Secretaria de Segurança Pública pode ser implementada em 2019

Publicado em 08/06/2018 às 13h42

Wickert acredita na possibilidade de implementar a nova pasta ao longo do próximo ano Criado grupo de estudos para implementar em Venâncio Aires uma nova secretaria junto a estrutura da Prefeitura. Trata-se da pasta na área da Segurança Pública, que foi uma das promessas de campanha do prefeito Wickert. No momento são visitadas cidades que já possuem a pasta, como Uruguaiana e Canoas. Nos vales do Taquari e Rio Pardo essa estrutura existe em Lajeado e Santa Cruz do Sul.

Segundo Wickert, a meta é viabilizar a nova pasta ao longo de 2019. Mas ele, ao mesmo tempo que reconhece a importância da pasta, argumenta que acompanha com atenção os gastos públicos e o comportamento da crise financeira pela qual atravessa o país.

Ele informa ainda que a nova secretaria será um instrumento importante na busca por mais recursos públicos federais e estaduais e para ampliar os programas locais. 'Vivemos em um ambiente de crise, mas estamos buscando alternativas para viabilizar o projeto', enfatiza.

Quem está a frente do grupo de estudos é o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Dário Martins, que também o mais cotado para assumir a titularidade da nova pasta. 'Trata-se de um passo importante para Venâncio, que reflete a preocupação e prioridade da administração municipal em tratar o assunto e também é sensível ao anseio da população', afirma Martins.

A pasta terá competência oficializada para propor planos e ações na busca pela à redução dos índices de violência e criminalidade, além de fortalecer vínculos com a Brigada Militar e Polícia Civil. O novo órgão será ainda o responsável por criar a Guarda Municipal.

Uma das propostas é instalar a secretaria no Parque Municipal do Chimarrão, que atualmente já abriga o Departamento Municipal de Trânsito. Atualmente Venâncio Aires possui 11 secretarias municipais, além da Procuradoria Jurídica que também possui status de pasta.

 

GUARDA MUNICIPAL

Junto com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública será implementada a guarda municipal. Existe a possibilidade de concurso público contratar até 30 profissionais. O curso de formação ficará sob responsabilidade da Prefeitura.

 

Avança projeto para contratar PM's da reserva para operarem câmeras

O sistema de câmeras de videomonitoramento, inaugurado em junho de 2012, terá pela primeira vez profissionais para atuarem, exclusivamente, na sua operacionalização. A sala funciona dentro da Brigada Militar, mas atualmente não existe efetivo para a função.

Para tanto será implementado um convênio entre Prefeitura e Secretaria Estadual de Segurança Pública para contratarem quatro policiais militares da reserva. O projeto de lei para viabilizar a parceria está está concluído, mas ainda precisa passar pelo crivo dos vereadores.

A comandante da Brigada Militar de Venâncio Aires, a capitão Michele da Silva Vargas, já explicou que "a partir de então será possível solicitar quatro vagas para militares da reserva trabalharem 24 horas no monitoramento". Esses brigadianos já estão cadastrados.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Cristiano Wildner 
Foto: Carlos Dickow

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||