Programa de assistência gratuita a animais chega hoje aos bairros Battisti e Coronel Brito

Publicado em 07/06/2018 às 13h27

Jacson Closs  atualizou a medicação dos dois cachorros da famíliaA programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que teve início na última segunda-feira prossegue hoje com atividades descentralizadas. Uma delas está relacionada ao segundo dia da iniciativa-piloto Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis. A ação transcorre nesta manhã na Comunidade Católica Menino Jesus, do bairro Battisti, e à tarde na Comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito. A medicação é toda gratuita e aplicada por profissionais da Administração Municipal.

Ontem as atividades estiveram concentrada nos bairros Brands e Macedo. Dois dos 75 animais que receberam na quarta-feira o tratamento antiparasitário pertencem a Jacson Closs, 26 anos, morador do bairro Brands. 'É um momento importante para atualizar os tratamentos', resume. Dos 75 Pets atendidos, apenas 10% eram gatos.

Os moradores que não puderem comparecer no dia e turno determinado para o seu bairro, poderão procurar a equipe nos demais bairros, que serão atendidos normalmente. O coordenador da Vigilância Sanitária, o médico veterinário Everton Notti, informa que podem ser necessárias até quatro aplicações, uma por semana, para que se consiga controlar todas as pragas.

A equipe de profissionais é formada por quatro servidores ligados as secretarias da Saúde e de Meio Ambiente.

 

PERIODICIDADE DO PROGRAMA

A previsão é de que o programa ocorra a cada seis meses. A proposta foi construída pelo Executivo Municipal, Organização Não-Governamental Amigo Bicho e Conselho Municipal de Proteção Animal. Os primeiros bairros atendidos pelo programa foram definidos a partir de diagnóstico realizado por agentes de saúde, que apontaram alta incidência de parasitas nos animais nos primeiros bairros selecionados.

 

BANCO DE DADOS

A partir do Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis todos os animais são pesados e coletadas informações pertinentes para criação de banco de dados que servirá implementar um segundo programa municipal, o de esterilização cirúrgica de cadelas e gatas, bem como, realiza a microchipagem destes animais. Nessa atividade serão aplicados até R$ 32 mil. Depois de implementado, pessoas interessadas em receber esse serviço deverão realizar solicitação por protocolo.

 

TRATAMENTOS OFERECIDOS

O tratamento antiparasitário para cães e gatos previne e controla vermes, pulgas, carrapatos, piolhos, bernes, bicheiras e ácaros de sarnas.

 

Mostra de Cinema Ambiental é hoje, na Câmara de Vereadores

Ainda dentro da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, ocorre no turno da manhã, às 8h30min, e da tarde, às 14h, a Mostra de Cinema Ambiental na Câmara da Vereadores. Na oportunidade serão exibidos os filmes 'O Menino e o Mundo' e 'Wall-E'.

Durante a tarde, às 14h, ainda ocorre a Exposição Dialogada sobre resíduos sólidos na Escola Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas. O público-alvo desta atividade é formado por alunos e professores.

A semana especial teve início na última segunda-feira com a posse dos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). Ela prossegue até sábado, 9, com realização das 9h às 16h a Ecofeira, junto à rua General Osório, nos fundos da Prefeitura.

 
Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Cristiano Wildner

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||