Município nomeará 70 servidores para educação até janeiro de 2018

Publicado em 22/11/2017 às 10h09

A nomeação de cerca de 70 profissionais, até o início do próximo ano, deve aliviar a demanda de servidores da rede municipal de educação, em especial, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Com a contratação, servidores concursados vão substituir estagiários, contratos temporários e profissionais que vão se aposentar.

De acordo com a chefe do setor de Recursos Humanos (RH) da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Luiza Haas Büchner, até o início de dezembro, devem ser nomeados 25 professores de educação infantil, aprovados no concurso público realizado em julho. O cargo foi o mais procurado no processo seletivo, com 726 inscritos. 

A maior parte das contratações, no entanto, ocorrerá no fim de dezembro ou em janeiro de 2018 e incluirá 25 monitores de educação infantil aprovados para cadastro de reserva, no concurso 127/2015. Atualmente, 50 estagiários ocupam vagas de monitor infantil - profissional que desenvolve atividades de recreação e trabalhos educacionais com as crianças, auxilia na alimentação e higiene pessoal dos alunos. 

''Vamos seguir com estagiários, mas, com as nomeações, conseguiremos ter mais profissionais de carreira nas escolas", Márcia Luiza Haas Büchner, chefe do setor de RH da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Márcia, uma série de fatores exigiu a contratação de um número elevado de estagiários, neste ano. Ao todo, são mais de cem estudantes de ensino médio ou superior que atuam na rede municipal de ensino, sendo 62 em Emeis.

"Aumentou a demanda na educação infantil, nos últimos anos, e ao mesmo tempo não teve mais concurso para atendente de educação infantil, que é um cargo em extinção. Precisamos nomear monitores para substituir os profissionais que estão se aposentando e reduzir o número de estagiários", explica. 

Outro aspecto destacado por Márcia é o fato de que haviam terminado as vagas de monitor de educação infantil previstas em lei. Dessa forma, foi elaborado projeto com a criação de 80 novas vagas, para que o Município possa nomear mais profissionais para o cargo, ao longo dos próximos anos.

Fique por dentro
- 846 é o número de profissionais ligados à Secretaria Municipal de Educação, de um total de 1,4 mil servidores da Prefeitura. A estimativa da pasta é de que, no ano que vem, o número de profissionais da Educação chegue a mil;
- Até dezembro, serão nomeados 25 professores de educação infantil, do concurso de julho;
- Até o início de janeiro devem ser nomeados 25 monitores de educação infantil, dois secretários de escola, um professor de Educação Física, dois supervisores escolares e até dois agentes escolares, ambos do concurso de 2015. Além disso, serão contratados 15 professores de anos iniciais do ensino fundamental, do concurso realizado em julho deste ano;
- Em janeiro também devem ser nomeados dois professores de Inglês para anos finais do ensino fundamental, aprovados em um processo seletivo simplificado;
- Seguindo orientação do Tribunal de Contas, a partir do próximo ano, a contratação dos estagiários será realizada por meio de processo seletivo simplificado, em parceria com a empresa Eccos Estágios;
- A nomeação de profissionais da educação infantil visa suprir uma demanda já existente no município e não inclui os servidores necessários para iniciar o atendimento na Emei Brands, que deve começar a atender em 2018.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Juliana Bencke

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||