Mostra Polo classifica 23 projetos para final regional

Publicado em 05/10/2018 às 08h54

Alunas da Escola Leontina criaram um laboratório com sucataCriatividade, pesquisa e prática nortearam o trabalho de centenas de alunos que participaram da 3ª Mostra Regional de Projetos, na última quarta-feira, 3, na escola Wolfram Metzler. O educandário sediou a Mostra Polo e recebeu estudantes de outras 16 escolas estaduais de Venâncio Aires e uma de Mato Leitão.

Em uma promoção da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através do Curso de Elaboração de Projetos e Educomunicação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), a proposta era desenvolver trabalhos relacionados à sustentabilidade, cidadania, tecnologia e inovação, educação e linguagem.

Ao todo, 60 projetos foram expostos na Wolfram e 21 de Venâncio e dois de Mato Leitão acabaram selecionados para a final regional, que ocorre em novembro, em Santa Cruz do Sul. Os finalistas da Mostra Polo de Venâncio Aires foram anunciados na tarde de ontem, após avaliação de uma equipe da 6ª CRE.

Entre as avaliadoras está a assessora pedagógica da Coordenadoria, Mariluci Trinks. Segundo ela, a avaliação passou por critérios como qualidade, relação com o tema, domínio do assunto, relatório escrito e relevância social, econômica e/ou ambiental. Mas, antes de chegar ao aluno, o objetivo era incentivar os professores. 'Com esse Curso de Elaboração de Projetos e Educomunicação, queremos incentivar o professor a utilizar a metodologia de ensino e que os alunos sejam protagonistas do conhecimento.'

A PESQUISA É O CAMINHO
Anfitriã da Mostra Polo, a escola Wolfram Metzler teve quatro projetos selecionados. Com o ensino médio integrado ao curso Técnico em Agroindústrias, a escola procura, segundo a diretora Elida Klamt, trabalhar frequentemente com projetos de pesquisa. 'Temos que pensar cada vez mais com projetos, propor que o aluno seja criativo, pesquise e busque soluções. É um método de ensino que não dá para fugir.'

A vice-diretora, Deise Hickmann, também aponta que a pesquisa é um caminho sem volta e defendeu o ensino médio profissionalizante. 'Se o professor não se adaptar a esse currículo, de motivar a pesquisa e a criatividade, a educação pública ficará para trás.'

Motivação e criatividade, aliás, não faltaram para alunas do 9º ano da Escola Leontina. Sob coordenação da professora de Ciências e Matemática, Leila Baierle, as meninas criaram materiais de laboratório com sucata. 'Não temos um laboratório na escola, então pensamos em fazer um com materiais que virariam lixo', explica a estudante Alice Uhlmann. Junto das colegas Vitória Rodrigues e Camily Santos, as três confeccionaram diversos itens, como destilador, fogareiro, ampulheta e lupa. Entre os materiais usados, madeira, arame, lâmpadas, plástico e garrafas pet. O projeto foi um dos classificados para a final regional.

FINAL EM SANTA CRUZ
A Mostra Polo de Venâncio Aires foi uma das últimas a ser realizada na região. Além da Capital Nacional do Chimarrão, sediaram mostras os municípios de Boqueirão do Leão, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Candelária, Sobradinho e Santa Cruz do Sul. Na próxima semana é a vez de Vera Cruz e Passo do Sobrado.

Os selecionados destes locais participam da final regional, que ocorre dia 6 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz. 'Cerca de 100 projetos devem participar, mas o principal não é competir, mas compartilhar conhecimento', destacou a assessora pedagógica da 6ª CRE, Mariluci Trinks.

Projetos selecionados

ANOS INICIAIS I
Experimentei e gostei - EEEM Wolfram Metzler
Cativar - EEEM Adelina Isabela Konzen
Com o jogo também se aprende - EEEF Cristiano Bencke

ANOS INICIAIS II
Leitura em ação #euleio - EEEM Crescer
Nutrindo Ideias: Escola, espaço para a promoção da saúde e conhecimento - EEEM Cônego Albino Juchem
Super Humanos em Ação - EEEM Mariante
Ler, resgatar e transformar - EEEF Professora Leontina
Cenouras, eu também quero - EEEF Léo João Frolich
Arco-íris: magia ou ciência - EEEM Monte das Tabocas

ANOS FINAIS I
Prevenção de doenças através da alimentação saudável - EEEB Poncho Verde (Mato Leitão)

ANOS FINAIS II
Consumismo sustentável: o que fazer para transformar minhas ações? - EEEM Cônego Albino Juchem
Importância da vacinação - EEEM Mariante
Materiais de laboratório com sucata - EEEF Professora Leontina
ABC lendo com você - EEEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Tributos - EEEF Cristiano Bencke

ENSINO MÉDIO
A importância da contação de história - EEEM Mariante
NFG: sua utilização evita a sonegação e beneficia a população - EEEB Poncho Verde (Mato Leitão)
Biodigestor - energia sustentável - EEEM Sebastião Jubal Junqueira

CURSO TÉCNICO
ASF Abelhas sem ferrão - EEEM Wolfram Metzler
Processamento de ovos in natura em ovos em pó - EEEM Wolfram Metzler
+ Pimenta - EEEM Wolfram Metzler

SALA DE RECURSOS
Youtubers do CAJ - EEEM Cônego Albino Juchem
Resgate dos Jogos Tradicionais - EEEF São Luiz

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Débora Kist

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||