Produtor resgata a tradição das sementes crioulas

Publicado em 17/05/2018 às 13h27

Gilnei Kreibich (e) recebeu o incentivo do técnico agrícola Alexandre KreibichA favor de uma agricultura livre de agrotóxicos e diminuição do uso de sementes geneticamente modificadas e híbridas, e contando com o apoio e incentivo do técnico agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alexandre Kreibich, há cinco safras, o agricultor familiar e morador de Linha Maria Madalena, Gilnei Kreibich, começou a investir na produção de sementes crioulas de algumas culturas, de modo específico, milho de diversas variedades. Ele calcula que nesta safra plantou em torno de dois hectares, onde uma parte ensilou e o restante vai colher em forma de grão seco, que servirá tanto para alimentação da família - pão e outros usos, e para trato dos animais.

Kreibich conta que nunca calculou uma média do quanto colhe por hectare, porém, tendo por base o número de plantas e a quantia de grãos por espiga, ele acredita que o rendimento será de 80 sacos por hectare. O rendimento é bem inferior às variedades híbridas e geneticamente modificadas, porém, o sistema de plantio também é diferente, pois é totalmente manual e não utiliza defensivos agrícolas e a adubação é essencialmente orgânica. 'Gosto de plantar estas variedades porque, quando abro uma espiga, se destacam as cores vivas dos grãos, bem diferente das outras variedades, que têm uma coloração mais pálida', refere.

Além do milho, Kreibich planta outras culturas crioulas como abóbora, melancia de porco, hortaliças e batatinha. E, antes de investir nas crioulas, plantava em média, cinco sacos de sementes das demais variedades de milho e hoje, planta somente um.

 

ENCONTRO

Kreibich será um dos palestrantes do 3º Encontro Regional de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas, que ocorrerá hoje, a partir das 8h30min, no Parque Municipal do Chimarrão e será a primeira atração da Agrofeira 2018, que transcorrerá até o domingo, 20. Kreibich vai falar sobre a realidade de sua propriedade, que é familiar, e dos custos de produção, comparando as sementes crioulas com as híbridas e modificadas geneticamente.

O encontro reunirá produtores oriundos dos municípios onde a Emater/RS-Ascar desenvolve este trabalho sendo eles: Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Vera Cruz e Venâncio Aires. O evento é de caráter regional e ocorre anualmente de forma rotativa entre os municípios participantes, com o intuito de promover o desenvolvimento e a troca de experiências sobre a temática.

 

Realizadores

O encontro é uma realização da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Venâncio Aires por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) e conta com o apoio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) de Santa Cruz do Sul, Escolas da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e de Vale do Sol (Efasol), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural, Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Fundação Gaia e Sicredi.

 

Programação

8h30min - Recepção com café da manhã solidário
9h - Mística
9h15min - Abertura
9h40min - Informações sobre guardiões de sementes de milho crioulo na região - Emater/RS-Ascar
10h10min - Relato de experiência e um resultado de Venâncio Aires - Emater/RS-Ascar
10h30min - A nova lei de acesso ao patrimônio genético e os direitos dos agricultores e agricultoras - Renato Barcelos
11h30min - Apresentação de resultados de diferentes dosagens de adubação orgânica em milho e feijão crioulos - Efasc
11h45min - A importância do Fundo Municipal para o Desenvolvimento das Agroindústrias de Venâncio Aires - Emater/RS-Ascar
12h - Almoço 
13h30min - Dinâmica de troca e comercialização de sementes, mudas, artesanato e produtos agroindustriais
15h30min - Enceramento

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Edemar Etges 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||