Mais de 15 mil pessoas precisam fazer recadastramento biométrico em Venâncio

Publicado em 13/10/2017 às 10h37

Quem fez o título de eleitor a partir de abril de 2013 ou solicitou a segunda via depois dessa data não precisa fazer o recadastramento biométricoO prazo final para fazer o recadastramento biométrico está quase no fim, pois se estende até o dia 31 deste mês. Dos 54.580 mil eleitores de Venâncio Aires cadastrados, 15.516 mil ainda não fizeram o processo, de acordo com o último levantamento feito, no dia 5 de outubro.

Para o chefe do Cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, o número de pessoas que ainda não fez o recadastramento é considerado alto, pois faltam poucos dias para o prazo se encerrar. Diante disso, ele sugere que as pessoas se desloquem até o Cartório Eleitoral de Venâncio o quanto antes.

O recadastramento biométrico é necessário para que os eleitores possam votar no pleito de outubro do ano que vem e também para garantir que o título de eleitor não seja cancelado. O processo envolve a coleta das impressões digitais, assinatura digital, captação de fotografia e leva cerca de dez minutos.

Quem 
precisa fazer?
Quem fez o título de eleitor a partir de abril de 2013 ou solicitou a segunda via depois dessa data não precisa fazer o recadastramento biométrico. Em caso de dúvida, basta olhar se na parte frontal do documento está escrito 'Identificação biométrica'.  Pessoas acima de 70 anos que, embora não tenham a obrigação de votar, da mesma forma precisam fazer o recadastramento, porque, caso não façam, podem perder, da mesma forma, o título de eleitor.

Para a realização do processo, o Cartório do município dividiu os eleitores por meses de acordo com o local de votação. Neste mês, eleitores que votam na Escola 11 de Maio e Comunidade Menino Jesus (Battisti) precisam fazer o recadastramento. Os demais votantes de outros locais que ainda não fizeram, podem, mesmo assim, se deslocar até o Cartório Eleitoral. Em relação aos eleitores do interior, esses não foram divididos por locais de votação, mas também devem fazer o processo.

Segundo Mosman, apenas neste ano que se soube de um prazo final para a realização do recadastramento e para estabelecer uma melhor organização do processo, que se teve a intenção de dividir os eleitores por locais de votação. De todos os meses, setembro foi o que registrou maior número de recadastramentos, o que totalizou cinco mil. Para ele, o grande número se justifica pelo fato do prazo de encerramento estar no fim: 'Infelizmente as pessoas acabam deixando sempre para última hora'.

HORÁRIO
O Cartório Eleitoral de Venâncio Aires está localizado na rua Voluntários da Pátria, prédio número 1404. O atendimento ocorre das 12h às 19h e, em qualquer caso de dúvida, o contato é 3741-1930.

COINCIDÊNCIA BIOMÉTRICA
Dados da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que, até esta segunda-feira, 25.031 títulos eleitorais estão envolvidos em casos de coincidência biométrica no Brasil. As informações foram obtidas a partir da comparação das digitais dos quase 65 milhões de eleitores já cadastrados biometricamente no país.

Segundo o chefe do Cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, em Venâncio Aires esse problema não foi registrado. De acordo com ele, o problema ocorre, porque, há muitos anos, como não havia um cadastro único, existia a possibilidade da pessoa fazer mais de um título de eleitor, quando o primeiro tinha alguma informação errada, por exemplo.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Kethlin Meurer
Foto: Letícia Wacholz

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||