MDB é o maior partido de Venâncio Aires

Publicado em 13/03/2018 às 16h47

O MDB se mantém como o maior partido de Venâncio Aires. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados em janeiro deste ano, a legenda conta com 1.605 filiados oficialmente, mais de 27% do total de integrados a alguma sigla, número que, segundo o TSE, chega a 5.917 na Capital do Chimarrão.

PDT e PTB, com 786 e 773 filiados, são segundo e terceiro colocados no ranking, respectivamente. O Progressistas, com 661 componentes, e o PT, que tem 406, completam o 'top 5' dos partidos em Venâncio Aires. Das 35 siglas registradas oficialmente no TSE, 22 estão representadas na Capital Nacional do Chimarrão.

 

HERANÇA - Para o presidente do MDB local, advogado Nilson Lehmen, o elevado número de filiados à legenda 'é uma herança que precisa ser preservada, pois representa a história e a importância deste partido na construção do município'. Ele destaca que o MDB (a sigla deixou de se chamar PMDB) tem um legado de mandatos e formação de líderes em Venâncio Aires. 'É uma análise do passado, mas que projeta o futuro', afirma.

Lehmen comenta ainda que, embora não se consiga mobilizar todas estas pessoas para as reuniões e convenções do partido, 'é interessante saber que muita gente está disposta a contribuir por saber da nossa caminhada com ética e credibilidade'. O presidente também estima que entre 60 a 70 fichas de novos filiados ainda não tenham sido lançadas no sistema do TSE, o que pode elevar ainda mais a hegemonia do MDB.

 

PDT E PTB - Presidente do PDT, Airton Artus avalia que é importante ter um bom número de filiados, no entanto pondera que 'o relevante mesmo é a participação nas atividades partidárias e militância no processo político'. Prefeito por oito anos, Artus entende que o PDT cresceu enquanto esteve no poder, porém manteve a fidelidade dos filiados quando deixou de estar na Administração. 'Estamos satisfeitos e temos nossas atividades mantidas, como a reunião mensal, que nunca parou. Temos também contato pelas redes sociais e presença nas comunidades, situações que garantem o partido sempre ativo e representado', aponta.

Já o presidente do PTB de Venâncio Aires, Celso Krämer, acredita que, na próxima atualização de dados do TSE, a sigla pode aparecer na segunda colocação em número de filiados, superando o PDT. 'Temos fichas não contabilizadas e, a não ser que o PDT esteja realizando um trabalho neste sentido, as possibilidades de crescermos e ganharmos a posição são grandes', projeta. Vice-prefeito em atividade, Krämer ressalta que o PTB é o partido com maior número de cargos eletivos - são três vereadores e ele. 'Estamos ganhando filiados a cada ano, entendemos que temos condição especial neste momento', afirma.

 

RANKING

Partido Filiados

MDB 1.605
PDT 786
PTB 733
Progressistas 661
PT 406
PSDB 340
PRB 258
PR 246
PPS 176
PSB 171
DEM 139
PCdoB 89
PSD 68
PSC 64
PSOL 47
Solidariedade 33
PHS 22
PROS 10
PRP 9
Rede 7
Novo 6
PSTU 1
Total 5.917

 

IMPORTANTE - O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda traz as siglas PMDB e PP, partidos que mudaram seus nomes para MDB e Progressistas, respectivamente. Segundo o TSE, não têm representação oficial em Venâncio Aires as legendas do PV, PSL, PMN, PTC, PSDC, Avante, Podemos, PRTB, PEN, PPL, PMB, PCB e PCO.

 

Análise relacionada às eleições de 2018

'Não devemos ter candidatos a deputado estadual no pleito deste ano. A tendência é de que Edson Brum, Beto Fantinel, Gabriel Souza e Nádia Gerhardt sejam os mais votados do MDB em Venâncio para a Assembleia Legislativa. O que estamos amadurecendo, muito em função do cenário conturbado da política nacional, é uma pré-candidatura à Câmara Federal. O governador José Ivo Sartori voltou a me cobrar para que concorra e, talvez, leve este projeto adiante. Temos o deputado federal Jones Martins, de Gravataí, que é do MDB e foi eleito com 17 mil votos'.


NILSON LEHMEN
Presidente do MDB e possível pré-candidato a deputado federal

'Minha pré-candidatura está consolidada e, a cada dia, ganha novas adesões e mais apoio. Tenho ficado muito satisfeito, especialmente, pelo fato de que muitas pessoas não filiadas a partidos e até filiados de outras legendas, têm manifestado incentivo à minha caminhada. Além disso, a receptividade tem sido muito boa nos municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari, inclusive com diretórios do PDT desde já confirmando suporte à campanha. A confiança cresce a cada dia e o trabalho também. Vamos manter o passo firme e com foco na chegada à Assembleia'.


AIRTON ARTUS
Presidente do PDT e pré-candidato a deputado estadual

'Recebi uma lista com o potencial de votos e força do PTB nos vales do Taquari e Rio Pardo. São vários prefeitos e vereadores, que certamente darão um suporte interessante para os pré-candidatos do partido. A diferença é gritante em relação ao PSDB e PDT, que anunciam pré-candidaturas para a Assembleia. Temos crescimento do partido em Venâncio e na região, além do fato que o deputado estadual Marcelo Moraes tentará uma vaga de federal, bem como outros dois petebistas que hoje estão no Palácio Farroupilha. Tenho experiência e estou indo com projeção de chegar'.


CELSO KRÄMER
Presidente do PTB e pré-candidato a deputado estadual

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||