Quatro anos de cuidados com o ‘sonho de presente’

Publicado em 15/10/2018 às 08h48

Hoje, Rafael, Mateus, Júlia e Gabriel ainda se revezam para cuidar do presenteNa edição do dia 26 de agosto de 2014, a Folha do Mate publicou, neste mesmo espaço, uma reportagem com os Quadrigêmeos Brandenburg. Na época, a notícia era de que eles tinham ganhado um presente, a qual deram o nome de "Sonho".

 O leiloeiro Fábio Crespo foi quem mandou o cavalo para os irmãos, após tomar conhecimento sobre o sonho dos irmãos em ter o animal. Passados quatro anos, a reportagem entrou em contato com a família para saber o que mudou de lá pra cá. Em 2014, os irmãos Júlia, Gabriel, Rafael e Mateus se dividiam, cada dia um tinha prioridade para cavalgar mais tempo. Segundo Júlia Brandenburg, 14 anos, agora eles também se dividem para os cuidados com o animal. 'Temos só ele ainda, pois é melhor cuidar bem de um só e revezar para andar do que ter mais e não conseguir cuidar', comenta.

Quando ganharam o presente, a mãe dos quadrigêmeos, Cirlene Brandenburg, disse que o cavalo seria também um aprendizado para os irmãos, para que aprendessem a dividir. 
Júlia afirma que os gastos financeiros são grandes para manter o animal. Cada vez que fica doente, tem que estar preparado para poder custear o tratamento necessário. 'Desde que ganhamos o "Sonho" temos um novo passatempo, nos dividimos para andar e cuidar dele', diz.

Os irmãos, hoje com 14 anos, são estudantes do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Pedro Beno Bohn. Além disso, participam da Invernada Juvenil do CTG Erva Mate.

Cuidados necessários para manter um cavalo

1. Para cuidar corretamente de um cavalo, é necessário realizar uma série de tarefas de limpeza e de manutenção que vão garantir o máximo conforto e bem-estar do animal. O cavaleiro precisa de aprender a alimentar, a abrigar, a limpar e a tratar do seu puro-sangue para que ele se sinta sempre protegido e em casa.

2. Todos os cavalos precisam de uma alimentação adequada e variada de acordo com a sua raça, idade e atividade. Para que tal não aconteça, o cavalo deverá seguir uma dieta simples e equilibrada. O feno, a mistura de grãos, os sais, os minerais e a aveia limpa são ótimos ingredientes para a alimentação de um cavalo e podem reduzir o aparecimento de cólicas.

3. A limpeza do cavalo é um dos cuidados principais que um cavaleiro deve ter com o seu animal. Ela deve ser efetuada antes e depois de montar a cavalo e num local bem iluminado. Ao fazê-lo, o animal sentir-se-á mais acarinhado e protegido e isso vai aprofundar a relação de confiança entre o cavaleiro e o cavalo. Também é de realçar que uma limpeza diária é uma boa forma de verificar a condição do pelo e cascos do seu cavalo.

4. Para que o cavalo tenha sempre um pelo brilhante, é aconselhável que ele seja escovado antes e depois de cada cavalgada. Ao fazê-lo, estará a limpar a sujidade do animal (lama e suor), a massajar o seu corpo, a libertar a tensão dos seus músculos e a ativar a sua circulação sanguínea.

5. Os cascos do cavalo devem ser aparados e limpados a cada seis semanas. Este é um trabalho que deve ser feito por um ferreiro especializado, de forma a não magoar o animal. No caso de o cavalo usar ferraduras, estas também precisam de ser removidas num período de seis semanas para verificar se os cascos precisam de ser aparados.

6. Os cavalos são animais de alto porte que precisam de ser desparasitados 4 a 6 vezes por ano. Contudo, este tratamento depende da utilização que é dada ao cavalo, do seu local de descanso, da sua alimentação e do contacto que ele mantém com os outros animais. Por outro lado, também é de destacar que todos os cavalos precisam de ser vacinados pelo menos uma vez por ano durante a estação da primavera. Para saber qual é a vacina mais apropriada para um cavalo, é preciso informar-se junto de um veterinário, pois a idade, a raça, a resistência, a época do ano e a saúde geral do animal são critérios que exercem influência sobre as doenças infecciosas que possam estar a afetar o animal. 

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Cassiane Rodrigues

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||