Jornalistas e guias turísticos passam dois dias em Venâncio

Publicado em 12/02/2019 às 11h30

Grupo visitou pontos da cidade e interior de Venâncio AiresDurante dois dias, um grupo formado por guias turísticos e jornalistas conheceu os principais atrativos de Venâncio Aires. A comitiva formada por 13 pessoas era, em sua maioria, da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os profissionais vieram até a Capital do Chimarrão participar do evento Viagem de Estudos (Viest) e conhecer em detalhes os atrativos da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim).

Segundo a guia de turismo e organizadora do evento no município, Sônia Lang, toda a programação foi desenvolvida com sucesso. Ainda de acordo com ela, as avaliações iniciais dos participantes foram as mais positivas possíveis. 'Todos os profissionais ganharam planilhas para avaliarem em detalhes os pontos visitados. A partir disso poderemos melhorar questões como atendimento, por exemplo', cita.

A coordenadora do Departamento de Turismo, Angélica Diefenthäler, destaca que isso permite qualificar os atrativos locais, além de fomentar a atração de visitantes de diversas cidades do estado. Durante a 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorre de 1º a 5 e 9 a 12 de maio, a intenção é formar grupos para que os turistas façam o passeio pelos locais visitados e participem da festa. 

Essa foi a 13ª edição do evento Viest, que é realizado mensalmente com o intuito de mapear novos destinos de viagem.

 

Venâncio Aires quer criar uma rua coberta no Centro

Como incentivo ao turismo de Venâncio Aires, a Administração Municipal prepara projeto para requerer recursos por meio do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), do Ministério do Turismo, lançado em junho do ano passado. Com uma linha de crédito de R$ 5 bilhões do Governo Federal, a iniciativa pretende financiar infraestrutura pública e privada de turismo em todo Brasil, além de ações de promoção de destinos, informação ao turista e estudos de planejamento e diagnósticos de mercado.

Com o Prodetur + Turismo, Venâncio Aires quer investir em pelo menos 20 itens ligados à infraestrutura, como renovar parte da sinalização turística, além de equipar uma das praças com letreiro gigante e remodelar o calçadão. No Centro, a intenção é alargar o Largo do Chimarrão para permitir que dois carros andem paralelamente no trecho e criar uma rua coberta. Contudo, o projeto ainda não foi finalizado. No momento, está na Central de Projetos da Prefeitura.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen, promover o turismo significa fortalecer um setor que contribui com a economia em diferentes esferas e que permite avançar em desenvolvimento. 'O turismo gera emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Esse projeto incentiva melhorias na infraestrutura e no atendimento ao turista', disse.

 

Prodetur + Turismo

A partir do Prodetur + Turismo, os municípios têm acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Cristiano Wildner 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||