Rodeio Crioulo do CTG Erva-Mate inova na 49ª edição estadual

Publicado em 14/05/2016 às 10h51

André Kroth, Enquanto a voz do narrador ecoa pelo Parque Municipal do Chimarrão, laçadores continuam a chegar para participar do 49º Rodeio Crioulo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate. Evento que começou na quinta-feira, segue neste sábado e domingo, integrando a programação da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 30 Anos).

A entidade que completou 48 anos de fundação, na sexta-feira, 13, ultrapassa a sua história, de registro oficial, na realização de rodeios. Na edição 49, uma das novidades do evento foi a realização do Crioulaço, em parceria com o Núcleo Regional de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Segundo o patrão do CTG Erva-Mate, André Kroth, a parceria com o Núcleo é um grande valor que se agrega ao evento. Na mesma data, também ocorreu a Taça Erva-Mate, 48 anos, que até o fechamento desta edição ainda não tinham encerrado as disputas.

 

Classificatória
O Crioulaço, nesta etapa classifica a melhor dupla para a final nacional que se realiza no próximo ano, segundo o técnico da ABCCC, Fernando Gravina. Ele acompanha de perto as provas juntamente com o vice-presidente do Núcleo Regional Miltom Carvalho, destaca que existem exigências para habilitar a participação do animal na prova, como por exemplo a marcação da raça. A competição ocorre em Duplas e Laço Criador, modalidade esta que somente poderá ser realizada pelo próprio criador do animal, com o respectivo registro. 
Na modalidade duplas, entretanto, o participante poderá ser de qualquer entidade tradicionalista, como, o participante Dilceu Antonio de Borba, o Bergamota, que pertence ao Piquete Sinuelo de Tropa. Entretanto, a marcação do animal deve atestar ser da raça.

 

Expectativa

De acordo com a capataz social do CTG, Luana Pereira, o movimento estava intenso, na manhã desta sexta-feira. Para os organizadores, acrescenta, que a expectativa é para este sábado e domingo. Neste sábado, as provas reúnem competidores experientes, nas modalidades de Laço Patrão, Capataz, Rapaz, Veterano e Vaqueano, a partir das 8h, seguidas pelo Laço Equipes. 
Na parte da tarde, o Laço Municipal, movimenta a pista, seguida pela disputa com as modalidades: Pai e Filho, Laço Guri e Duplas do Rodeio. Luana destaca que a o ingresso do visitante para o rodeio, poderá ser no portão junto ao Ginásio Poliesportivo. O valor é o mesmo aplicado à festa o qual dá direito a visitar os espaços da Fenachim, onde não há outro valor de ingresso.

 

Fiscalização

Fiscais estaduais agropecuários, Antonio Werner e Aline Correa, da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), e a médica veterinária Juliana Badaró, na manhã de sexta-feira, recebiam os laçadores com seus animais, e davam o passaporte para o rodeio. Para isto, eles verificavam a documentação referente aos atestados negativos de doenças equinas, como a do mormo e de anemia, bem como a vacina da influenza. A guia de transporte animal (GTA), também se constitui documento, obrigatório para o ingresso no local das competições e ou acampamentos.

No local, os animais recebem a marcação, específica do rodeio, com cores que levam em conta a pelagem do animal, sem contra indicação, afirmam os profissionais da saúde animal.Este procedimento ocorrerá durante todo este sábado e também no domingo, por profissionais da área. 
Segundo Antonio Werner, a entidade tradicionalista também tem a responsabilidade de auxiliar neste controle para evitar irregularidades. Ele acompanhado pela colega Aline Correa e a médica veterinária (na marcação e primeira a esquerda), estavam atentos na checagem da documentação, nesta sexta-feira, 13, pela manhã.

 

"A fiscalização é uma responsabilidade compartilhada com a entidade"

Antonio Werner Fiscal Estadual Agropecuário

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Beatriz Colombelli

 

Categoria: Noticias - Fenachim

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||