“Prefeito na Rua” anuncia fim das filas na saúde

Publicado em 09/11/2017 às 08h31

A Unidade de Saúde da Santa Tecla ainda não tinha iniciado o atendimento à comunidade quando o Prefeito Giovane Wickert acompanhado do Secretário Ramon Schwengber chegaram para informar aos usuários do SUS que foi a última vez que eles precisaram dormir em frente ao Posto para marcar consulta oftalmológica.

A edição do “Prefeito Na Rua” foi especial porque na noite de ontem, 7, Venâncio Aires recebeu destaque estadual no Prêmio Gestor Público 2017 exatamente pela implantação do projeto de informatização da marcação de consultas e exames na rede pública de saúde. Denominado “Fim das Filas”, o trabalho que rendeu pela primeira vez o prêmio ao Município, acaba com a necessidade das pessoas irem para a fila presencial. A partir do início do programa, os usuários se encaminham as unidades de saúde e marcam consultas e exames a qualquer momento. O sistema da Secretaria de Saúde informa via SMS o horário, o dia, o local da consulta e /ou exame para o paciente.

Implantado em março desde ano pela atual Gestão do Município, o novo sistema de marcação de consultas e exames termina com o sofrimento de anos dos Munícipes Venâncio-airenses. Ao conversar com as pessoas na fila, Wickert ouviu histórias de moradores que há 13 anos madrugam no posto em busca de consultas e exames. Uma usuária ficou feliz com a notícia e relatou que havia sido informada do novo método, mas que não estava acreditando que não precisaria ir mais para a Unidade. “Desde 2003 passo noites na fila para conseguir consultas e exames. Não precisar mais dormir aqui e ter um atendimento bom era tudo que queria”, disse.

Uma senhora de mais de 80 anos aguardava no Posto desde as 6h para atendimento oftalmológico. A chuva e o vento desta manhã fizeram com que as mais de 50 pessoas que aguardavam a unidade abrir se abrigassem em baixo do toldo da unidade. “Vocês não precisaram mais vir na madrugada para as filas. Isso é coisa do passado a partir de hoje. Agora o atendimento é direto no balcão do Posto de Saúde referência de vocês”, afirmou Wickert.

Na unidade do Bairro Santa Tecla, todas as quartas-feiras era a mesma cena: Pessoas de todos bairros e do interior sentadas esperando para conseguir consultas oftalmológicas já que o posto é a referência nessa especialidade médica para todo o município. “Mais do que descentralizar a marcação das consultas, o sistema garante mais conforto aos usuários do SUS”, destacou o Secretário de Saúde.

O sistema garante ainda uma justiça com todos os pacientes, já que as consultas serão marcadas de forma igualitária o que não acontecia anteriormente. “As consultas sempre ficavam com pessoas que conseguiam chegar mais cedo no Posto. Os moradores do interior tinham dificuldades de chegar à unidade e acabavam nunca conseguindo fichas para atendimento devido ao problema do deslocamento. Agora isso também é página virada”, garantiu Schwengber.

A marcação das consultas ocorre, a partir de agora, de acordo com a ordem da fila, por dia e hora dos pedidos, sendo que 60% das consultas serão de pacientes prioritários como idosos, usuários portadores de encaminhamentos médicos e crianças de até seis anos. “Temos três especialistas que atendem diariamente na rede pública onde 350 atendimentos são oferecidos por mês”, destacou o Secretário.

 

Fonte: PMVA

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||