Município está representado por 13 projetos na Mostratec

Publicado em 24/10/2018 às 14h34

Alunos da rede municipal participam, desde ontem, do evento em Novo Hamburgo

Estudantes da rede municipal de ensino e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) participam, desde ontem, da 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento, realizado nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, se estende até amanhã, e conta com a participação de 13 projetos de Venâncio Aires, entre os 755 trabalhos apresentados.

Considerada a maior feira do gênero da América Latina, a Mostratec reúne projetos de todos os estados brasileiros e de 22 países, em 13 áreas de conhecimento. A edição deste ano é considerada a maior que já ocorreu e é também a com maior participação de venâncio-airenses, com cerca de 30 alunos.

Além de nove projetos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis), classificados na VII Mostra Municipal de Trabalhos Escolares Construindo Aprendizagens, outros três projetos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foram credenciados - três pelo desempenho na VII Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) e um pela Mostra de Ciências e Tecnologia do IFSul Charqueadas (Mocitec).

Para a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, a participação de estudantes da rede municipal de ensino é motivo de orgulho e merece todo o incentivo. 'Quando os alunos vão representar o município em feiras, dão visibilidade à educação de Venâncio Aires, mostrando que aqui existe uma proposta de trabalho de pesquisa e de promoção da educação.'

Ela observa que, mais do que uma meta da secretaria, o incentivo à participação em eventos, inclusive, fora do país, é uma visão de toda a Administração Municipal. 'Esse também é um entendimento do prefeito, de que educação é um investimento. Por isso conseguimos viabilizar essas viagens', argumenta.

O diretor do IFSul, Cristian Oliveira da Conceição, comemora que, pela primeira vez, um projeto de Proeja, de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), represente o campus na Mostratec. 'Alguns alunos já participaram em outras edições, mas é a primeira vez que participamos com um projeto do Proeja', destaca.

 

Projetos

Educação infantil
- O mundo secreto das formigas (Emei Yolita da Cruz Portella)
- Sua escova de dentes gastou. O que fazer com ela? (Emef Deolindo Pereira da Costa)

Ensino fundamental

- Conscientização fiscal: um caminho para a cidadania (Emef José Duarte de Macedo)
- O uso consciente das sacolas plásticas (Emef Dom Pedro II)
- Urtiga comum: vilã ou aliada? (Emef São Pedro)
- De micro ao macro: elucidando modelos atômicos através de atividades experimentais (Emef Benno Breunig)
- A magia dos contos (Emef Professora Odila Rosa Scherer)
- Chuá! Chuá! Chove chuva para a vida continuar (Emef Benno Breunig)
- Zona rural e zona urbana, duas realidades interligadas (Emef Otto Gustavo Daniel Brands)

Ensino médio

- Nugif: Núcleos de gamificação do IFSul campus Venâncio Aires (IFSul)
- O empoderamento feminino através da música (IFSul)
- Sustentabilidade, consumo consciente e Feirão de Trocas: uma aplicação com discentes do Proeja (IFSul)
- Análise dos impactos sociais gerados pela inclusão digital de pessoas de terceira idade: o caso do projeto Informática na Melhor Idade (IFSul)

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Juliana Bencke 
Foto: Divulgação / Divulgação

 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||