anos, idade mínima exigida para poder se candidatar ao título. As seis décadas chegaram em janeiro e foram comemoradas com festa, na presença de familiares e amigos. 

Para Iracema, o grupo da melhor idade é muito importante, pois é um espaço para fazer amizades e para se divertir, valorizando e usufruindo desta fase da vida. 'Eu gosto muito porque nós vamos na festa e nos divertimos. Isso eu acho muito bonito', destaca. A aposentada relata que ser Rainha da Melhor Idade não tem explicação. 'Me sinto orgulhosa e feliz. Quando anunciaram meu nome, respirei fundo para não me emocionar', relembra, ao mencionar que até hoje ainda recebe o carinho das pessoas que a parabenizam por ter conquistado o título. 

No dia do desfile, como lembra o companheiro de Iracema, Heitor Wachholtz, conhecido como Tuti, a torcida foi sensacional e apoiou muito ela. 'O grupo estava em peso', lembra. 'Minha família também estava lá torcendo por mim', complementa a Rainha da Melhor Idade.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Taís Fortes

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||