Programa Crescer Legal e Efasc profissionalizam os jovens rurais

Publicado em 26/07/2018 às 16h28

Projeto Crescer Legal envolve 11 alunos na Emef Dom Pedro II de Linha HanselOferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. É a meta do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente - Gestão Rural por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A iniciativa do Instituto Crescer Legal está sendo realizada em sete municípios gaúchos em 2018. São eles: Candelária, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz, Boqueirão do Leão e Sinimbu.

Em Venâncio Aires, o curso está sendo realizado com a parceria da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, de Linha Hansel. A educadora de referência da turma é Graziele Silveira Pinton.
'Acreditamos que os jovens precisam se preparar para desenvolver um trabalho diferente no meio rural. Eles precisam enxergar o campo com um olhar diferente, ver como eles podem ser os agentes de transformação do meio em que vivem, gerando renda e buscando o desenvolvimento da comunidade onde residem.', frisa Nádia Fengler Solf, coordenadora do Instituto Crescer Legal.
Além de agricultores, salienta Nádia, eles precisam se enxergar como líderes e a partir disso, eles podem enxergar a capacidade de melhorar a realidade do meio onde vivem e se preparando para o trabalho.

FAMÍLIA AGRÍCOLA

Localizada junto ao Seminário São João Batista em Linha Santa Cruz, Santa Cruz o Sul, a Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), tem como um dos focos, qualificar os jovens rurais para também fazer a sucessão rural e valorizar a cultura que tem no campo e os conhecimentos existentes lá. 'Se percebe que os jovens saem do campo e não têm noção e ciência do que está ficando para trás quando se conhece a realidade e o meio onde se vive, a comunidade e a história deste espaço', frisa o diretor executivo da Associação Gaúcha Pró-Escolas das Famílias Agrícolas (Agefa) e mantenedora da Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) Adair Pozzebon. 'Outra questão que se busca, além de valorizar o que existe lá, é vincular o processo formativo com a educação que tenha sentido na vida.'

'Antes de ter a idade para trabalharem, eles precisam se preparar e aproveitar a adolescência para assumirem como agricultores assim que completam os 18 anos'.
NÁDIA FENGLER SOLF
Coordenadora do Instituto Crescer Legal.

Números

7
é o número de alunos de Venâncio Aires que atualmente estudam na Efasc.

11
é o número de municípios que contribuem com alunos para a Efasc. São eles: Santa Cruz do Sul, 
Sinimbu, Boqueirão do Leão, Vera Cruz, Passo do Sobrado, Rio Pardo, General Câmara, Venâncio Aires, Gramado Xavier, Herveiras e Vale Verde.

87
é o número de jovens que estão no Ensino Médio.

213
é o total de alunos egressos da Efasc.

11
é o número de alunos que participam do curso na Emef Dom Pedro II de Linha Hansel.

Mais de 120
é o total de jovens aprendizes rurais que participam do curso nos sete municípios de atuação do programa.

84 
em 2017, o programa formou este total de jovens em Candelária, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Aprendizes Turma 11 - Venâncio Aires

Nome - Localidade

Aline Frey - Linha Hansel
Diego Henrique Oliveira - Linha Bem Feita
Júlia Gabrieli Bressler - Linha Tangerinas
Letícia dos Santos Vedoy - Linha Bem Feita
Lucas Silva Overbeck - Linha Bem Feita
Raquel Aline Gregory - Linha Tangerinas
Raylson Jefferson da Silva Machado - Linha Bela Vista
Rayssa Roberta da Silva Vieira - Bairro Gressler
Roberto José de Borba - Linha Hansel
Sandro Fernandes Bechert - Linha Tangerinas
Vitória Colbeich Goulart - Linha Bem Feita

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Edemar Etges
Foto: Divulgação / Divulgação

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||